CCURSOS

Didáticas inovadoras: Aprendizagem criativa e educação maker

Especialização / Pós-graduação

Nosso cotidiano está cercado de inovações tecnológicas de diferentes potencialidades. A cada dia surgem novos gadgets (dispositivos eletrônicos portáteis) para auxiliar as pessoas em atividades cotidianas, sejam elas do trabalho, dos relacionamentos ou de novas aprendizagens.
Este curso visa apresentar propostas capazes de apoiar o desenvolvimento necessário, em todas as áreas, de uma postura de aprendente, sabendo que o aprender está vinculado ao processo ao longo da vida.
A proposta deste curso é oferecer espaços de vivências, de reflexão-ação, sobre as estratégias didático-pedagógicas-tecnológicas inseridas em cenários inovadores valorizando a integração de tecnologias como recursos didáticos capazes de ampliar as possibilidades de aprendizagem presencial ou virtualmente.
O curso pretende, ainda, contribuir para o estabelecimento das bases para a formação integral e integrada das pessoas, por meio da inserção de tecnologias que permitam a ampliação da autonomia, da criatividade, da criticidade, de valores éticos, sociais e humanos, relevantes no mundo contemporâneo.

Por que fazer Didáticas Inovadoras: Aprendizagem Criativa, Coreografada e Maker na PUCPR?

O curso possui em sua concepção o diferencial proporcionando oportunidades para que os estudantes aprofundem seus conhecimentos ancorados numa proposta investigativa, que se desenvolve em uma abordagem complexa a respeito da educação digital.
• Aprofundar os conhecimentos ancorados numa consciência investigativa, que desenvolvam uma abordagem complexa a respeito da educação digital.
• Consolidar uma rede de aprendizagem, por meio do diálogo, para a troca de experiências e informações que ajudem a compreender o papel das tecnologias e das inovações no dia a dia das pessoas, por meio de temas disruptivos, como: inteligência artificial, humanidades digitais, soft skills, entre outras.
• Criar e desenvolver propostas para aprendizagem ao longo da vida, levando em consideração as inovações tecnológicas e sua influência nas relações socioemocionais.
• Gerenciar e elaborar projetos diferenciados para ambientes: educativos, coorporativos e institucionais, com base no movimento criativo, Maker e STEAM.
• Participar de grupos interdisciplinares, na estruturação de projetos de ensino, treinamento e formação continuada, levando em consideração o ser integral (soft skills e o corpo).

Público-alvo

Profissionais de diferentes áreas de Graduação e demais interessados em uma visão diferenciada do processo de aprender e ensinar em um mundo em constante transformação, de forma crítica, criativa e inovadora, ampliando as possibilidades de atuação e de crescimento profissional, desenvolvendo soft skills, aprendizagem criativa e o conhecimento do ser numa perspectiva Maker.

Mercado de atuação:

A educação em transformação é uma consequência direta da Revolução Industrial 4.0, que alguns pesquisadores já indicam estar no momento 5.0. É imprescindível que os agentes da educação, assim como gestores e empreendedores, empresários e demais profissionais inseridos neste contexto diferenciado reflitam sobre a disrupção atual, para conseguir acompanhar e incorporar as demandas resultantes das novas tecnologias e aprimorar o processo de aprendizagem ao longo da vida.

Este curso pode conter até 20% da sua carga horária de disciplinas, aulas ou interações online.

DOUTORADO

Katia Ethienne Esteves dos Santos

Coordenação | Lattes

Pós doutoranda em Educação PUCPR, Doutora em Educação – Tema Educação Híbrida (2018) e Mestre em Educação – tema Educação a Distância (2012), pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santo André (1988), graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Santo André (1993) e especialização em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou como Coordenadora de Ensino – EAD na Universidade Positivo e como Coordenadora Pedagógica na área de Desenvolvimento, EAD e Pesquisa – Positivo Informática Tecnologia Educacional. Educadora há mais de 30 anos, tem experiência na área de Educação Básica, Educação Digital

DOUTORADO

Cloves Antonio de Amissis Amorim

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989).Especialista em Didática pela PUCPR (1991), Especialista em Bioética pela PUCPR (2003). Mestrado em Educação PUCPR (2012). Doutor em Educação – PUCPR(2017). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar (Psico-Oncologia), Psicologia da Religião e da Espiritualidade, na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Análise Experimental do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas:Bioética, Bullying, Sindrome de Burnout, Estresse em professores e em Enfermeiros..Editor da Revista Psicologia Argumento.

Dagmar Heil Pocrifka Bley

Docentes

Edna Liz Prigol

Docentes

MESTRADO

Fernanda Cristini Chiafitela Loch

Docentes

Formada em Licenciatura em Educação Física (2015) e Mestrado em Tecnologia em Saúde (2018), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Atualmente é Professora Tutora do curso de Educação Física na PUCPR, e cursa Especialização em Psicomotricidade e Desenvolvimento Humano, na mesma instituição. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: análise e processamento de dados vinculados a saúde, utilizando técnicas de Inteligência Artificial (IA), uso de mineração de dados e processos para a análise do movimento humano e comportamento motor, bem como, psicomotricidade funcional. Atualmente também pesquisa sobre o uso da IA na área da Educação.

DOUTORADO

Jacques de Lima Ferreira

Docentes | Lattes

Pós-Doutor pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal, Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Tecnologia em Saúde – Mestrado Interdisciplinar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Licenciado em Pedagogia e Biologia. Graduado em Medicina Veterinária. Tem experiência em Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Meios Tecnológicos na ação Docente e Mediação Pedagógica.

DOUTORADO

Katia Ethienne Esteves dos Santos

Docentes | Lattes

Pós doutoranda em Educação PUCPR, Doutora em Educação – Tema Educação Híbrida (2018) e Mestre em Educação – tema Educação a Distância (2012), pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santo André (1988), graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Santo André (1993) e especialização em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou como Coordenadora de Ensino – EAD na Universidade Positivo e como Coordenadora Pedagógica na área de Desenvolvimento, EAD e Pesquisa – Positivo Informática Tecnologia Educacional. Educadora há mais de 30 anos, tem experiência na área de Educação Básica, Educação Digital

Luciano Gamez

Docentes

Manuelle Pereira da Costa Simeão

Docentes

Maria Paula Mansur Mäder

Docentes

DOUTORADO

Raquel Pasternak Glitz Kowalski

Docentes

Thais Eastwood Vaine

Docentes

Aprendizagem Criativa e suas Potencialidades

Carga horária: 24 | Crédito: --

(Online com aulas ao vivo) Coreografias Didáticas

Carga horária: 24 | Crédito: --

(Online com aulas ao vivo) Postura STEAM, integração das ciências e artes

Carga horária: 24 | Crédito: --

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Competências Digitais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Criação de recursos educacionais digitais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Cultura Maker

Carga horária: 24 | Crédito: --

Educação Divertida e Diversão Educativa

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Hard Skills e Soft Skills

Carga horária: 24 | Crédito: --

Inteligência Artificial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologias ativas e tecnologias digitais no século XXI

Carga horária: 24 | Crédito: --

Storytelling e Processos Criativos de Roteirização

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 15 meses

Mensalidade

R$ 335,00

Status

Inscrições encerradas