CCURSOS

Direito digital

Especialização / Pós-graduação

O advento da tecnologia e a transformação digital vêm tornando cada dia mais necessária a sua proximidade com o Direito, o que implica em desafios e exige constante de atualização aos profissionais de ambas as áreas.
A construção de uma visão multidisciplinar para criar soluções jurídicas e tecnológicas para enfrentar desafios da sociedade contemporânea, que já tem a conectividade na base das suas necessidades, é a justificativa para o curso de Direito Digital da PUCPR.

Por que fazer Direito Digital na PUCPR?

O curso possui uma grade de disciplinas elaborada para estabelecer a relação entre o Direito e a Tecnologia, de forma dialógica e com conhecimentos para a tomada de decisão nos mais diversos temas, a exemplo de: Crimes Cibernéticos, Responsabilidades Civil e Criminal, Perícias Digitais, Internet das Coisas, Privacidade e Proteção de Dados, Criptoativos,
Blockchain, Contratos Inteligentes, Startups e novos modelos de negócios, Data
Science e Jurimetria, bem como aspectos do Direito do Consumidor, do Trabalho,
Empresarial, Tributário, Propriedade Intelectual e outros.

TCC Opcional

Os cursos de pós-graduação lato sensu da área do Direito da PUCPR oferecem ao aluno a opção de realizar o Trabalho de Conclusão de Curso TCC. Essa possibilidade está em linha com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação MEC para os cursos de pós-graduação lato sensu em todo o País (Res. 1/2018 da Câmara de Educação Superior) e visa atender os estudantes que necessitam do TCC em seus currículos, por qualquer motivo que seja. Seguem como requisitos para aprovação no curso e a consequente emissão de certificado de especialização a presença em sala de aula (ou ambiente virtual) dentro do mínimo estabelecido, bem como a aprovação nas atividades avaliativas das disciplinas que compõem o programa.
Para aqueles que optarem por realizar o TCC, a Escola de Direito ofertará um curso de extensão voltado à redação de artigos jurídicos, no qual o aluno monta um projeto de pesquisa e recebe orientação dentro de sua área de interesse. Esse curso de extensão é lançado regularmente e tem custo à parte. Aprovado o trabalho, o histórico de pós-graduação é acrescido da informação de que o aluno concluiu o TCC.

Público Alvo

A especialização em Direito Digital é um curso voltado a advogados e demais profissionais das áreas jurídicas que precisam conhecer e entender aspectos tecnológicos. Bem como, para profissionais de Tecnologia da Informação que precisam entender aspectos jurídicos.

Mercado de atuação

O egresso dessa pós-graduação compreende os reflexos da transformação digital na sociedade de informação, possuindo conhecimentos teóricos e aplicados na totalidade de áreas relacionadas com o Direito Digital.
Sua atuação é pautada pela ética e lhe permite aptidão para lidar com situações teóricas e práticas, cada vez mais atuais na vida profissional, envolvendo temas como crimes cibernéticos, responsabilidades civil e criminal, perícias digitais, privacidade e proteção de dados, Criptoativos, Blockchainn, Contratos Inteligentes, entre inúmeros outros.

Cinthia Obladen de Almendra Freitas

Coordenação

Adriana Gluck Camargo

Docentes

Altair Olivo Santin

Docentes

Altair Olivo Santin é graduado em Engenharia da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UniversidadeTecnológica Federal do Paraná (1996) e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal deSanta Catarina (2004). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.Tem experiência na área de Ciência e Engenharia da Computação, com ênfase em Segurança deSistemas e de Informação. O prof. Santin tem atuado principalmente com Segurança Computacional(mecanismos de autenticação, autorização e controle de acesso; infraestrutura de chaves públicas;modelos de ameaças/uso) aplicada a hardware (system on-chip e medidor de energia elétrica),sistemas distribuídos (incluindo computação em nuvem, redes definidas por software, smart grid e bigdata) e Internet (incluindo serviço de e-mail, arquitetura orientada a serviço/web services, internet dascoisas e sistema de detecção de intrusão), e forense computacional (coleta/geração de evidências emredes de computadores, sistema operacional/distribuído e internet). Nos últimos 3 anos o prof. Santinjá publicou mais de 15 artigos em conferências e periódicos qualificados, registrou 3 patentes, concluiua orientação/co-orientação de mais de 10 alunos de mestrado/PIBIC/TCC, participou de mais de 15bancas de mestrado/doutorado/qualificação, executou mais de 35 trabalhos técnicos em consultorias adhoc e revisões de periódicos internacionais, participou como revisor ou membro do comitê de programade mais de 45 conferências nacionais e internacionais, foi chair de sessão e evento, apresentou artigosem eventos nacionais e internacionais, coordenou e participou de mais de 7 projetos de pesquisafinanciados por órgãos de fomento/empresas nacionais e internacionais, e concedeu mais de 15 entrevistas em veículos de comunicação

André Zipperer

Docentes

Antonio Carlos Efing

Docentes

Cinthia Obladen de Almendra Freitas

Docentes

Dânton Hilário Zanetti de Oliveira

Docentes
Docente Eduardo Oliveira Augustinho.

Eduardo Oliveira Agustinho

Docentes | Lattes

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), Especialização em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica da Paraná (2000), Mestrado em Integração Latino – Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e Doutorado em Direito Econômico e Socioambiental na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2011). Foi Pesquisador Visitante na Univesidade Paris I – Panthéon-Sorbonne (2010) e na Organização Mundial de Propriedade Intelectual – OMPI (2011). É Advogado em Curitiba com atuação nos campos do Direito Empresarial e Econômico. Coordenou o Escritório de Transferência de Tecnologia da Agência PUC de Inovação, na PUCPR (2011-2014). É professor de Direito Empresarial no Curso de Graduação em Direito da PUCPR e Decano da Escola de Direito da PUCPR. Leciona em Cursos de Pós-Graduação lato sensu da PUCPR, Esmafe e ABDCONST.

Fluvio Cardinelle Oliveira Garcia

Docentes

Jean Paul Barddal

Docentes

Graduado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013), onde foi agraciado com o prêmio Marcelino Champagnat de mérito acadêmico; mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015), e doutorado pela mesma instituição em 2018. Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pesquisador associado do Advanced Institute for Artificial Intelligence, onde realiza pesquisa na área de mineração de dados e aprendizagem de máquina como nos seguintes temas: mineração de fluxos de dados, classificação, regressão, agrupamento, mudança de conceito, seleção de atributos e mineração de processos.

Patrícia Peck Pinheiro

Docentes

Rafael de Almeida Reis

Docentes

Sheila do Rocio Cercal Santos Leal

Docentes | Lattes

Mestre em Direito Econômico e Social pela PUCPR. Professora Convidada do Curso Luso Brasileiro de Direito Eletrônico da Faculdadde de Direito de Lisboa. Professora da Graduação e da Especialização em Direito Civil e Direito Eletrônico da PUCPR. Coordenadora do Curso de Especialização em Direito Civil e Empresarial da PUCPR. Coordenadora da Educação Continuada da Escola de Direito da PUCPR. Membro da Comissão do Ensino Jurídico da OAB/PR – Portaria 2007. Diretora do Curso de Direito PUCPR – Campus Curitiba – 2008/2010. Diretora do Núcleo de Prática Jurídica da PUCPR – 2006/2007. Diretora do Curso de Direito PUCPR – Campus São José dos Pinhais – 2001/2006. 

Vinicius Camargo Andrade

Docentes

Data Protection Officer (DPO): atribuições e responsabilidades

Carga horária: 12 | Crédito: --

Data Science Avançada

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito Digital do Consumidor: O consumo nas relações digitais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito Digital do Trabalho: Novos paradigmas nas relações de trabalho e emprego

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito Digital Empresarial: Startups e novos modelos de negócios

Carga horária: 12 | Crédito: --

Direito Digital I: fundamentos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito Digital II: eixos temáticos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito Penal Digital: Cybercrimes

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito Processual Civil Digital

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Fundamentos da Data Science e Jurimetria

Carga horária: 24 | Crédito: --

General Data Protection Regulation (GDPR)

Carga horária: 12 | Crédito: --

O Lado Tecnológico da Lei Geral de Proteção de Dados

Carga horária: 12 | Crédito: --

Perícias Digitais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Privacy by Design e Privacy by Default

Carga horária: 12 | Crédito: --

Propriedade Intelectual: Direitos Autorais e Propriedade Industrial

Carga horária: 12 | Crédito: --

Segurança da Informação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tributação e Novas Tecnologias

Carga horária: 12 | Crédito: --

Escola de Direito

A Escola de Direito da PUCPR oferece uma formação jurídica baseada em valores e princípios humanistas, formando profissionais com senso crítico aguçado e consciência política para a mediação dos conflitos oriundos das diferenças existentes na sociedade.

A Escola de Direito da PUCPR conta com um corpo docente altamente qualificado, formado por doutores e mestres com forte atuação profissional nas diversas áreas do Direito. O estudante tem ainda à sua disposição o projeto Trilhas em Direito, que lhe possibilita o aperfeiçoamento da formação jurídica com estudos em módulos de conhecimentos integrados de áreas específicas do conhecimento, além de um Núcleo de Prática Jurídica que congrega atividades simuladas e reais diretamente ou junto à órgãos públicos conveniados.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 13 meses

Mensalidade

R$ 670,00

Status

Inscrições abertas