CCURSOS

Docência na educação básica: aprendizagem e inovação na escola
Novo

Especialização / Pós-graduação

A docência na Educação Básica exige dos professores conhecimentos pertinentes que são fundamentais para atender as demandas de aprendizagem dos estudantes do século XXI. O professor que atua na escola hoje se depara com grandes desafios que interferem no ambiente escolar e, consequentemente, na qualidade da educação. Saber como intervir e como lecionar diante desses desafios, tornam essa especialização uma possibilidade para aprender e se desenvolver profissionalmente a partir de uma formação que irá permitir que o professor possa criar e desenvolver projetos e recursos educacionais que viabilize uma educação de qualidade e inovadora. O curso também tem como objetivo proporcionar conhecimento específico para planejar e desenvolver práticas e metodologias de ensino relevantes para a aprendizagem dos alunos deste século.
Com a difusão das tecnologias e a diversificação de possibilidades metodológicas para ensinar, o professor tem assumido um papel ainda mais crucial na educação, não apenas para entender novas práticas educacionais, mas sim, de colocá-las em prática a partir da sua realidade educacional. Trata-se de uma especialização que observa o movimento social, tecnológico e educacional para oportunizar conhecimento pertinente para a ação docente inovadora na Educação Básica.

Por que fazer na PUCPR?

Alguns dos diferenciais que o curso oferece são: aprofundar conhecimentos práticos e metodológicos que possibilitem uma docência inovadora; compreender a docência na Educação Básica de forma complexa e a sua relação com a sociedade; planejar e desenvolver projetos ou ações educacionais que permitam inovação na educação básica; utilizar tecnologias educacionais que possibilitem uma prática pedagógica pertinente para a aprendizagem dos estudantes; aprender e conceber novas formas de ensinar para estudantes deste século; apresenta um currículo inovador para atender as demandas da educação básica.

Público Alvo

Professores da Educação Básica e gestores educacionais que desejam se especializar no planejamento e desenvolvimento de práticas e metodologias de ensino relevantes para a aprendizagem dos estudantes deste século.

Mercado de atuação:

Com todas as transformações tecnológicas ocorridas no século XXI, o mercado de trabalho da Educação Básica vai além da própria sala de aula, englobando a gestão educacional e o desenvolvimento de produtos educacionais que precisam cada vez mais estar integrados às novas formas de aprender dos estudantes.

Jacques de Lima Ferreira

Coordenação

Barbara Raquel do Prado Gimenez Correa

Docentes

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia, formações realizadas na PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Magistério Superior IBPEX. Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior UNIDERP. Experiência como professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Superior e Pós-Graduação. É voluntária assistencial na coordenação pedagógica em escola da educação básica. Palestrante de diversos temas na área da educação. Experiência na docência no ensino presencial e na Educação a Distância (EAD). Membro do Grupo de Pesquisa: Paradigmas Educacionais, Formação de Professores e Prática Pedagógica com Tecnologias Educacionais na PUCPR.

Edna Liz Prigol

Docentes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987). Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) na linha de Teorias e Práticas Educacionais e Formação de Professores. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR 2014-2018). Atualmente bolsista de estágio Pós-Doutoral (CAPES) em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Gestora de instituição da Educação Básica durante 25 anos. Atuação na área de Gestão de pessoas. Coaching. Consultora Pedagógica. Docente da Educação Superior desde 2001. Áreas de atuação: Didática, Metodologia da Educação Superior, Avaliação, Educação Infantil e Tecnologias Educacionais. Temas de investigação: formação continuada, prática pedagógica, complexidade e transdisciplinaridade.

Elaine Cristina Nascimento

Docentes

Geovani Viola Moretto Mendes

Docentes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.

Jacques de Lima Ferreira

Docentes

Katia Ethienne Esteves dos Santos

Docentes

Lucymara Carpim

Docentes

Pós-Doutora em Educação, pela PUC do Paraná. Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Parana – Linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores em diferentes níveis e contextos. Especialista em: Didática do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Marketing e Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Economia do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Gerenciamento Ambiental na Indústria pela Universidade Federal do Paraná e Especialista em Gestão Educacional pelo Senac e Gestão e Planejamento estratégico – Uninter. Graduada em Letras pela Universidade Tuiuti do Paraná e em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter. Tem experiências em Educação com ênfase nas áreas de EAD, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na Ação Docente e mediação pedagógica, Currículo, Ensino e Aprendizagem, Processos Avaliativos, Tecnologias Educacionais, Metodologia da Pesquisa Científica, Prática Pedagógica, desenvolvimento de projetos pedagógicos, Percurso Formativo (Itinerários Formativos e Avaliação por competências).

Neusa Nogueira Fialho

Docentes

Ação Docente E Práticas Pedagógicas Inovadoras

Carga horária: 24 | Crédito: --

Análise E Resolução De Problemas Educacionais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Aprendizagem Personalizada, Respeitando Os Estilos E Ritmos Para Aprender

Carga horária: 24 | Crédito: --

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Criatividade E Inovação Na Educação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Didática Na Educação Básica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Educação Básica: Currículo E Inovação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola E Desafios Contemporâneos Na Educação Básica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gamificação Na Educação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais no Contexto da Educação no Século XXI

Carga horária: 24 | Crédito: --

Projetos Em Educação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tecnologias Digitais e Aprendizagem em Dispositivos Móveis

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 12 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Inscrições abertas