Direito Previdenciário e Processual Previdenciário

Especialização

Estudar o direito previdenciário e o direito processual previdenciário em seus fundamentos teóricos que levam à prática, com destaque ao posicionamento jurisprudencial, às novas teses previdenciárias e ao laboratório de prática.

Advogados, magistrados, procuradores, defensores públicos, delegados federais, auditores da Receita Federal, servidores da justiça e do INSS, bacharéis em Direito, Economia, Contabilidade, Serviço Social, Administração, dentre outras áreas.

Docente Carla Machi Pucci.

Carla Machi Pucci

Coordenação | Lattes
Docente Melissa Folmann

Melissa Folmann

Coordenação | Lattes

Advogada, profissional certificada pelo ICSS – Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social, Diretora científica do IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Membro do Conselho Deliberativo da OABPREV/PR, Conselheira da OAB/PR, Membro do Conselho Científico de Tributação da Associação Comercial do Paraná, Membro do IAP – Instituto dos Advogados do Paraná, Professora da ESMAFE/PR (Escola da Magistratura Federal do Paraná), da ESMAFE/RS (Escola da Magistratura Federal do Rio Grande do Sul) e da graduação e pós-graduação da PUCPR, Professora convidada do Conselho da Justiça Federal – CJF, do Instituto Latino-Americano de Direito Social – IDS e da Rede LFG, Mestre em Direito pela PUCPR, Membro do Conselho Editorial da Juruá Editora, Coordenadora da Revista Brasileira de Direito Previdenciário da LexMagister, Membro Honorário do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), Associada Benemérita do IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, autora de diversas obras e artigos, atuação como parecerista em diversos processos de repercussão junto ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justiça.

Adriane Bramante de Castro Ladenthin

Alberto Rodrigo Patino Vargas

Docente Alexsander Roberto Alves Valadão.

Alexsander Roberto Alves Valadao

Professor Adjunto de Direito Tributário e Direito Constitucional da PUC/PR (graduação e pós-graduação), ex-Professor Adjunto da Universidade Positivo, da pós-graduação da Academia Brasileira de Direito Constitucional, da pós-graduação da Unicuritiba, da Escola da Magistratura do Estado e da Escola da Magistratura do Trabalho. Advogado da Valadão & Sehli Advogados Associados desde 1996, com ênfase em Direito Tributário e Empresarial. Graduado pela UFPR (1995), Mestre em Direito do Estado (Direito Tributário) pela UFPR (2001) e Doutor em Direito do Estado (Direito Tributário) pela UFPR (2008). Ultimamente seus estudos estão voltados para o exame da Filosofia do Direito, Filosofia da Linguagem, Análise Econômica do Direito, Direito Notarial e Registral.

Anderson de Tomasi Ribeiro

Docente Antônio Bazilio Floriani Neto.

Antonio Bazilio Floriani Neto

Doutorando e mestre (2013) em direito econômico pela PUCPR. Possui graduação em direito (2011) e especialização em direito previdenciário (2013) pela PUC/PR. Membro da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-PR. Autor da obra “Seguro de Acidentes do Trabalho: voracidade fiscal, empresas e economia”, publicada pela Editora LTr. Membro dos grupos de pesquisa “Direito e Economia” e “Grupo de Pesquisas Tributárias”; da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi editor da revista de direito empresarial (RDEMP). Advogado, professor da Faculdade de Educação Superior do Paraná (FESP) e de cursos de pós graduação lato sensu.

Docente Carla Machi Pucci.

Carla Machi Pucci

Docentes | Lattes
Docente Eduardo Oliveira Augustinho.

Eduardo Oliveira Agustinho

Emerson Costa Lemes

Erico Sanches Ferreira dos Santos

Jane Lúcia Wilhelm Berwanger

João Marcelino Soares

Docente Jordão Violin.

Jordao Violin

Kerlly Huback Bragança

Docente Kleber Bez Birolo Candiotto.

Kleber Bez Birolo Candiotto

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Bacharelado em Direito pela PUCPR (2017), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, na linha de pesquisa Ontologia e Epistemologia.

Docente Lilliane Maria Busato Batista.

Liliane Maria Busato Batista

Marcelo Barroso Lima Brito de Campos

Docente Marcia Carla Pereira Ribeiro.

Marcia Carla Pereira Ribeiro

Docente Melissa Folmann

Melissa Folmann

Milvio Manoel Cruz Braga

Rafael Schmidt Waldrich

Silvio Renato Rangel Silveira

Docente Vivian Cristina Lima Lopez Valle.

Vivian Cristina Lima Lopez Valle

90001723DI-Eletiva II

90001724DI-Eletiva III

Escola de Direito

A Escola de Direito da PUCPR oferece uma formação jurídica baseada em valores e princípios humanistas, formando profissionais com senso crítico aguçado e consciência política para a mediação dos conflitos oriundos das diferenças existentes na sociedade.

A Escola de Direito da PUCPR conta com um corpo docente altamente qualificado, formado por doutores e mestres com forte atuação profissional nas diversas áreas do Direito. O estudante tem ainda à sua disposição o projeto Trilhas em Direito, que lhe possibilita o aperfeiçoamento da formação jurídica com estudos em módulos de conhecimentos integrados de áreas específicas do conhecimento, além de um Núcleo de Prática Jurídica que congrega atividades simuladas e reais diretamente ou junto à órgãos públicos conveniados.

Até 16 meses

Tenho Interesse