CCURSOS

Direito digital

Especialização / Pós-graduação

O advento da tecnologia e a transformação digital vêm tornando cada dia mais necessária a sua proximidade com o Direito, o que implica em desafios e exige constante de atualização aos profissionais de ambas as áreas.
A construção de uma visão multidisciplinar para criar soluções jurídicas e tecnológicas para enfrentar desafios da sociedade contemporânea, que já tem a conectividade na base das suas necessidades, é a justificativa para o curso de Direito Digital da PUCPR.

Por que fazer Direito Digital na PUCPR?

O curso possui uma grade de disciplinas elaborada para estabelecer a relação entre o Direito e a Tecnologia, de forma dialógica e com conhecimentos para a tomada de decisão nos mais diversos temas, a exemplo de: Crimes Cibernéticos, Responsabilidades Civil e Criminal, Perícias Digitais, Internet das Coisas, Privacidade e Proteção de Dados, Criptoativos,
Blockchain, Contratos Inteligentes, Startups e novos modelos de negócios, Data
Science e Jurimetria, bem como aspectos do Direito do Consumidor, do Trabalho,
Empresarial, Tributário, Propriedade Intelectual e outros.

TCC Opcional

Os cursos de pós-graduação lato sensu da área do Direito da PUCPR oferecem ao aluno a opção de realizar o Trabalho de Conclusão de Curso TCC. Essa possibilidade está em linha com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação MEC para os cursos de pós-graduação lato sensu em todo o País (Res. 1/2018 da Câmara de Educação Superior) e visa atender os estudantes que necessitam do TCC em seus currículos, por qualquer motivo que seja. Seguem como requisitos para aprovação no curso e a consequente emissão de certificado de especialização a presença em sala de aula (ou ambiente virtual) dentro do mínimo estabelecido, bem como a aprovação nas atividades avaliativas das disciplinas que compõem o programa.
Para aqueles que optarem por realizar o TCC, a Escola de Direito ofertará um curso de extensão voltado à redação de artigos jurídicos, no qual o aluno monta um projeto de pesquisa e recebe orientação dentro de sua área de interesse. Esse curso de extensão é lançado regularmente e tem custo à parte. Aprovado o trabalho, o histórico de pós-graduação é acrescido da informação de que o aluno concluiu o TCC.

Público Alvo

A especialização em Direito Digital é um curso voltado a advogados e demais profissionais das áreas jurídicas que precisam conhecer e entender aspectos tecnológicos. Bem como, para profissionais de Tecnologia da Informação que precisam entender aspectos jurídicos.

Mercado de atuação

O egresso dessa pós-graduação compreende os reflexos da transformação digital na sociedade de informação, possuindo conhecimentos teóricos e aplicados na totalidade de áreas relacionadas com o Direito Digital.
Sua atuação é pautada pela ética e lhe permite aptidão para lidar com situações teóricas e práticas, cada vez mais atuais na vida profissional, envolvendo temas como crimes cibernéticos, responsabilidades civil e criminal, perícias digitais, privacidade e proteção de dados, Criptoativos, Blockchainn, Contratos Inteligentes, entre inúmeros outros.

Doutora

Cinthia Obladen de Almendra Freitas

Coordenação

Graduada em Engenharia Civil pela UFPR. Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR. Doutora em Informática pela PUCPR. Professora Titular da PUCPR. Professora Permanente do PPGD da PUCPR. Pesquisadora do Grupos de Pesquisa Justiça, Democracia e Direitos Humanos (PUCPR/CNPq). Coordenadora da Pós-graduação em Direito Digital da PUCPR (campus Curitiba). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito (PPGD) da PUCPR.

Especialista

Dânton Hilário Zanetti de Oliveira

Coordenação

Mestrando em Direito pela PUCPR. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela PUC-PR e em Direito e Processo do Trabalho pela Unicuritiba. Membro da Comissão de Inovação e Gestão da OAB-PR, coordenando o Grupo Permanente de Discussão sobre Privacidade e Proteção de Dados Pessoais. Coordenador adjunto do curso de pós-graduação em Direito Digital (campus Curitiba) da PUCPR. Advogado.

Especialista

Adriana Gluck Camargo

Docentes

Pós-graduada em Direito Empresarial (PUC-PR) e Direito Tributário (IBET). Membro da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR, coordenando o Grupo Permanente de Discussão sobre Fintechs e Regulação. Advogada, Coordenadora de Assuntos Regulatórios da EBANX.

Doutor

Altair Olivo Santin

Docentes

Graduado em Engenharia da Computação pela PUCPR. Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR. Doutor em Engenharia Elétrica pela UFSC. Professor titular da PUCPR. Tem experiência na área de Ciência e Engenharia da Computação, com ênfase em Segurança de Sistemas e de Informação.

Doutor

André Zipperer

Docentes

Doutor em Direito pela PUCPR. Mestre em Direito pelo Unicuritiba. Pesquisador da USP/Getrab (Grupo de estudos de Direito Contemporâneo do Trabalho e da Seguridade Social). Membro das Comissões de Inovação e Gestão, Direito Sindical e de Exame da Ordem e Estágio da OAB-PR e do Instituto dos Advogados do Paraná. Conselheiro membro do Conselho de relações do trabalho da Associação Comercial do Paraná. Ouvidor da Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná. Árbitro da Canatra – Câmara Nacional de Arbitragem Trabalhista. Advogado.

Doutor

Charles Emmanuel Parchen

Docentes

Doutor e mestre em Direito pela PUCPR. Especialista em Direito Privado pela Universidade Gama Filho-RJ. Especialista em Processo Civil pela PUCPR. Membro titular da Comissão de Direito do Consumidor da OAB/PR. Advogado.

Doutora

Cinthia Obladen de Almendra Freitas

Docentes

Graduada em Engenharia Civil pela UFPR. Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR. Doutora em Informática pela PUCPR. Professora Titular da PUCPR. Professora Permanente do PPGD da PUCPR. Pesquisadora do Grupos de Pesquisa Justiça, Democracia e Direitos Humanos (PUCPR/CNPq). Coordenadora da Pós-graduação em Direito Digital da PUCPR (campus Curitiba). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito (PPGD) da PUCPR.

Mestre

Dayana de Carvalho Uhdre

Docentes

Doutoranda na Universidade Católica de Lisboa. Mestre em Direito pela UFPR. Pós-Graduada em Direito Tributário pelo IBET. Membro da Comissão de Direito Tributário da OAB-PR. Membro da Comissão de Inovação e Gestão da OAB-PR. Coordenadora do Grupo de Discussão Permanente de Criptoativos da OAB-PR. Procuradora do Estado do Paraná.

Doutor

Eduardo Oliveira Agustinho

Docentes | Lattes

Doutor em Direito pela PUCPR. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Direito Empresarial pela PUCPR. Pesquisador Visitante na Univesidade Paris I – Panthéon-Sorbonne e na Organização Mundial de Propriedade Intelectual – OMPI. Atualmente é Diretor do Instituto iPUCPR – Cidades Inteligentes. Professor Titular de Direito Empresarial no Curso de Graduação em Direito e Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Direito da PUCPR. Advogado em Curitiba com atuação nos campos do Direito Empresarial e Econômico.

Doutor

Fluvio Cardinelle Oliveira Garcia

Docentes

Graduado em Ciências da Computação e em Direito. Pós-graduado em Direito Eletrônico e Tecnologia da Informação pelo Centro Universitário da Grande Dourados. Mestre em Direito pela PUC-SP. Doutor em Direito Penal Econômico pela PUCPR. Professor da PUCPR e da Uninter. Delegado de Polícia Federal.

Doutor

Jean Paul Barddal

Docentes

Graduado em Ciência da Computação pela PUCPR (prêmio Marcelino Champagnat). Mestre e doutor em Ciência da Computação pela PUCPR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGIa) da PUCPR. Pesquisador associado do Advanced Institute for Artificial Intelligence, onde realiza pesquisa na área de mineração de dados e aprendizagem de máquina como nos seguintes temas: mineração de fluxos de dados, classificação, regressão, agrupamento, mudança de conceito, seleção de atributos e mineração de processos.

Mestre

Josélio Teider

Docentes

Graduado em Informática pela UFPR e em Direito pelo Unicuritiba. Mestre em Direito pela PUCPR. Sócio da GARLIX Processamento de Dados. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança da Informação, Redes de Computadores, Internet, Direito e Tecnologia.

Mestre

Maylin Maffini

Docentes

Mestre em Direito pela PUCPR. Especialista em Direito Processual Civil pelo IBEJ. Especialista em Banking e Finanças pela PUCPR. Membro da Comissão de Direito Bancário e ouvinte da Comissão de Inovação e Tecnologia da OAB/PR. Advogada

Doutora

Patrícia Peck Pinheiro

Docentes

Doutora pela USP. Pesquisadora convidada do Instituto Max Planck e da Universidade de Columbia, EUA. Professora convidada da Universidade de Coimbra em Portugal e da Universidade Central do Chile. Professora convidada de Cyber Segurança da Escola de Inteligência do Exército Brasileiro. Programadora desde os 13 anos, autodidata em Basic, Cobol, C++, Html. Advogada Mais Admirada em Propriedade Intelectual por 11 anos consecutivos de 2007 à 2018. Árbitra do Conselho Arbitral do Estado de São Paulo – CAESP, Vice-Presidente Jurídica da Associação Brasileira dos Profissionais e Empresas de Segurança da Informação – ASEGI e membro do Conselho de Ética da ABED. Professora e coordenadora da pós-graduação em Gestão da Inovação e Direito Digital da FIA. Autora de 22 livros de Direito Digital. Advogada. Presidente do Instituto iStart de Ética Digital.

Especialista

Rafael de Almeida Reis

Docentes

Pós-graduado em Compliance e Direito Digital (Ibmec) e LLM em Direito Empresarial (FGV). CIPP/E (IAPP). Diretor Financeiro do Instituto Nacional de Proteção de Dados INPD. Membro da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR. Advogado.

Sheila do Rocio Cercal Santos Leal

Docentes | Lattes

Mestre em Direito Econômico e Social pela PUCPR. Professora Convidada do Curso Luso Brasileiro de Direito Eletrônico da Faculdadde de Direito de Lisboa. Professora da Graduação e da Especialização em Direito Civil e Direito Eletrônico da PUCPR. Coordenadora do Curso de Especialização em Direito Civil e Empresarial da PUCPR. Coordenadora da Educação Continuada da Escola de Direito da PUCPR. Membro da Comissão do Ensino Jurídico da OAB/PR – Portaria 2007. Diretora do Curso de Direito PUCPR – Campus Curitiba – 2008/2010. Diretora do Núcleo de Prática Jurídica da PUCPR – 2006/2007. Diretora do Curso de Direito PUCPR – Campus São José dos Pinhais – 2001/2006. 

Mestre

Vinicius Camargo Andrade

Docentes

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UTFPR. Mestre em Ciência da Computação pela UFPR. Atualmente é professor da UTFPR, atuando com pesquisas na área de Engenharia de Software, mais precisamente em Linhas de Produto de Software, Framework de Domínio, Modelagem de Sistemas e Padrões de Projeto.

Data Protection Officer (DPO): atribuições e responsabilidades

Carga horária: 12 | Crédito: --

Data Science Avançada

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito Digital do Consumidor: O consumo nas relações digitais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito Digital do Trabalho: Novos paradigmas nas relações de trabalho e emprego

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito Digital Empresarial: Startups e novos modelos de negócios

Carga horária: 12 | Crédito: --

Direito Digital I: fundamentos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito Digital II: eixos temáticos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito Penal Digital: Cybercrimes

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito Processual Civil Digital

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Online | Crédito: --

Fundamentos da Data Science e Jurimetria

Carga horária: 24 | Crédito: --

General Data Protection Regulation (GDPR)

Carga horária: 12 | Crédito: --

O Lado Tecnológico da Lei Geral de Proteção de Dados

Carga horária: 12 | Crédito: --

Perícias Digitais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Privacidade e Proteção de Dados Pessoais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Privacy by Design e Privacy by Default

Carga horária: 12 | Crédito: --

Propriedade Intelectual: Direitos Autorais e Propriedade Industrial

Carga horária: 12 | Crédito: --

Segurança da Informação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tributação e Novas Tecnologias

Carga horária: 12 | Crédito: --

Escola de Direito

A Escola de Direito da PUCPR oferece uma formação jurídica baseada em valores e princípios humanistas, formando profissionais com senso crítico aguçado e consciência política para a mediação dos conflitos oriundos das diferenças existentes na sociedade.

A Escola de Direito da PUCPR conta com um corpo docente altamente qualificado, formado por doutores e mestres com forte atuação profissional nas diversas áreas do Direito. O estudante tem ainda à sua disposição o projeto Trilhas em Direito, que lhe possibilita o aperfeiçoamento da formação jurídica com estudos em módulos de conhecimentos integrados de áreas específicas do conhecimento, além de um Núcleo de Prática Jurídica que congrega atividades simuladas e reais diretamente ou junto à órgãos públicos conveniados.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 14 meses

Mensalidade

R$ 670,00

Status

Tenho Interesse