CCURSOS

Direito Digital E Compliance
Novo

Especialização/Pós-graduação

Com a popularidade da internet e o uso cada vez mais frequente das redes sociais e aplicativos, começaram a surgir inúmeras questões jurídicas envolvendo o uso da tecnologia. O Direito Digital contempla tanto a atuação contenciosa quanto consultiva. Além disso, é possível trabalhar também com compliance e contratos, áreas cada vez mais demandadas especialmente pelos negócios digitais.

Por que fazer na PUCPR?

O Direito Digital é um ramo em ascensão no mercado jurídico e vem ganhando força juntamente com essa necessidade de encontrar soluções para as questões e impasses envolvendo o uso da tecnologia. Além disso, não há oferta de cursos na modalidade presencial na cidade de Maringá e região.

Público Alvo

Advogados, bacharéis e profissionais do Direito que se interessem pelas transformações tecnológicas que a sociedade e o Direito têm passado nos últimos anos e queiram se qualificar para a nova realidade.

Perfil do Egresso

Os advogados que pretendem se especializar e trilhar uma carreira na área de Direito Digital devem considerar uma visão holística do ordenamento jurídico, bem como bons conhecimentos gerais do Direito. O profissional deve ser dinâmico, com grande capacidade de interpretação e raciocínio jurídico.

Mercado de Atuação

Atualmente Maringá possui mais de 400 empresas de tecnologia que juntas faturam R$ 1 bilhão por ano. No ano de 2018 foi criado o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) e tem o objetivo de se tornar um dos principais polos de TI do país. Nesse contexto é fundamental que o profissional do Direito busque qualificação e se prepare para essa frente que se inaugura.

Mestre

Fernanda Correa Pavesi Lara

Coordenação

Professora e Coordenadora Adjunta do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus Maringá: Núcleo de Prática Jurídica, desde 2010. Doutoranda em Direito pelo Unicesumar. Mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Direito pelo Unicesumar. Advogada inscrita na OAB/PR sob n. 47.045.

Claudio Rogerio Teodoro de Oliveira

Coordenação

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialização em Direito Previdenciário pelo Centro Universitário Curitiba, mestrado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá e Doutorado em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Maringá) e advogado.

Andreia Colhado Gallo Grego Santos

Docentes

Mestre em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá – Unicesumar; especialista em Ciências Penais pela Universidade Estadual de Maringá; graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora no Centro Universitário de Maringá – Unicesumar, advogada, membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e membro do Grupo de Pesquisa Tereza Rodrigues Vieira: Bioética, Direito e Estado. Ex-membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB Maringá. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Ciências Criminais, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Penal e Criminologia.

Andressa Jarletti Gonçalves de Oliveira

Docentes

Doutoranda em Direito Socioambiental e Sustentabilidade na PUCPR (bolsista Capes). Mestre em Direito das Relações Sociais pela UFPR (2014). Graduada em direito pelo Centro Universitário Curitiba (2003). Professora da Escola Superior de Advocacia da OAB/PR e em pós-graduações na Universidade Positivo, Unicuritiba, ABDConst – Academia Brasileira de Direito Constitucional, FIEP – Faculdades de Gestão da Indústria do Estado do Paraná, Damásio Educacional e Univel.

Bruno Grego dos Santos

Docentes

Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa de doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e intercâmbio acadêmico na University of Notre Dame Australia. É Advogado, Professor da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Vice-Presidente da OAB Maringá. Foi Consultor da ONU no Programa das Nações Unidas para Cidades (UNHabitat), Professor Visitante nos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito da USP, delegado da Diplomacia Civil Brasileira na UNHabitat III (III Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável), Professor Visitante na University of Notre Dame Australia e Procurador Municipal, tendo realizado intercâmbio profissional na Procuradoria-Geral do Estado de Western Australia, na Francis Burt Chambers, Butcher Paull & Calder e outras grandes bancas internacionais. É membro do CEDAU – Centro de Estudos em Direito Administrativo e Urbanístico, membro do Grupo de Discussão Comparative Administrative Law Initiative da Yale Law School, membro da International Society of Public Law da New York University, membro acadêmico da Procurement Law Academic Network (Rede Acadêmica de Direito das Licitações) e membro do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública. Venceu o VII Prêmio Innovare na categoria Advocacia, a Láurea Acadêmica da Universidade Estadual de Maringá e a menção honrosa do II Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho.

Claudio Rogerio Teodoro de Oliveira

Docentes

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialização em Direito Previdenciário pelo Centro Universitário Curitiba, mestrado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá e Doutorado em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Maringá) e advogado.

Cristiano Dionisio

Docentes

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001) e Mestrado em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004). Professor de disciplinas da área de Propeudêtica na Faculdade Educacional de Araucária, Paraná, no período de 2005 a 2009; instituição onde também desenvolveu atividades como Coordenador Adjunto do Curso de Direito no ano de 2008. Professor de Direito Civil na Faculdade Dom Bosco, Curitiba, Paraná, desde 2005; instituição onde exerceu a atividade de Coordenador de Extensão e Atividades Complementares a partir do 1º semestre de 2009 até 2º semestre de 2010. Na mesma instituição, exerceu a função de Coordenador Adjunto do Curso de Direito do 1º semestre de 2011 ao 1º semestre de 2012. Colaborou, ainda, na qualidade de Coordenador da Comissão Própria de Avaliação – CPA – Faculdade Dom Bosco para o ano de 2011. Professor de Direito na Faculdade Estácio, unidade Curitiba, a partir de 2016. Integra a Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná. Interesse acadêmico na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Filosofia do Direito e Direito e Tecnologia. Como advogado integrou de 2002 a 2006 o Jurídico Corporativo da Rede Paranaense de Comunicação – RPC, atual GRPCom, por meio da Editora Gazeta do Povo Ltda. Atua como advogado militante, sócio do escritório Macedo&Dionísio – Advogados Associados.

Eder Fabrillio Rosa

Docentes

Advogado. Formado pela Universidade Estadual de Maringá. Consultor Jurídico do Sinduscon-PR/Nor. Lead Assessor para Sistemas Integrados de Gestão ISO 19.600 e 37.001 – Sistemas de Integridade e Compliance. Diretor Tesoureiro da OAB Maringá-PR. Presidente da Comissão de Compliance da OAB Maringá-PR 2018
Membro da Comissão de Compliance da OAB Paraná.

Mestre

Fernanda Correa Pavesi Lara

Docentes

Professora e Coordenadora Adjunta do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus Maringá: Núcleo de Prática Jurídica, desde 2010. Doutoranda em Direito pelo Unicesumar. Mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Direito pelo Unicesumar. Advogada inscrita na OAB/PR sob n. 47.045.

Leonardo Serra de Almeida Pacheco

Docentes

Advogado especialista em Direito Digital, com 20 anos de experiência na área de tecnologia e comunicações. Bacharel em Direito pela Universidade de Vila Velha – ES, nascido em 06 de agosto de 1979. Entusiasta da comunicação digital, no início dos anos 90 criou em Vila Velha – ES um BBS – Bulletin Board System, considerado como um sistema antecessor da Internet. Em 1994, participou como um dos primeiros usuários do Projeto Piloto da Internet Comercial criado pela então estatal Embratel. Formou-se em Direito, atuou na área de Direito Constitucional Tributário, sendo Membro fundador do Instituto Brasileiro de Direito Tributário Internacional – IBDTI. Fundou em 2008 o escritório de advocacia Leonardo Serra de Almeida Pacheco em Maringá – PR. Não conseguiu viver longe dos assuntos relacionados à comunicação digital e em 2010 passou a atuar exclusivamente na área de Direito relacionado à Internet, com especialização conferida pela FGV – Fundação Getúlio Vargas/SP – GVlaw em 2013. Em 2014 foi nomeado Membro da Comissão de Direito e Tecnologia da Informação OAB-PR.

Letícia Carla Baptista Rosa

Docentes

Advogada. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Cesumar – UNICESUMAR (2006). Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Mestre em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Cesumar – UNICESUMAR (2013). Doutoranda em Função Social do Direito pela Faculdade Autônoma de Direito de São Paulo. Coordenadora dos Cursos de Pós-graduação em Direito do Centro Universitário Cesumar – UNICESUMAR. Professora dos cursos de graduação em Direito da Faculdade Metropolitana de Maringá e da UNIFATECIE – Faculdade de Teconologia e Ciência do Norte do Paraná, professora dos cursos em Gestão Financeira e Secretariado Executivo (EAD) do Centro Universitário Cesumar – UNICESUMAR. Professora do Curso de Pós-graduação em Direito Civil, Processo Civil e Direito do Trabalho e do Curso de Direito Público do Centro Universitário Cesumar – UNICESUMAR, dos cursos de Pós-graduação lato sensu em Direitos Humanos na Segurança Pública, de Direito de Família na contemporaneidade e de Direito Penal da Faculdade Metropolitana de Maringá, dos curso de Pós-graduação lato sensu em Direito de Família e de Conciliação, Mediação e Arbitragem e do curso de Pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal da Universidade Paranaense – UNIPAR, Umuarama- Pr e do curso de Pós-graduação lato sensu em prática de Direito Criminal da Faculdade Arthur Thomas de Londrina-Pr. Conciliadora e mediadora judicial com formação pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

Luciana Caetano da Silva

Docentes

Doutoranda em Direito Sociambiental e sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Mestrado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2000), Especialização em Proteção jurídica ao meio ambiente, flora e fauna pela Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha) (2005) e Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1994). Professora de Direito Penal Ambiental no Curso de Especialização em Direito Penal e Processual da Universidade Estadual de Londrina- Pr e no Curso de Especialização em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Câmpus Maringá. Professora Adjunta no Curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Câmpus Maringá e Supervisora Geral para a elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso na mesma Instituição. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: direito penal, direito penal ambiental, legislação penal especial e metodologia.

Marcelo Dantas Lopes

Docentes

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1998). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil e Direito Empresarial

Marcus Geandre Nakano Ramiro

Docentes

Possui graduação em Direito e em Música pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado e Doutorado em Filosofia do Direito e do Estado pela PUCSP. Atualmente é Professor Adjunto e Coordenador dos Cursos de Direito e de Filosofia da PUCPR Câmpus Maringá, Diácono Permanente da Arquidiocese de Maringá, Pesquisador nas áreas de Ética e Justiça além de Vice-Presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB Maringá e Regente Titular do Cobra Coral de Maringá.

Mayllin Manffini

Docentes

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001). Estudou Letras – Português e Latim na UFPR (1998-2000), possui Pós-graduação em Direito Processual Civil pelo IBEJ ?- Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (2003), Pós-graduanda em Banking e Finanças pela PUC-PR (2017), membro da Comissão de Direito Bancário da OAB/PR. Recebeu em 2017 o prêmio de Menção Honrosa da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná, pelo sua relevante atuação no cenário jurídico paranaense, recebeu o prêmio Top Empresarial Nacional 2018; é atualmente mestranda em Direito Sócioeconômico pela PUC-PR, com a sua dissertação sobre a regulamentação do Bitcoin e das Criptomoedas.

Robson Luiz Santiago

Docentes

Possui Graduação em Direito (2002) e Mestrado em Direito Econômico e Social (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. É advogado privado, atuando nas áreas de Responsabilidade Civil, Direito Empresarial e Contratos. Professor dos Cursos de Negócios Internacionais e Direito no Centro Universitário Franciscano do Paraná (FAE), nas disciplinas de Direito Internacional, Direito das Obrigações, Direito dos Contratos, Direito das Relações Consumeristas, Negociação, Mediação e Arbitragem Internacional. É Mediador e Conciliador Judicial, certificado e cadastrado no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Professor Visitante da Pós Graduação em Direito Empresarial na Associação Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst) – Módulo: Princípios Contratuais Empresariais. É Professor do Curso de Direito nas disciplinas de Direito Civil – Contratos e Direitos Reais no Centro Universitário Internacional (UNINTER) e é Professor Supervisor do Núcleo de Prática Jurídica Cível do Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Tatiana Coutinho Pitta

Docentes

Possui graduação em Direito pela Universidade Cândido Mendes (2004). Especialização em direito lato sensu pela Universidade Estácio de Sá (2007). Mestrado em Ciências Jurídicas pelo CESUMAR (2013). Bolsista Capes. Professora do Centro de Ensino Superior do Paraná e da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Ex – Gerente do Programa de Proteção à Mulher Vítima de Violência da Cidade de Maringá. Advogada em Maringá.

Thomaz Jefferson Carvalho

Docentes

Doutorando em Direito pela Universidade Estácio de Sá. Mestre em Ciências Jurídicas pela UNICESUMAR. Pós-graduando "lato sensu" em Direito Eletrônico pela Universidade Estácio de Sá, Pós-graduado "lato sensu" em Direito do Trabalho pela Universidade Castelo Branco, Pós-graduado "lato sensu" em Metodologia do Ensino Superior pela UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, campus Londrina/PR e graduado em Direito pela UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, campus Arapongas/PR. Possui experiência no magistério superior nas áreas de Direitos Humanos, Direito Constitucional, Administrativo, Direito Internacional Público, Estágio Supervisionado em Trabalho e Civil, Teoria Geral do Estado e da Constituição e Direito e processo do Trabalho, Direito Empresarial.

Vitor Koki da Costa Nogami

Docentes

Possui Doutorado em Administração com ênfase em Marketing pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Foi Pesquisador Visitante (Doutorado Sanduíche) na University of Illinois at Urbana-Champaign (UIUC). Possui Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), MBA em Administração de Marketing e Propaganda pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Foi Professor Adjunto do Departamento de Administração (DAD) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e atualmente é Prof. Coordenador do Curso de Administração da PUC-PR Campus Maringá.​ Leciona as disciplinas de Comportamento do Consumidor, Pesquisa de Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing e Inovação no Mercado de Baixa Renda em diversos cursos de especialização e MBA’s como Fundação Instituto de Administração (FIA), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) e outras. Possui artigos publicados, trabalhos apresentados e avaliações de artigos realizadas em congressos e periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, Pesquisa de Mercado, Empreendedorismo, Inovação e Mercado de Baixa Renda.

Contratos Eletrônicos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Crimes Eletrônicos E A Responsabilidade Penal

Carga horária: 24 | Crédito: --

Criptomoedas E Tecnologia Blockchain

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito Das Startups

Carga horária: 12 | Crédito: --

Direito Digital, Empreendedorismo E Inovação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito Do E-trabalho

Carga horária: 12 | Crédito: --

Discurso De Ódio, Fake News, Direito Ao Esquecimento E O Ordenamento Jurídico

Carga horária: 24 | Crédito: --

E-commerce E As Relações De Consumo

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Fundamentos De Direito Digital

Carga horária: 24 | Crédito: --

Governança E Compliance Na Administração Pública

Carga horária: 24 | Crédito: --

Governança E Compliance Na Atividade Empresarial

Carga horária: 24 | Crédito: --

O Processo Civil E A Produção Probatória Digital

Carga horária: 24 | Crédito: --

Produção De Textos Acadêmicos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Propriedade Intelectual Nas Redes

Carga horária: 12 | Crédito: --

Prova Digital No Processo Penal

Carga horária: 24 | Crédito: --

Provas Digitais: Computação Forense

Carga horária: 24 | Crédito: --

Responsabilização Jurídica Na Era Digital: Procedimentos Administrativos

Carga horária: 12 | Crédito: --

TCC-Direito Digital e Compliance

Carga horária: -- | Crédito: --

Violações De Direitos E Implicações Civis

Carga horária: 12 | Crédito: --

Câmpus Maringá

A PUCPR chegou à cidade de Maringá em 2004 para ser mais do que uma instituição de ensino superior. A Universidade visa ser um agente de desenvolvimento e de difusão do saber e da cultura, atendendo às demandas da região, de passado agrícola e que hoje tem uma diversidade de atividades econômicas.

Com este intuito, a PUCPR disponibilizou à comunidade uma nova unidade, com instalações modernas e uma completa infraestrutura, mantendo a história de tradição no ensino de qualidade, com uma equipe qualificada de professores. Com localização central, o Câmpus oferece salas de aula climatizadas, rede wireless, laboratórios de informática e moderna biblioteca. Tudo isso em um amplo espaço que proporciona aos acadêmicos um ambiente propício para leitura e pesquisa.

Conheça o Câmpus
Cidade / Câmpus

Maringá - Câmpus Maringá

Modalidade

Presencial

Duração

Até 14 meses

Mensalidade

R$ 479,00

Status

Tenho Interesse