CCURSOS

Complexidade e transdisciplinaridade na formação docente integral
Novo

Especialização / Pós-graduação

O mundo contemporâneo é complexo e, motivado pelo advento da tecnologia, não apenas tem dado espaço para o surgimento de novas profissões e modelos de negócio, como vem impondo uma necessidade constante de transformação nas mais básicas áreas do conhecimento. É o caso da educação, ambiente no qual professores e instituições compreendem a necessidade de adaptação, mas nem sempre sabem por onde começar.

É para esse contexto que o curso de Complexidade e Transdisciplinaridade na Formação Docente Integral da PUCPR apresenta disciplinas que ultrapassam a oferta comum e apontam para a discussão de assuntos que parecem distantes ou desafiadores, visando formar profissionais questionadores e prontos para transformar seu jeito de aprender e ensinar.

Por que fazer Complexidade e Transdisciplinaridade na Formação Docente Integral na PUCPR?

O pensamento complexo tem sido indicado como uma via de transformação da realidade, no entanto, exige a reformulação do pensamento. Com foco nesse objetivo, o curso propõe estudos que propiciem a aproximação do pensamento complexo, o entendimento sobre a sua relação com a educação, o questionamento da própria prática, bem como, o significado da educação dando abertura para a formação dos professores com base numa pedagogia complexa e na transdisciplinaridade.
Por meio de subsídios teóricos e práticos, o curso desenvolve no estudante a capacidade de reconhecimento da importância de questionar e reconstruir tanto a sua forma de ver o mundo quanto o modo de aprender e ensinar. O que vem ao encontro da demanda de uma educação capaz de formar pessoas atuantes na sociedade e responsáveis pelas mudanças e transformações de contexto.

Público-alvo

A especialização em Complexidade e Transdisciplinaridade na Formação Docente Integral da PUCPR é uma pós-graduação voltada a professores atuantes desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

Mercado de atuação

O especialista egresso desse curso é um profissional capaz de desenvolver sua prática pedagógica à luz da epistemologia da Complexidade. Está habilitado a atuar sob uma concepção complexa de indivíduo, sociedade, natureza, escola, currículo, gestão, ensino e formação continuada de professores, além de desenvolver investigação sobre sua prática pedagógica.

Líliam Maria Born Martinelli

Coordenação

Edna Liz Prigol

Coordenação

DOUTORADO

Barbara Raquel do Prado Gimenez Correa

Docentes

Doutora em Educação. Mestre em Educação. Graduada em Pedagogia, formações realizadas na PUCPR – Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Magistério Superior IBPEX. Especialista em Formação Docente para o Ensino Superior UNIDERP. Experiência como professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Superior e Pós-Graduação. É voluntária assistencial na coordenação pedagógica em escola da educação básica. Palestrante de diversos temas na área da educação. Experiência na docência no ensino presencial e na Educação a Distância (EAD). Membro do Grupo de Pesquisa: Paradigmas Educacionais, Formação de Professores e Prática Pedagógica com Tecnologias Educacionais na PUCPR.

Edna Liz Prigol

Docentes

MESTRADO

Juliana Fernandes Junges Cararo

Docentes

DOUTORADO

Katia Ethienne Esteves dos Santos

Docentes | Lattes

Pós doutoranda em Educação PUCPR, Doutora em Educação – Tema Educação Híbrida (2018) e Mestre em Educação – tema Educação a Distância (2012), pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santo André (1988), graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Santo André (1993) e especialização em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou como Coordenadora de Ensino – EAD na Universidade Positivo e como Coordenadora Pedagógica na área de Desenvolvimento, EAD e Pesquisa – Positivo Informática Tecnologia Educacional. Educadora há mais de 30 anos, tem experiência na área de Educação Básica, Educação Digital

Líliam Maria Born Martinelli

Docentes

Auto eco formação

Carga horária: 24 | Crédito: --

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Conhecimento: um caminhar da ciência com consciência

Carga horária: 24 | Crédito: --

Didática complexa e transdisciplinar

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Formação cultural e estética à luz da complexidade.

Carga horária: 24 | Crédito: --

Formação pessoal

Carga horária: 24 | Crédito: --

Paradigmas filosóficos e epistemológicos da ciência

Carga horária: 24 | Crédito: --

Pesquisa complexa e transdisciplinar

Carga horária: 24 | Crédito: --

Pesquisa em docência complexa e transdisciplinar I

Carga horária: 24 | Crédito: --

Pressupostos teóricos da Ética Complexa

Carga horária: 24 | Crédito: --

Saberes docentes complexos e transdisciplinares

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tecnologias Digitais e Metodologias Inovadoras

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 16 meses

Mensalidade

R$ 335,00

Status

Inscrições encerradas