CCURSOS

Direito civil, processual e do trabalho

Especialização / Pós-graduação

O curso de Pós-Graduação em Direito Civil, Processual e do Trabalho busca a reflexão e aprendizado do que há de mais novo e atualizado no ordenamento jurídico. Seu enfoque envolve o ontem, o hoje e o porvir, com a análise crítica sobre os projetos de leis que estão tramitando no Congresso Nacional, bem como o exame do direito sob uma visão futurística, propondo mudanças substanciais ao direito positivo. Dessa forma, buscar-se-á tratar de temas atuais nas principais áreas do ordenamento jurídico brasileiro. Pretende-se, dessa forma, despertar o senso crítico para a interdisciplinaridade fundamentada em princípios e valores.

Público Alvo

Bacharéis em Direito, advogados, promotores de justiça, juízes, delegados, procuradores, contadores e administradores que tenham interesse na área jurídica.

Luciano Schwerdtner

Coordenação

Possui graduação em Direito (1998) e mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Atualmente é professor auxiliar de ensino na graduação e na pós-graduação e Coordenador Adjunto do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Câmpus Maringá) e professor visitante na pós-graduação em Direito do Centro Educacional Integrado. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito Processual Civil, Internacional e Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Civil, Brasil, Direito Constitucional, Legislação, Direito Processual Civil e Direito Internacional.

Marcus Geandre Nakano Ramiro

Coordenação

Possui graduação em Direito e em Música pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado e Doutorado em Filosofia do Direito e do Estado pela PUCSP. Atualmente é Coordenador do Curso de Direito da PUCPR Câmpus Maringá, Regente Titular do Coral UniCesumar (do Centro Universitário de Maringá) e do Cobra Coral de Maringá além de professor nos Cursos de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do IDCC e da Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Alaercio Cardoso

Docentes

Possui especialização e mestrado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2000). Atualmente é professor assistente D da Universidade Estadual de Maringá, professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos da personalidade, responsabilidade civil, teoria geral do direito civil, biodireito, transplantes, e direitos reais.

Ana Claudia Piraja Bandeira

Docentes

Possui especialização em direito civil e processual civil pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Jurídica (1997) e mestrado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1999). Tem experiência na área de Direito.

Bruno Grego dos Santos

Docentes

Doutor em Direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, com estágio de pesquisa de doutoramento na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e intercâmbio acadêmico na University of Notre Dame, Australia. É Advogado, Professor da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Vice-Presidente da OAB Maringá. Foi Consultor da ONU no Programa das Nações Unidas para Cidades (UNHabitat), Professor Visitante nos cursos de Mestrado e Doutorado em Direito da USP, delegado da Diplomacia Civil Brasileira na UNHabitat III (III Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável), Professor Visitante na University of Notre Dame Australia e Procurador Municipal, tendo realizado intercâmbio profissional na Procuradoria-Geral do Estado de Western Australia, na Francis Burt Chambers, Butcher Paull & Calder e outras grandes bancas internacionais. É membro do CEDAU – Centro de Estudos em Direito Administrativo e Urbanístico, membro do Grupo de Discussão Comparative Administrative Law Initiative da Yale Law School, membro da International Society of Public Law da New York University, membro acadêmico da Procurement Law Academic Network (Rede Acadêmica de Direito das Licitações) e membro do Instituto Brasileiro de Advocacia Pública. Venceu o VII Prêmio Innovare na categoria Advocacia, a Láurea Acadêmica da Universidade Estadual de Maringá e a menção honrosa do II Prêmio Francisco Cunha Pereira Filho.

Claudio Rogerio Teodoro de Oliveira

Docentes

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialização em Direito Previdenciário pelo Centro Universitário Curitiba, mestrado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá e Doutorado em Filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Maringá) e advogado.

Fabia dos Santos Sacco

Docentes

Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Maringá, tendo concluído no ano de 2003. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Maringá e professora da Escola da Magistratura do Paraná desde 1998. É advogada com escritório profissional na cidade de Maringá, atuando na area de Direito, com ênfase em Direito Civil e Processo Civil. É especialista em Processo Civil e Direito Processual Civil.Atua como assessora jurídica do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Maringá.

Laert Mantovani Junior

Docentes

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1997) e mestrado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário de Maringá (2008). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, docente do Centro Universitário de Maringá, docente do Curso Solon e advogado. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.

Leandro Ferreira Bernardo

Docentes

Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (2017), mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela PUC-PR (2012), especialista em Direito Ambiental pela UNB (2010), especialista em Direito Constitucional pela PUC-PR (2008), graduado em DIREITO pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Professor em cursos de graduação e pós graduação. Procurador federal em Maringá/PR, na Procuradoria Seccional Federal em Maringá/PR (PGF/AGU).

Luciana Caetano da Silva

Docentes

Doutoranda em Direito Sociambiental e sustentabilidade pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018). Mestrado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2000), Especialização em Proteção jurídica ao meio ambiente, flora e fauna pela Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha) (2005) e Graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1994). Professora de Direito Penal Ambiental no Curso de Especialização em Direito Penal e Processual da Universidade Estadual de Londrina- PR e no Curso de Especialização em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Câmpus Maringá. Professora Adjunta no Curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – Câmpus Maringá e Supervisora Geral para a elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso na mesma Instituição. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: direito penal, direito penal ambiental, legislação penal especial e metodologia.

Luciano Schwerdtner

Docentes

Possui graduação em Direito (1998) e mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Atualmente é professor auxiliar de ensino na graduação e na pós-graduação e Coordenador Adjunto do Curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Câmpus Maringá) e professor visitante na pós-graduação em Direito do Centro Educacional Integrado. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Direito Processual Civil, Internacional e Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: Direito Civil, Brasil, Direito Constitucional, Legislação, Direito Processual Civil e Direito Internacional.

Marcel Ferreira dos Santos

Docentes

Graduado em Direito pela Universidade Paulista. Pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil pela Escola Paulista de Direito -EPD. Pós-graduado em Direito Público pela Faculdade de Direito Professor Damásio de Jesus. Mestre em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Maringá (UNICESUMAR). Atualmente é Juiz de Direito – TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público. Diretor da Escola da Magistratura (núcleo de Maringá). Membro eleito pela magistratura para compor o Comitê Gestor de Priorização do 1º Grau de Jurisdição. Membro efetivo do Conselho Fiscal e da Diretoria da Associação dos Magistrados do Estado do Paraná. Membro da Secretaria de Interiorização da Associação dos Magistrados Brasileiros. Professor da Escola da Magistratura. Professor dos cursos de Pós-graduação de Direito Civil/Processo Civil e Pós-graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Católica de Maringá – PUC.

Marcelo Dantas Lopes

Docentes

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1998). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil e Direito Empresarial

Marcos Noboru Hashimoto

Docentes

Possui Graduação e Especialização pela Faculdade de Direito de Marília (Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha, respectivamente concluídos em 1990 e 1993 – concentração em Direito Civil e Processual Civil); Especialização pelo CEU/IICS (São Paulo/SP) em Direito dos Contratos (turma de 2010); Mestrado em Direito Negocial (concentração: Direito Processual Civil) pela Universidade Estadual de Londrina (1999); e Doutorado em Direito (Linha de Pesquisa: Efetividade do Direito) à PUC/SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (núcleo de Direito Processual Civil – concluído em 2017). Advogado, atua nas áreas Cível e Criminal. Atualmente é professor universitário à PUC/PR – Pontifícia Universidade Católica, na cidade de Maringá/PR – área de Direito Público/sub-área de Direito Processual Civil (disciplinas: Tutela Provisória e Procedimentos Especiais, e Tutela Executiva) e em cursos de Extensão e Atualização sobre o novo Código de Processo Civil e de Especialização Lato Sensu em Direito Civil e Processual Civil à mesma Instituição; na Universidade Positivo Londrina (disciplinas: Processo de Conhecimento, Tutelas Provisória e Executiva e Procedimentos Especiais); no Curso de Especialização em Direito Civil e Processual Civil e MBA Executivo das Faculdades Integrado de Campo Mourão/PR; e no Curso de Especialização Lato Sensu em Advocacia e o Novo CPC – Teoria e Prática, do IDCC – Instituto de Direito Constitucional e Cidadania em Londrina/PR. No magistério, têm experiência no Direito Público e Privado – tendo lecionado na UEM, nas Faculdades Integrado de Campo Mourão, na Unipar – Campus Sede em Umuarama/PR, na Unoeste – Presidente Prudente/SP e na Fatec – Ourinhos/SP, com ênfase em Direito Processual Civil e Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Tutela Executiva, Tutelas de Urgência e Prática Processual Civil; Direito Civil: Parte Geral, Contratos, Coisas, Família e Responsabilidade Civil. Membro do Conselho Técnico Científico da Revista "Aporia Jurídica" do CESCAGE – ISSN 2358-5056, de Ponta Grossa/PR. Parecerista Ad hoc da Revista de Direito Público da Universidade Estadual de Londrina/PR (Qualis B1). Membro Efetivo da ABDPro – Associação Brasileira de Direito Processual. Membro honorário da União Ibero-Americana de Juízes. Palestrante.

Marcus Geandre Nakano Ramiro

Docentes

Possui graduação em Direito e em Música pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado e Doutorado em Filosofia do Direito e do Estado pela PUCSP. Atualmente é Coordenador do Curso de Direito da PUCPR Câmpus Maringá, Regente Titular do Coral UniCesumar (do Centro Universitário de Maringá) e do Cobra Coral de Maringá além de professor nos Cursos de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do IDCC e da Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Marice Taques Pereira

Docentes

Possui graduação em Bacharelado em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (1995). É mestre em Direitos da personalidade pelo Centro Universitário de Maringá – Cesumar (2013). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e advogada – MM advogados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho.

Vitor Ottoboni Pavan

Docentes

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá (2015) e Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É Mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Atualmente é advogado sócio – Advocacia Empresarial. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Direito Comercial, atuando principalmente nos seguintes temas: boa – fé objetiva, contratos e responsabilidade civil. Presidente da Comissão de Advogados em Início de Carreira e da Comissão de Responsabilidade Civil da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Maringá. Professor dos cursos de Pós Graduação da PUC/PR Campus Maringá (PR). Consultor e Parecerista.

Direito Coletivo do Trabalho

Carga horária: 12 | Crédito: --

Direito das Coisas e Intervenção do Estado na Propriedade Privada (2001)

Carga horária: 36 | Crédito: --

Direito das Famílias e Sucessórios

Carga horária: 24 | Crédito: --

Direito das Obrigações e Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo (2001)

Carga horária: 36 | Crédito: --

Direito Processual Civil Aplicado: Tutelas Provisórias e Especiais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Estado e Instituições

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Metodologia Científica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Processo e Jurisdição

Carga horária: 24 | Crédito: --

Processo Individual e Coletivo do Trabalho

Carga horária: 24 | Crédito: --

Recursos e Execução

Carga horária: 24 | Crédito: --

TCC-Direito Civil, Processual e do Trabalho

Carga horária: -- | Crédito: --

Teoria do Direito

Carga horária: 24 | Crédito: --

Teoria Geral dos Contratos e Contratos em Espécies

Carga horária: 36 | Crédito: --

Tópicos Avançados de Processo Civil (2001)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tutela dos Direitos Individuais e Coletivos do Trabalho

Carga horária: 24 | Crédito: --

Câmpus Maringá

A PUCPR chegou à cidade de Maringá em 2004 para ser mais do que uma instituição de ensino superior. A Universidade visa ser um agente de desenvolvimento e de difusão do saber e da cultura, atendendo às demandas da região, de passado agrícola e que hoje tem uma diversidade de atividades econômicas.

Com este intuito, a PUCPR disponibilizou à comunidade uma nova unidade, com instalações modernas e uma completa infraestrutura, mantendo a história de tradição no ensino de qualidade, com uma equipe qualificada de professores. Com localização central, o Câmpus oferece salas de aula climatizadas, rede wireless, laboratórios de informática e moderna biblioteca. Tudo isso em um amplo espaço que proporciona aos acadêmicos um ambiente propício para leitura e pesquisa.

Conheça o Câmpus
Cidade / Câmpus

Maringá - Câmpus Maringá

Modalidade

Presencial

Duração

Até 16 meses

Mensalidade

R$ 479,00

Status

Inscrições abertas