CCURSOS

Design Thinking x Design Estratégico

Especialização

Utilizar o design como forma de encontrar soluções para os mais diferentes problemas é a principal habilidade desenvolvida na pós-graduação em Design Thinking da PUCPR. Os estudantes aprimoram suas capacidades pensando nos cenários futuros e tendo as pessoas como foco.

Conceitos como experiência do usuário, tendências, inovação, design estratégico e de serviços são essenciais para a atuais de profissionais voltados à busca de inovação em produtos e serviços.

Por que escolher a especialização em Design Thinking da PUCPR?

A especialização em Design Thinking apresenta um contexto real do mercado de trabalho. Por isso, é voltado à aplicação de práticas para resolução de problemas. Além disso, trabalha diversas metodologias que promovem aprendizagem ativa dos conteúdos teóricos pelos acadêmicos.

Até mesmo o trabalho de conclusão de curso da Escola de Arquitetura e Design consiste no desenvolvimento de um projeto integrado prático. Nele, estudantes, durante uma semana intensiva, devem resolver um problema proposto oferecendo uma solução holística, procurando compreender os fenômenos na sua totalidade e globalidade.

Para dar suporte ao desenvolvimento de atividades, entre as estruturas disponíveis estão os Laboratórios de Modelos (Maquetaria), Lab Maker, Laboratório de Usabilidade e Laboratório de Experiências do Futuro.

Público Alvo

Profissionais, gestores e empreendedores interessados em gerir negócios com inovação e criatividade, aplicando processos, técnicas e conceitos de design são o público esperado na especialização em Design Thinking. A oferta também se estende para profissionais atuantes que buscam aprimorar sua qualificação nas áreas de metodologia projetual para solução de problemas e gestão.

Ao final do curso, os estudantes poderão aplicar estrategicamente a observação, obtenção, seleção, monitoramento, gerenciamento e aplicação de tendências nos mais diferentes meios e formatos. Empresas de moda, design, comunicação e marketing são alguns dos cenários de atuação. Também é possível atuar de forma autônoma, prestando consultoria de monitoramento de tendências, produzindo pesquisas e relatórios na área.

Qual o perfil de um estudante de Design Thinking?

É preciso que o estudante de Design Thinking seja atento às mudanças constantes do mercado globalizado e sempre pronto a se adaptar às demandas de produtos e serviços. Buscam-se perfis de visionários, que consigam se antecipar às necessidades dos consumidores.

Taisa Vieira Sena

Coordenação

Claudio Thiele Machado da Fonseca

Docentes

Felipe Machado de Souza

Docentes

Gabriela Garcez Duarte

Docentes

Paula Foletto Abbas

Docentes

Taisa Vieira Sena

Docentes

Ateliê Projetual

Carga horária: 54 | Crédito: --

Business Design

Carga horária: 18 | Crédito: --

Design de Serviços

Carga horária: 24 | Crédito: --

Design Thinking

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Etnografia – Antropologia e Design

Carga horária: 13 | Crédito: --

Experiência do usuário (UX)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Fundamentos do Branding

Carga horária: 13 | Crédito: --

Introdução ao Design Estratégico

Carga horária: 12 | Crédito: --

Liderança Inovativa

Carga horária: 12 | Crédito: --

Pensamento Sistêmico e Metadesign

Carga horária: 13 | Crédito: --

Pesquisa em Design

Carga horária: 13 | Crédito: --

Processos de Inovação

Carga horária: 12 | Crédito: --

Projeto de Design Disruptivo: TCC Integrado

Carga horária: 54 | Crédito: --

Psicologia do Consumo e Arquétipos

Carga horária: 13 | Crédito: --

Semiótica e Significação

Carga horária: 13 | Crédito: --

TCC-Design Thinking x Design Estratégico

Carga horária: -- | Crédito: --

Tendências Teoria e Conceitos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Visual Thinking

Carga horária: 12 | Crédito: --

Escola de Arquitetura e Design

A Escola de Arquitetura e Design da PUCPR forma profissionais inovadores, criativos, críticos, colaborativos, pesquisadores e empreendedores para atuar no meio em que vivem, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade justa e sustentável, visando ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas.

Os desafios do progresso exigem profissionais cada vez mais perceptivos e inovadores para conceber as novas formas e os rumos da nossa evolução. Agentes de transformação, que harmonizam a sensibilidade para identificar problemas e desenvolver soluções com a ousadia para propor novas alternativas. São profissionais com capacidade de diagnosticar, argumentar, determinar critérios, planejar e elaborar estratégias, desenvolver projetos e pesquisas e finalizar propostas criativas.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 13 meses

Mensalidade

R$ 740,00

Status

Insc. abertas / Confirmado