O mundo contemporâneo é complexo e, motivado pelo advento da tecnologia, não apenas tem dado espaço para o surgimento de novas profissões e modelos de negócio, como vem impondo uma necessidade constante de transformação nas mais básicas áreas do conhecimento. É o caso da educação, ambiente no qual professores e instituições compreendem a necessidade de adaptação, mas nem sempre sabem por onde começar.
É para esse contexto que o curso de Complexidade e Transdisciplinaridade na Formação Docente Integral da PUCPR apresenta disciplinas que ultrapassam a oferta comum e apontam para a discussão de assuntos que parecem distantes ou desafiadores, visando formar profissionais questionadores e prontos para transformar seu jeito de aprender e ensinar.
Por que fazer Complexidade e Transdisciplinaridade na Formação Docente Integral na PUCPR?
O pensamento complexo tem sido indicado como uma via de transformação da realidade, no entanto, exige a reformulação do pensamento. Com foco nesse objetivo, o curso propõe estudos que propiciem a aproximação do pensamento complexo, o entendimento sobre a sua relação com a educação, o questionamento da própria prática, bem como, o significado da educação dando abertura para a formação dos professores com base numa pedagogia complexa e na transdisciplinaridade.
Por meio de subsídios teóricos e práticos, o curso desenvolve no estudante a capacidade de reconhecimento da importância de questionar e reconstruir tanto a sua forma de ver o mundo quanto o modo de aprender e ensinar. O que vem ao encontro da demanda de uma educação capaz de formar pessoas atuantes na sociedade e responsáveis pelas mudanças e transformações de contexto.
A especialização em Complexidade e Transdisciplinaridade na Formação Docente Integral da PUCPR é uma pós-graduação voltada a professores atuantes desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.
Mercado de atuação
O especialista egresso desse curso é um profissional capaz de desenvolver sua prática pedagógica à luz da epistemologia da Complexidade. Está habilitado a atuar sob uma concepção complexa de indivíduo, sociedade, natureza, escola, currículo, gestão, ensino e formação continuada de professores, além de desenvolver investigação sobre sua prática pedagógica.
Doutora em Educação. Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia, formações realizadas na PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Magistério Superior IBPEX. Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior UNIDERP. Experiência como professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Superior e Pós-Graduação. É voluntária assistencial na coordenação pedagógica em escola da educação básica. Palestrante de diversos temas na área da educação. Experiência na docência no ensino presencial e na Educação a Distância (EAD). Membro do Grupo de Pesquisa: Paradigmas Educacionais, Formação de Professores e Prática Pedagógica com Tecnologias Educacionais na PUCPR.
Pós doutoranda em Educação PUCPR, Doutora em Educação – Tema Educação Híbrida (2018) e Mestre em Educação – tema Educação a Distância (2012), pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santo André (1988), graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Santo André (1993) e especialização em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou como Coordenadora de Ensino – EAD na Universidade Positivo e como Coordenadora Pedagógica na área de Desenvolvimento, EAD e Pesquisa – Positivo Informática Tecnologia Educacional. Educadora há mais de 30 anos, tem experiência na área de Educação Básica, Educação Digital