CCURSOS

Ecologia urbana: construindo a cidade ecointeligente
Novo

Especialização / Pós-graduação

Cidades inteligentes são aquelas capazes de promover o equilíbrio e harmonia na convivência entre cultura cosmopolita, com todos os benefícios e facilidades de centros urbanos, a preservação do meio ambiente e o bem-estar da sociedade.
Um dos grandes desafios nesse contexto está em desenvolver soluções tecnológicas capazes de acelerar esse equilíbrio, mitigando os impactos socioambientais provocados pela velocidade em que caminham o desenvolvimento urbano e o crescimento da população.
A ecologia urbana é um campo da ecologia que visa estudar o ambiente e sistemas naturais dentro das áreas urbanas, avaliando as interações entre plantas, animais e seres humanos, tratando as cidades como parte de um ecossistema vivo.

Por que fazer Ecologia Urbana: construindo a cidade EcoInteligente na PUCPR?

A Especialização em Ecologia Urbana: construindo a cidade Ecointeligente tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades para a identificação de demandas socioambientais das cidades e o desenvolvimento de inovações e tecnologia social para mitigação de vulnerabilidades.
Dividida em dois módulos com sete disciplinas cada, a grade do curso contempla a contextualização histórica, social, conceitual e ética aplicada às cidades, estimulando no estudante a percepção sobre questões da realidade da cidade em que habita, a fim de subsidiar propostas de solução que, ao final do curso, serão apresentadas como modelos de negócios inovadores alinhado com as principais tendências mercadológicas
visando a submissão em editais de apoio com a expectativa de viabilização.

Público-alvo

Profissionais que atuam nas cidades e dependem de subsídios para inovação tecnológica e social no contexto socioambiental, sejam eles Biólogos, Médicos Veterinários, Psicólogos, Agrônomos, Arquitetos, Engenheiros, Turismólogos, Biotecnólogos e profissionais das demais áreas afins.

Mercado de atuação

O egresso da pós-graduação em Ecologia Urbana da PUCPR é um profissional capaz de identificar as demandas ambientais das cidades e, sob uma perspectiva sustentável e ética, promover inovação tecnológica e social na busca por soluções justas para todos os atores envolvidos (cidadãos, gestores, economia e natureza).

Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.

DOUTORADO

Selene Elifio Esposito

Coordenação

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasilia, com mestrado e doutorado em Ciências (Bioquímica). É professora na PUCPR desde 2000 e vinculada ao programa de Pós-graduaçào em Ciências da Saúde desde 2015. Coordena projetos de pesquisa em toxinologia com o estudo da caracterização estrutural e funcional toxinas animais, especialmente para o desenvolvimento de agentes anti-tumorais.

DOUTORADO

Marta Luciane Fischer

Coordenação

Docente da PUCPR desde 2000, é bacharel em Biologia e licenciada em Biologia e Arteeducação, é mestre e doutrora em Zoologia e pós-doutora em ecologia química. Se consolidou no estudo do comportamento de animais de interesse médico, em especial a aranha-marrom e o carmujo afrinaco. Já lecenoi inúmeras disciplinas da área da zoologia, educação e etologia para o curso de Ciências Biológicas, Psicologia, Escola de Ciências da Vida. Atualmente é doente no Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR onde coordena o grupo de pesquisa em Bioética Ambienal. Já foi coordenadora do Comitê de ética no uso de animais e editora chefe da Revista Estudos de Biologia.

DOUTORADO

Altair Rosa

Docentes

Possui graduação em engenharia ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), especialização em Engenharia de Segurança no Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2007), mestrado em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007) , doutorado Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo com período como Visiting Scholar na Virginia Tech University – EUA (2016) e Graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil (2019). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná junto aos cursos de graduação em engenharia ambiental, engenharia civil e arquitetura e urbanismo. É revisor dos vários periódicos, faz parte do banco de avaliadores do INEP/MEC. Tem experiência na área de engenharia ambiental, com ênfase em planejamento urbano e ambiental integrado, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de recursos hídricos, monitoramento da qualidade das águas, avaliação ambiental, saneamento ambiental, tecnologias alternativas de tratamento de água, esgoto e poluição difusa e drenagem urbana sustentável.

MESTRADO

Ana Paula Gularte Liberato

Docentes

Doutoranda pela Universidad de La Empresa em Montevidéo, Uruguai. Mestre em direito pela PUCPR. Professora adjunta da PUCPR. Coordenadora da Especialização em Direito Ambiental e do Agronegócio da PUCPR. Coordenadora da Especialização em Direito Imobiliário, Notarial e Registral da PUCPR. Chefe da Diretoria Jurídica do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Advogada e consultora ambiental

Mestre

Bruno Palka Miranda

Docentes

Engenheiro Florestal (2013), Mestre (2015) e Doutor (2019) em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Sócio-Diretor da Arauka Ambiental, empresa de consultoria com 10 anos de mercado. Atua profissionalmente com sensoriamento remoto, geoprocessamento, mapeamento de vegetação, inventários florestais, diagnósticos ambientais, monitoramento de flora, recuperação de áreas degradadas e projetos florestais. É Perito Judicial no Tribunal de Justiça do estado do Paraná, e também atua diretamente com assessoria técnica jurídica, para escritórios de advocacia especializados em Direito Ambiental.

Doutora

Caroline Filla Rosaneli

Docentes | Lattes

Docente no PPGB – PUCPR. Pós-doutora pela Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília. Docente visitante no Doutorado de Humanidades na Universidade Católica de Moçambique. Atua em projetos de pesquisa sobre saúde pública, direitos humanos e bioética.

Área da graduação: Nutrição
Área do doutorado: Ciências da Saúde

DOUTORADO

Caroline Filla Rosaneli

Docentes

DOUTORADO

Eduardo Carrano

Docentes

Graduado em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestre em Conservação da Natureza – UFPR e Doutor em Ecologia e Conservação – UFPR. Desde 2003 é Professor do Curso de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e da Pós-Graduação em Conservação da Natureza (PUCPR). Atua profissionalmente nas áreas de Ornitologia, Ecologia e Conservação, tendo participado de diversas publicações (estaduais e nacionais) para a conservação de aves. Membro do Núcleo Central do CBRO (Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos).

DOUTORADO

Janete Dubiaski da Silva

Docentes

Licenciada em Ciências Biológicas, com doutorado em Ciências Biológicas – Zoologia pela UFPR. Atualmente é professora Titular da PUCPR e adjunta do DANAT da UFPR.. Foi coordenadora do Curso de Especialização em Conservação da Natureza e Educação Ambiental da PUCPR entre 2006 e 2012 e do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da PUCPR entre 2016 e 2019. Coordenou o subprojeto de Ciências Biológicas do PIBID da PUCPR de 2012 a 2019 Trabalha na formação inicial de docentes, no  Projeto de Residência Pedagógica e no grupo de pesquisa de Bioética e Educação da PUCPR

DOUTORADO

Mario Antonio Sanches

Docentes

Licenciado em Filosofia, Especialista em Bioética, Mestre em Antropologia, Doutor em Teologia, e Pós-Doutorado em Bioética. Professor Titular da PUCPR e Coordenador do Programa de Pós-Graduação de Bioética da PUCPR.

DOUTORADO

Marta Luciane Fischer

Docentes

Docente da PUCPR desde 2000, é bacharel em Biologia e licenciada em Biologia e Arteeducação, é mestre e doutrora em Zoologia e pós-doutora em ecologia química. Se consolidou no estudo do comportamento de animais de interesse médico, em especial a aranha-marrom e o carmujo afrinaco. Já lecenoi inúmeras disciplinas da área da zoologia, educação e etologia para o curso de Ciências Biológicas, Psicologia, Escola de Ciências da Vida. Atualmente é doente no Programa de Pós-Graduação em Bioética da PUCPR onde coordena o grupo de pesquisa em Bioética Ambienal. Já foi coordenadora do Comitê de ética no uso de animais e editora chefe da Revista Estudos de Biologia.

DOUTORADO

Paulo Cesar Porto Martins

Docentes | Lattes

Psicólogo, Doutor (PhD) pela Universidad Autónoma de Madrid – Espanha, Pesquisador, Membro do GEPEB e do Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo (ambos certificados pelo CNPq), conta com diversos cursos na área de gestão de pessoas. Possui formação internacional em Empreendedorismo pelo Boston College & International Entrepreneurship Center (2015), participou de visita técnica ao Vale do Silício (2015), concluiu formação em empreendedorismo pelo Babson College (2015 – 2016) participou de missão técnica científica ao ecossistema universitário de Massachusetts (2017). Como empreendedor foi CEO de uma distribuidora de cosméticos, atuando em diversas cidades do Paraná e de Santa Catarina, também participou como marchand, internacionalizando as obras do artista plástico Raphael Langowski em países da América Latina e Europa. Atualmente é Consultor da Eikón Comunicação, atuando com foco em gestão de pessoas, liderança e equipes de alta performance assim como temas de empreendedorismo e inovação. Professor da Escola de Negócios da PUCPR e Coordenador institucional do Centro de Empreendedorismo PUCPR e do PIBEP (Programa Institucional de Bolsas de Empreendedorismo e Pesquisa da PUCPR). Também coordenou cursos de Pós Graduação como MBA em Gestão Empreendedora, Especialização Marketing e do Curso de Especialização em Gestão empreendedora Startup Businnes Model da Escola de Negócios da PUCPR. Foi Gestor da Startup Here4us, Fundador do Startup Paraná, Membro do GBG Curitiba (Google Business Group), Colaborador de eventos como Startup Launch, Startup Weekend Curitiba, Startup Foods, Startup Pirates, Ideation assim como avaliador do Desafio Senai (Inovação, Startups e Incubadora), HotMilk, facilitador do Growth Hacking GBG e mentor do Programas como InovAtiva Brasil, PIBEP/PUCPR, hiPUC, Hackathon Paraná, Hackathon Sesi e Renault Experience.

DOUTORADO

Rodrigo de Andrade Kersten

Docentes

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (1998), Mestre em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutor em Engenharia Florestal – Conservação da Natureza, pela Universidade Federal do Paraná (2006). Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 2005. Tem experiência na área de Ecologia de comunidades vegetais atuando principalmente com comunidades não arbóreas. Já pesquisou e coletou nos diversos ecossistemas paranaenses e em estados e países vizinhos.

DOUTORADO

Selene Elifio Esposito

Docentes

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasilia, com mestrado e doutorado em Ciências (Bioquímica). É professora na PUCPR desde 2000 e vinculada ao programa de Pós-graduaçào em Ciências da Saúde desde 2015. Coordena projetos de pesquisa em toxinologia com o estudo da caracterização estrutural e funcional toxinas animais, especialmente para o desenvolvimento de agentes anti-tumorais.

Cidadania – Bioética – Direitos humanos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Cidades inteligentes – a tecnologia a favor da sustentabilidade ambiental

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ecologia urbana e oportunidades de inovação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ecotoxicologia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Educação para a sustentabilidade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Empreendedorismo e modelo de negócio

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Fauna Urbana

Carga horária: 24 | Crédito: --

Fragmentos Urbanos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Georeferenciamento

Carga horária: 24 | Crédito: --

Legislação Ambiental aplicada a ambientes urbanos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Psicologia Ambiental

Carga horária: 24 | Crédito: --

Saúde Global

Carga horária: 24 | Crédito: --

Vegetação urbana

Carga horária: 24 | Crédito: --

Zoneamento Ecologico Urbano

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online

Duração

Até 18 meses

Mensalidade

R$ 399,00

Status

Inscrições abertas