CCURSOS

Desafios e Oportunidades na Produção de Bovinos
Novo

Especialização / Pós-graduação

O Brasil e, especialmente, o Paraná tem se destacado nas soluções tecnológicas aplicadas à
produção de bovinos de leite e de corte que vem crescendo de forma expressiva nos últimos anos.
A expansão da produção tecnificada vem provocando investimentos em soluções tecnológicas para toda a cadeia produtiva, nas áreas de nutrição, alimentação, de ordenha e gerenciamento. Esse movimento amplia a busca por profissionais habilitados, com domínio de conhecimento teórico aplicado às necessidades práticas da cadeia produtiva e que possam atender às oportunidades em empresas de nutrição, de genética, de sistemas de ordenha, de consultoria geral e de fazendas, com visão integral da produção de bovinos.

Por que fazer Desafios e Oportunidades na Produção de Bovinos na PUCPR?

O curso semipresencial é composto por 4 módulos para proporcionar ao estudante uma formação completa na área de produção de bovinos de leite e corte e capacitá-lo para superar os novos desafios desse mercado.
Os 4 módulos – (1) Gestão de rebanhos bovinos; (2) Conceitos de nutrição básica e suplementação; (3) Manejo alimentar e formulação de dietas; e (4) Otimização dos recursos genéticos, gestão de desempenho reprodutivo de rebanhos e aplicação do bem-estar em bovinos leiteiros – são compostos por 3 disciplinas de 24h cada, além de 12h dedicadas a um Desafio de Aplicação (preferencialmente presencial). Cada uma das disciplinas é realizada em parte de forma presencial e parte via webconferência, com exceção da cadeira de Ética, que tem toda a carga online.

Público-alvo

O curso destina-se a profissionais graduados nas áreas de medicina veterinária, agronomia e zootecnia, com experiência ou não nas áreas de produção de bovinos, bem como empreendedores e produtores que buscam aprofundar conhecimento e agregar visão especializada à gestão de rebanhos.

Mercado de atuação

O egresso dessa especialização é um profissional preparado para responder aos desafios do mercado da bovinocultura de leite e de corte e capacitado para atuar no gerenciamento de rebanhos bovinos; interpretar e aplicar práticas de gestão zootécnica em sistemas de ordenha robotizada; executar práticas de manejo alimentar, notadamente em sistemas de ordenha robotizada; formular suplementos e dietas; e analisar e interpretar índices zootécnicos ligados à performance reprodutiva, ao bem-estar e ao melhoramento genético de bovinos.

Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.

DOUTORADO

Andre Ostrensky

Coordenação

DOUTORADO

Andre Ostrensky

Docentes

DOUTORADO

Anor Sganzerla

Docentes

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016-2019. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É membro do Centro Hans Jonas Brasil; É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.

MESTRADO

Deivid Roni Ribeiro

Docentes

MESTRADO

Giancarlo Negro

Docentes

MESTRADO

Jorge Henrique Carneiro

Docentes

MESTRADO

Marcio Saporski Segui

Docentes

Mikael Neumann

Docentes

Rodrigo de Almeida

Docentes

DOUTORADO

Tiago Andre Frigotto

Docentes

Conceitos aplicados de bem-estar em rebanhos bovinos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Formulação de dietas em bovinos leiteiros

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão da reprodução de rebanhos: monitoramento de índices reprodutivos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão de informações em rebanhos leiteiros, com ênfase em sistemas de ordenha robotizada

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão de rebanhos bovinos de corte

Carga horária: 24 | Crédito: --

Introdução à nutrição de bovinos: bases da anatomia e fisiologia. Carboidratos. Proteínas.

Carga horária: 24 | Crédito: --

Lipideos. Energia. Vitaminas. Aditivos.

Carga horária: 24 | Crédito: --

Manejo alimentar em bovinos leiteiros.

Carga horária: 24 | Crédito: --

Manejo alimentar em vacas em lactação e em bovinos de corte (ênfase em confinamento)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Melhoramento genético de bovinos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Práticas de acasalamento de bovinos leiteiros e aplicação de protocolo de bem-estar

Carga horária: 12 | Crédito: --

Práticas de formulação de suplementos e dietas para bovinos de corte.

Carga horária: 12 | Crédito: --

Práticas de manejo e de gestão de informações em sistema de ordenha robotizada

Carga horária: 12 | Crédito: --

Práticas de manejo em sistemas de ordenha robotizada.

Carga horária: 12 | Crédito: --

Princípios e manejo de ordenha convencional e de ordenha robotizada

Carga horária: 24 | Crédito: --

Suplementação e formulação de dietas em bovinos de corte.

Carga horária: 24 | Crédito: --
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 18 meses

Mensalidade

R$ 650,00

Status

Inscrições abertas