CCURSOS

Didáticas inovadoras: Aprendizagem criativa e educação maker
Novo

Especialização / Pós-graduação

Nosso cotidiano está cercado de inovações tecnológicas de diferentes potencialidades. A cada dia surgem novos gadgets (dispositivos eletrônicos portáteis) para auxiliar as pessoas em atividades cotidianas, sejam elas do trabalho, dos relacionamentos ou de novas aprendizagens.
Este curso visa apresentar dispositivos didáticos capazes de apoiar o desenvolvimento necessário, em todas as áreas, de uma postura de aprendente, sabendo que o aprender está vinculado ao processo de uma vida toda.
A proposta deste curso é oferecer espaços de vivências, de reflexão-ação, sobre as estratégias didático-pedagógicas-tecnológicas inseridas em cenários inovadores valorizando a integração de tecnologias como recursos didáticos capazes de ampliar as possibilidades de aprendizagem presencialmente ou virtualmente.
O curso pretende, ainda, contribuir para o estabelecimento das bases para a formação integral e integrada das pessoas, por meio da inserção de tecnologias que permitam a ampliação da autonomia, da criatividade, da criticidade, de valores éticos, sociais e humanos, relevantes no mundo contemporâneo.

Por que fazer na PUCPR?

Aprofundar os conhecimentos ancorados numa consciência investigativa, que desenvolvam uma abordagem complexa a respeito da educação digital.
Consolidar uma rede de aprendizagem, por meio do diálogo, para a troca de experiências e informações que ajudem a compreender o papel das tecnologias e das inovações no dia a dia das pessoas, por meio de temas disruptivos, como: inteligência artificial, humanidades digitais, soft skills, entre outras.
Criar e desenvolver propostas para aprendizagem ao longo da vida, levando em consideração as inovações tecnológicas e sua influência nas relações socioemaocionais.
Gerenciar e elaborar projetos diferenciados para ambientes, coorporativos e institucionais, com base no movimento criativo, maker e STEAM.
Participar de grupos interdisciplinares, na estruturação de projetos de ensino, treinamento e formação continuada, levando em consideração o ser integral (soft skills e o corpo).

Público Alvo

Profissionais de diferentes áreas de Graduação e demais interessados em uma visão diferenciada do processo de aprender e ensinar em um mundo em constante transformação, de forma crítica, criativa e inovadora, ampliando as possibilidades de atuação e de crescimento profissional, desenvolvendo soft skills, aprendizagem criativa e o conhecimento do ser numa perspectiva maker.

Mercado de atuação:

A educação em transformação é uma consequência direta da Revolução Industrial 4.0, que alguns pesquisadores já indicam estar no momento 5.0. É imprescindível que os agentes da educação, assim como gestores e empreendedores, empresários e demais profissionais inseridos neste contexto diferenciado reflitam sobre a disrupção atual, para conseguir acompanhar e incorporar as demandas resultantes das novas tecnologias e aprimorar o processo de aprendizagem ao longo da vida.

Katia Ethienne Esteves dos Santos

Coordenação

Edna Liz Prigol

Docentes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987). Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) na linha de Teorias e Práticas Educacionais e Formação de Professores. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR 2014-2018). Atualmente bolsista de estágio Pós-Doutoral (CAPES) em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Gestora de instituição da Educação Básica durante 25 anos. Atuação na área de Gestão de pessoas. Coaching. Consultora Pedagógica. Docente da Educação Superior desde 2001. Áreas de atuação: Didática, Metodologia da Educação Superior, Avaliação, Educação Infantil e Tecnologias Educacionais. Temas de investigação: formação continuada, prática pedagógica, complexidade e transdisciplinaridade.

Fernanda Cristini Chiafitela Loch

Docentes

Geovani Viola Moretto Mendes

Docentes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.

Jacques de Lima Ferreira

Docentes

Katia Ethienne Esteves dos Santos

Docentes

Marilda Aparecida Behrens

Docentes

Patricia Lupion Torres

Docentes

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. .Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância. Diretora de EAD da Pró-reitoria de Extensão e Comunitária no período de 2005 a 2009. Coordenadora responsável pelo setor de avaliação e pesquisa do Centro de Educação a Distância da PUC-PR no período de 2002 a 2003. Professora da UFSC nos programas de Mestrado em Mídia e Conhecimento no período de 1999 a 2002. Gestora de projetos de utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para oferta de disciplinas a distância em cursos superiores. Diretora da área de Educação da PUCPR no período de 1995 a 1999 e de 2003 a 2005. Membro do conselho diretor da PUCWEB no período de 2003 a 2005.Coordenadora do curso de Pedagogia no período de 2010 a 2014. Possui livros e capítulos de livros publicados na Republica Dominicana, no Peru, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Colômbia, no México, em Portugal, e no Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, formação profissional, formação de professores, educação superior.

Raquel Pasternak Glitz Kowalski

Docentes

Aprendizagem Criativa e suas Potencialidades

Carga horária: 24 | Crédito: --

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Competência Digital

Carga horária: 24 | Crédito: --

Coreografias Didáticas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Cultura Maker

Carga horária: 24 | Crédito: --

Educação Divertida e Diversão Educativa

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Hard Skills e Soft Skills

Carga horária: 24 | Crédito: --

Inteligência Artificial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologias Ativas e Tecnologias Digitais no Contexto da Educação no Século XXI

Carga horária: 24 | Crédito: --

Postura Steam: uma nova visão da integração das Ciências e das Artes

Carga horária: 24 | Crédito: --

Storytelling e Processos Criativos de Roteirização

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tecnologias Digitais e Aprendizagem em Dispositivos Móveis

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 12 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Inscrições abertas