cookie __utmz não existe
CCURSOS

Copywriting e Escrita Digital

Especialização / Pós-graduação

O curso de Pós-Graduação em Copywriting e Escrita Digital tem como foco principal fomentar a produção de textos e a geração de conteúdo para os mais diversos formatos e interfaces digitais, nos quais a escrita é o primeiro e um dos mais importantes passos. A especialização busca aprimorar todas as habilidades e competências relacionadas ao profissional que atua diariamente com a escrita em empresas de comunicação, canais de mídia ou influência, editoras e afins, oferecendo conhecimentos em gênero, linguagem, argumentação, criatividade e mídias.

Por que fazer Copywriting e Escrita Digital na PUCPR?

Produzir textos criativos se tornou uma competência primordial com os ambientes cada vez mais variados da internet, nos quais a interação e o relacionamento entre pessoas e empresas é cotidiano. Redes sociais, blogs empresariais ou pessoais, canais de YouTube e outras ferramentas de impacto na comunicação digital passam, antes de tudo, pela escrita.
Pensando nisso, o curso de Pós-Graduação em Copywriting e Escrita Digital da PUCPR foi criado a partir de quatro eixos estruturais: o primeiro deles, Economia Criativa, no qual o foco é o desenvolvimento de soft skills necessárias para a atuação no mercado de forma estratégica e inovadora. Na sequência o eixo de Portfólio, fazendo uso de módulos que fomentam a criatividade e a produção do estudante por meio de projetos inovadores em diferentes linguagens e meios de aplicação. O terceiro eixo é o de Expertise, no qual serão exploradas narrativas e técnicas experimentais, visando uma expansão do repertório pessoal. E, por fim, o eixo de Negócios, em cujas produções do estudante são analisadas a partir da exposição dos conteúdos produzidos ao mercado. Cada módulo é composto por quatro disciplinas que seguem uma sequência de conhecimentos, da formação/expansão de repertório para a prática e experimentação, e concluído com uma situação problema na qual o estudante põe em prática, de forma conjunta, os temas estudados em cada uma das disciplinas.

Enquanto a realização dos encontros presenciais não for possível em função da pandemia da COVID-19, as disciplinas do curso serão ministradas de forma remota, por web conferência ao vivo, com atividades interativas entre os estudantes e professores, assim como ocorre em ambiente presencial. Você terá à sua disposição diversas ferramentas tecnológicas para suporte ao andamento das atividades, além de apoio no período de aulas com feedbacks coletivos e individuais, por parte dos professores, por meio das plataformas digitais.

Público-alvo

O curso é voltado para profissionais do texto, redatores, revisores, produtores de conteúdo, copywriters, escritores, influencers e outros interessados na escrita especialmente em ambientes digitais, com formação em áreas como Comunicação, Publicidade e Propaganda, Design, Jornalismo, Relações Públicas, Tecnologia, entre outras.

Mercado de atuação

Ao concluir o curso, o profissional poderá atuar de forma efetiva na produção de conteúdos para os mais variados ambientes digitais, em diferentes interfaces e formatos, especialmente por meio da produção textual escrita: vídeos, podcasts, e-books, blogs, apps, sites, projetos, campanhas e outros, além de gerenciar e coordenar equipes que atuem nessa área dentro de empresas, start ups, agências de publicidade, editoras e afins.

MESTRADO

Fernanda Brandalise Bogoni

Coordenação

Formada em Publicidade e Propaganda, pós graduada em Marketing e mestre em Linguagem e Tecnologia. Atua nas áreas de comunicação, marketing e produção de textos há 20 anos, por isso, já trabalhou com clientes dos mais variados segmentos do mercado. É apaixonada pela escrita e pela leitura, duas formas tão distintas e complementares de criar e encantar pessoas.

MESTRADO

Aguilar Selhorst Junior

Docentes

Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade do Paraná (2001) e mestrado em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade do Paraná (2008). Atualmente é designer – Megabox Design Ltda. e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: design de produtos, prototipagem rápida e gestão do design

DOUTORADO

Daniel Pala Abeche

Docentes

Daniel Pala Abeche é doutor em Filosofia pela PUCPR, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUCSP e bacharel em Propaganda, Publicidade e Criação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou no mercado de comunicação e marketing de São Paulo por mais de 10 anos em agências, veículos e departamentos empresariais. Já trabalhou com diversas grandes marcas e foi partner de duas startups de comunicação. Hoje é professor da Escola de Belas Artes (PUCPR), professor convidado em cursos de especialização em outras instituições, escritor, pesquisador e consultor.

MESTRADO

Fernanda Brandalise Bogoni

Docentes

Formada em Publicidade e Propaganda, pós graduada em Marketing e mestre em Linguagem e Tecnologia. Atua nas áreas de comunicação, marketing e produção de textos há 20 anos, por isso, já trabalhou com clientes dos mais variados segmentos do mercado. É apaixonada pela escrita e pela leitura, duas formas tão distintas e complementares de criar e encantar pessoas.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Jonatan Rafael da Silva

Docentes

DOUTORADO

Kleber Bez Birolo Candiotto

Docentes

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016), graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia, filosofia da mente, subjetividade, materialismo e ciências cognitivas.

MESTRADO

Leandro Tadeu Catapam

Docentes

Atua como designer e diretor de arte em vários materiais gráficos do âmbito cultural da cidade de Curitiba e também como professor do ensino
superior.  Mestre em Design pela UFPR faz parte do corpo docente do curso de graduação em Design e de cursos de especialização da PUC-PR, além de orientar projetos de iniciação científica. Desde 2015, dedica-se à pesquisa artística em colagem, gifs e mininarrativas, participando de várias exposições nesse sentido, incluindo a produção de um videoclipe com tais técnicas. Na atualidade, cursa o doutorado em Design da UFPR, abordando temas de pesquisa voltados às visualidades e discursos produzidos no design e por meio dele, o pós-modernismo gráfico, os processos analógicos e digitais e as mediações por instrumentos.

MESTRADO

Rodrigo Engelbert

Docentes

Graduado em Publicidade e Propaganda (UFPR), Mestre em Teoria Literária com ênfase em Escrita Criativa (UNIANDRADE) e Doutorando em Comunicação (UFPR).
Atua há 26 anos na área de criação publicitária, em agências tanto de mídia tradicional, como de live marketing e de comunicação digital.
Ganhou diversos prêmios regionais, nacionais e internacionais, entre eles: Cannes Lions, Clio Awards, NY Festival, Globes Awards, Prémio Lusófonos de Criatividade e Colunistas.
Atualmente é Diretor de Criação da Driven.CX, uma das agências líderes no segmento de transformação digital, atuando desde a fase de consultoria, passando pelo desenvolvimento de lojas de e-commerce, até ações e campanhas de performance digital.

Argumentação, retórica, texto e edição

Carga horária: 24 | Crédito: --

Copywriting e UX Experience

Carga horária: 24 | Crédito: --

Design Thinking (metodologia)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Disciplina Certificadora: Expertise

Carga horária: 12 | Crédito: --

Disciplina Certificadora: Negócios

Carga horária: 12 | Crédito: --

Disciplina Certificadora: Portfólio

Carga horária: 12 | Crédito: --

Escrita criativa: conceitos e Fundamentos

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Habilidades empreendedoras e inovação – Slash

Carga horária: 24 | Crédito: --

Inteligência criativa para resolução de problemas – Slash

Carga horária: 24 | Crédito: --

Inteligência emocional para tomada de decisão – Slash

Carga horária: 24 | Crédito: --

Jornada da experiência

Carga horária: 24 | Crédito: --

Marketing de conteúdo e Branded Content

Carga horária: 24 | Crédito: --

Narrativas criativas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Narrativas e ficções: elementos e estruturas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Relacionamento, engajamento e comunidades

Carga horária: 24 | Crédito: --

Resultado de aprendizagem – Slash

Carga horária: 12 | Crédito: --
sConcordo com a utilização dos meus dados pessoais coletados no presente formulário, para a finalidade de identificar minha solicitação e receber retorno do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.sQuero receber conteúdos exclusivos e ofertas personalizadas do Grupo Marista, de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Belas Artes

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online - Ao Vivo

Duração

12 meses

Mensalidade

R$ 700,00

Status

Inscrições abertas