CCURSOS

Direito Corporativo

Especialização

O curso de Direito Corporativo proporciona aos participantes a compreensão das legislações no contexto empresarial. Em termos específicos, apresenta e avalia as principais ferramentas para a resolução de problemas complexos ligados aos aspectos técnicos jurídicos. O estudante, como resultado de aprendizagem, terá a competência para analisar, de modo crítico, a realidade que envolve os negócios corporativos, ou seja, o uso de instrumentos assertivos para a aplicação de soluções às demandas e necessidades da atividade empresarial.

Por que fazer na PUCPR?

O curso, por meio de metodologias ativas de aprendizagem, proporciona ao estudante a competência para analisar, de modo crítico, a realidade que envolve os negócios corporativos, ou seja, o uso de instrumentos assertivos para a aplicação de soluções às demandas e necessidades da atividade empresarial.

Público Alvo

O curso se destina aos profissionais do direito já formados (advogados, juízes, promotores, etc) e que estejam concluindo a graduação. Por seu aspecto multidisciplinar abrange ainda os diversos profissionais que atuam na área empresarial como administradores, contadores e economistas, e empresários em geral desde que possuam diploma superior.

Perfil do Egresso

O curso de Direito Corporativo atende uma demanda das organizações, ou seja, um profissional que, de modo crítico, orienta em relação ao cumprimento das normas e a capacidade de oferecer soluções rápidas, por meio dos conhecimentos jurídicos.
O profissional irá atuar, além da proteção da reputação corporativa das empresas, sob a égide de uma nova legislação civil que traz para a discussão uma crescente preocupação com os limites de compliance, além da discussão da segurança jurídica, cada vez mais se faz necessário um corpo jurídico qualificado e bem estruturado nas empresas.

Mercado de Atuação

O contexto atual dos negócios é marcado pela elevada complexidade e concorrência. Por isso, as organizações precisam, constantemente, trabalhar de modo eficiente, inclusive no que se refere às questões legais. Neste sentido, a atuação do profissional de direito corporativo tem elevada importância. Seu papel é zelar pela boa relação entre o empresário, empregados, empresa e mercado. Em outras palavras, garante que a atuação da empresa atenda todas as leis.

Herick Mardegan

Coordenação

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Maringá (1998) e mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) Campus Maringá,Maringá, professor da Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari, professor da Escola da Magistratura do Paraná e professor pós graduação do Instituto Paranaense de Ensino e Professor da Pós-Graduação da UNIFAMMA. Tem mais de 15 (quinze) anos de experiência como docente no ensino superiorcom experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Comercial e Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: direito comercial, direito civil, sociologia jurídica, direito do consumidor, sustentabilidade, direito econômico, eficácia, estado, globalização, transnacionalidade, constituição e estado e estado e transnacionalidade.

Ricardo Dantas Lopes

Coordenação

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e graduado em administração pela Universidade Estadual de Maringá (1999). Atualmente é coordenador de educação continuada e professor do curso de administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Câmpus Maringá e professor do curso de administração da Faculdade Adventista Paranaense. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, administração financeira e teoria geral da administração.

Altemar Carlos Cristiano

Docentes

Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2002)
Proprietário do Corporativa Consultoria e Instrutoria Empresarial Ltda , Brasil

Bruno Grego dos Santos

Docentes

Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa de doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e intercâmbio acadêmico na University of Notre Dame Australia. É Advogado, Professor da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Vice-Presidente da OAB Maringá. Foi Consultor da ONU no Programa das Nações Unidas para Cidades (UNHabitat), Professor Visitante nos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito da USP, delegado da Diplomacia Civil Brasileira na UNHabitat III (III Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável), Professor Visitante na University of Notre Dame Australia e Procurador Municipal, tendo realizado intercâmbio profissional na Procuradoria-Geral do Estado de Western Australia, na Francis Burt Chambers, Butcher Paull & Calder e outras grandes bancas internacionais. É membro do CEDAU – Centro de Estudos em Direito Administrativo e Urbanístico, membro do Grupo de Discussão Comparative Administrative Law Initiative da Yale Law School, membro da International Society of Public Law da New York University, membro acadêmico da Procurement Law Academic Network (Rede Acadêmica de Direito das Licitações) e membro do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública. Venceu o VII Prêmio Innovare na categoria Advocacia, a Láurea Acadêmica da Universidade Estadual de Maringá e a menção honrosa do II Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho.

Claudio Rogerio Teodoro de Oliveira

Docentes

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialização em Direito Previdenciário pelo Centro Universitário Curitiba, mestrado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá e Doutorado em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Maringá) e advogado.

Fabricio Fazolli

Docentes

Mestre em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR), Maringá ? Paraná; pós-graduado em Direito Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina ? Paraná; graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá ? Paraná. Professor e Advogado.

Henrique Cavalheiro Ricci

Docentes

Mestre e especialista em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor de Direito Tributário e de Direito Falimentar da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), campus Maringá. Advogado no Paraná e em Brasília.

Herick Mardegan

Docentes

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Maringá (1998) e mestrado em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) Campus Maringá,Maringá, professor da Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari, professor da Escola da Magistratura do Paraná e professor pós graduação do Instituto Paranaense de Ensino e Professor da Pós-Graduação da UNIFAMMA. Tem mais de 15 (quinze) anos de experiência como docente no ensino superiorcom experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Comercial e Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: direito comercial, direito civil, sociologia jurídica, direito do consumidor, sustentabilidade, direito econômico, eficácia, estado, globalização, transnacionalidade, constituição e estado e estado e transnacionalidade.

Igor Queiroz Favareto

Docentes

Pós-graduado em direito tributário e membro do IDTM – Instituto de Direito Tributário de Maringá/PR. Membro da comissão de direito aduaneiro da OAB de Maringá/PR e professor em cursos de pós-graduação.

Judith Aparecida de Souza Bedê

Docentes

Doutora em Direito pela FADISP- Faculdade Autônoma de Direito, na cidade de São Paulo (2018). Mestre em Direitos da Personalidade (2009). Pós-graduação em Direito do Trabalho e Previdenciário pelo IDCC- Instituto de Direito Constitucional e Cidadania (2013). Professora PDE em Língua Portuguesa (Mestrado próprio para servidores do Estado do Paraná-2007 a 2009). Especialista em Direito pela Escola da Magistratura do Paraná (2001). Especialista em Literatura pela UEM Universidade Estadual de Maringá (1992). Graduação em Direito pela UEM (1996-2000). Graduação em Letras pela UEM (1991). Professora da FAFIMAN- Faculdade de Ciências e Letras de Mandaguari (2015 até agora), onde é Coordenadora de TCC e vice-coordenadora do Curso de Direito. Atualmente é Coordenadora Pedagógica (Técnica Pedagógica) da disciplina de Educação Física do NRE-Maringá.

Luciana Caetano da Silva

Docentes

Doutoranda em Direito Sociambiental e sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Mestrado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2000), Especialização em Proteção jurídica ao meio ambiente, flora e fauna pela Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha) (2005) e Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1994). Professora de Direito Penal Ambiental no Curso de Especialização em Direito Penal e Processual da Universidade Estadual de Londrina- Pr e no Curso de Especialização em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Câmpus Maringá. Professora Adjunta no Curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Câmpus Maringá e Supervisora Geral para a elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso na mesma Instituição. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: direito penal, direito penal ambiental, legislação penal especial e metodologia.

Luciano Schwerdtner

Docentes

Possui graduação em Direito (1998) e mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Atualmente é professor auxiliar de ensino na graduação e na pós-graduação e Coordenador Adjunto do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Câmpus Maringá) e professor visitante na pós-graduação em Direito do Centro Educacional Integrado. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito Processual Civil, Internacional e Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Civil, Brasil, Direito Constitucional, Legislação, Direito Processual Civil e Direito Internacional.

Malu Romancini

Docentes

Sócia da Moreli & Romancini Assessoria Internacional. Sócia da OBJECTIF Consultoria Acadêmica. Mestre em Ciências Jurídicas pela Unicesumar – Centro Universitário de Maringá-PR. Pós-graduada em Direito do Estado, com ênfase em Direito Constitucional, pela Universidade Estadual de Londrina. Bacharel em Direito pela Faculdade Maringá. Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Estadual de Maringá. Pesquisadora do grupo de estudos ?Internacionalização do Direito?. É advogada atuante, especialmente na área de Direito Internacional. É membro da Comissão de Direito internacional da OAB Maringá. É membro da Rede Colaborativa CISG-Brasil. Atualmente é professora de Direito Empresarial, Direito Processual Civil e Direito Internacional na Faculdade Alvorada, em Maringá e na FAFIMAN em Mandaguari.

Marcelo Costa

Docentes

Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1997). Pós-Graduado em Direito Tributário pela Faculdade Maringá em convênio com a PUC-SP (2001). Leciona nas Faculdades Maringá desde 2001, assumiu as cadeiras de Direito Processual Civil e de Direito Tributário. Atualmente leciona a disciplina de Direito Tributário. Ministra cursos de pós-graduação na Univel em Cascavel-PR desde 2005. É membro da Comissão de Direito Tributário da Seção da OAB-PR. Advogado atuante, tem experiência em Direito Empresarial, com ênfase em Direito Tributário. É sócio da Rezende & Costa Advocacia Empresarial. Foi Diretor-Tesoureiro da OAB, Subseção de Maringá, gestão 2007-2009. Foi Delegado da CAA-OAB-Maringá, gestão 2010-2012. É Conselheiro da OAB-Maringá na gestão 2013-2015. Participa de Palestras e Debates em Congressos Jurídicos.

Marcus Geandre Nakano Ramiro

Docentes

Possui graduação em Direito e em Música pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado e Doutorado em Filosofia do Direito e do Estado pela PUCSP. Atualmente é Professor Adjunto e Coordenador dos Cursos de Direito e de Filosofia da PUCPR Câmpus Maringá, Diácono Permanente da Arquidiocese de Maringá, Pesquisador nas áreas de Ética e Justiça além de Vice-Presidente da Comissão de Educação Jurídica da OAB Maringá e Regente Titular do Cobra Coral de Maringá.

Ricardo Dantas Lopes

Docentes

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e graduado em administração pela Universidade Estadual de Maringá (1999). Atualmente é coordenador de educação continuada e professor do curso de administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Câmpus Maringá e professor do curso de administração da Faculdade Adventista Paranaense. Possui experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: contabilidade gerencial, administração financeira e teoria geral da administração.

Roberson Neri Costa

Docentes

Mestre em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá – Unicesumar; especialista em Ciências Penais pela Universidade Estadual de Maringá; graduada em Direito pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora no Centro Universitário de Maringá – Unicesumar, advogada, membro do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais e membro do Grupo de Pesquisa Tereza Rodrigues Vieira: Bioética, Direito e Estado. Ex-membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB Maringá. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Ciências Criminais, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Penal e Criminologia.

Rodrigo Eder Felicio

Docentes

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e mestrado em Programa de Mestrado em Direito pela Fundação Eurípedes Soares da Rocha (2007). Atualmente é professor da Fundação FAFIMAN (Faculdade de Ciências e Letras de Mandaguari); da Faculdade Maringá; e da FAMMA (Faculdade Metropolitana de Maringá); membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Conselho de Curso do Bacharelado em Direito da FAMMA; pesquisador da FAMMA; e profissional liberal – Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná (OAB/PR) n. 49.002. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria do Direito e do Estado, Direitos Humanos, Bioética/Biodireito e Direito Empresarial.

Vitor Ottoboni Pavan

Docentes

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2015) e Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É Mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Atualmente é advogado sócio – Advocacia Empresarial. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Direito Comercial, atuando principalmente nos seguintes temas: boa – fé objetiva, contratos e responsabilidade civil. Presidente da Comissão de Advogados em Início de Carreira e da Comissão de Responsabilidade Civil da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Maringá. Professor dos cursos de Pós Graduação da PUC/PR Campus Maringá (PR). Consultor e Parecerista.

Direito Contratual Empresarial

Carga horária: 16 | Crédito: --

Direito do Consumidor e as Corporações

Carga horária: 20 | Crédito: --

Direito do Trabalho com Ênfase Patronal

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito Econômico Empresarial

Carga horária: 16 | Crédito: --

Direito Empresarial Ambiental

Carga horária: 16 | Crédito: --

Direito Falimentar e Recuperação de Empresas

Carga horária: 16 | Crédito: --

Direito Societário e Sociedades Cooperativas

Carga horária: 16 | Crédito: --

Direito Tributário Empresarial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Estado e Instituições

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Marcas e Patentes

Carga horária: 12 | Crédito: --

Metodologia Científica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Noções de Contabilidade e Finanças

Carga horária: 16 | Crédito: --

Processo Administrativo e Judicial Tributário

Carga horária: 16 | Crédito: --

Processo do Trabalho com Ênfase Patronal

Carga horária: 24 | Crédito: --

Processo e Jurisdição

Carga horária: 24 | Crédito: --

Responsabilidade Civil e a Empresa

Carga horária: 16 | Crédito: --

TCC-Direito Corporativo

Carga horária: -- | Crédito: --

Teoria do Direito

Carga horária: 24 | Crédito: --

Teoria Geral do Direito Empresarial e Corporativo

Carga horária: 16 | Crédito: --

Títulos de Crédito e Processo de Execução (Títulos extra-judiciais)

Carga horária: 16 | Crédito: --

Câmpus Maringá

A PUCPR chegou à cidade de Maringá em 2004 para ser mais do que uma instituição de ensino superior. A Universidade visa ser um agente de desenvolvimento e de difusão do saber e da cultura, atendendo às demandas da região, de passado agrícola e que hoje tem uma diversidade de atividades econômicas.

Com este intuito, a PUCPR disponibilizou à comunidade uma nova unidade, com instalações modernas e uma completa infraestrutura, mantendo a história de tradição no ensino de qualidade, com uma equipe qualificada de professores. Com localização central, o Câmpus oferece salas de aula climatizadas, rede wireless, laboratórios de informática e moderna biblioteca. Tudo isso em um amplo espaço que proporciona aos acadêmicos um ambiente propício para leitura e pesquisa.

Conheça o Câmpus
Cidade / Câmpus

Maringá - Câmpus Maringá

Modalidade

Presencial

Duração

Até 13 meses

Mensalidade

R$ 479,00

Status

Tenho Interesse