Docência do ensino religioso na educação básica

Especialização / Pós-graduação

O ambiente escolar da educação básica é o terreno de preparação da criança e adolescente para a vida e os desafios futuros. No que diz respeito ao ensino religioso, é fundamental ter em vista o adequado tratamento da diversidade cultural religiosa brasileira e mundial, alicerçada no respeito, na liberdade religiosa, na laicidade e na convivência entre grupos religiosos e não-religiosos.
Foi ciente desse cenário que, em 2018, foi aprovada a Base Nacional Comum Curricular de Ensino Religioso em escolas públicas municipais e estaduais, demandando a formação continuada e específica em Ciências da Religião para docência.

Por que fazer Docência do Ensino Religioso na Educação Básica na PUCPR?

A especialização em Docência do Ensino Religioso na Educação Básica atende uma demanda recente por profissionais de Ensino Religioso, capazes de oferecer condições de reflexão e pesquisa sistemáticas acerca dos elementos constitutivos do fenômeno religioso, das tradições religiosas, dos processos pedagógicos e da prática do professor de Ensino Religioso na Educação Básica, na perspectiva da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O curso busca oferecer o aprofundamento dos saberes necessários à atividade docente,
dos objetos de conhecimento de Ensino Religioso e espaços de reflexão sobre o exercício em sala de aula em escolas públicas, particulares e demais educativos, fazendo frente aos novos desafios do fenômeno religioso.

Professores com formação superior em qualquer área do conhecimento, professores de Ensino Religioso de escolas públicas, particulares e demais espaços educativos, além de pesquisadores nas áreas de ciências humanas.

Mercado de atuação

O egresso da especialização em Docência do Ensino Religioso na Educação Básica é um educador qualificado para tratar os conhecimentos religiosos a partir de pressupostos éticos e científicos, sem privilégio de nenhuma crença ou convicção e, ainda, propor a educação religiosa de seus estudantes autenticamente cidadã e inclusiva.

Clelia Peretti

Clelia Peretti

Edile Maria Fracaro Rodrigues

Joachim Andrade

Marcio Luiz Fernandes

Mario Antonio Sanches

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Bioética (Mestrado) da PUCPR. Doutor em Teologia, Mestre em Antropologia Social, Docente titular da PUCPR, Curitiba, Brasil.

Waldir Souza

Antropologia Cultural

Carga horária: 24 | Crédito: --

Avaliação por habilidades e competências

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Docência de Ensino Religioso no Ensino Fundamental – Anos Finais

Docência de Ensino Religioso no Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Ensino Religioso na BNCC

Espiritualidade e Saúde na Formação de Professores

Fenomenologia da Religião

Carga horária: 24 | Crédito: --

Matrizes religiosas brasileiras religiões afro e indígenas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Matrizes religiosas ocidentais e orientais

Politicas educacionais de ER no Estado Laico

Sociologia da Religião

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Até 17 meses