CCURSOS

Clínica Médica De Animais De Companhia

Especialização

Quando se especializa no curso de Clínica Médica de Animais de Companhia, o médico veterinário passa a compreender e saber aplicar todos os processos que fazem parte do dia a dia de uma clínica, do diagnóstico qualificado ao tratamento efetivo.
Módulos ministrados por professores com experiência de atuação vão abranger conteúdos teóricos e atividades práticas realizadas na Clínica Veterinária da PUCPR. Dessa forma, o profissional saberá lidar com casos que vão desde problemas clínicos de rotina até processos hospitalares.

Por que fazer na PUCPR?

Uma combinação entre professores qualificados, estrutura moderna e conteúdo atual é o que garante o diferencial da PUCPR em relação às demais universidades. Em todas as aulas, estudantes serão instruídos por profissionais com carreiras consolidadas e terão a sua disposição os laboratórios e a cínica da Universidade. São pelo 100 horas de atividades de acompanhamento de práticas clínicas. Além disso, a aprendizagem por Metodologias Ativas foge do ensino conteudista tradicional e fortalece o aprofundamento das informações aprendidas.

Público Alvo

A busca por se tornar um especialista em veterinária clínica parte de médicos veterinários, geralmente pouco tempo após a conclusão da graduação. Depois de concluir a pós-graduação é possível, ainda, se tornar especialista em uma área específica da clínica.

Perfil do Egresso

O egresso do curso de especialização em Clínica Médica de Animais de Companhia é dinâmico e, ao mesmo tempo, rigoroso. Ele sabe aplicar os conhecimentos com precisão a cada caso que passa a se tornar responsável. Além da habilidade e amor aplicados no atendimento aos animais, esses profissionais adquirem uma postura objetiva e centrada em momentos que exigem concentração e assertividade.

Mercado de Atuação

Toda a estrutura do curso segue os moldes do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Isso quer dizer que, ao se formar, o especialista estará capacitado para realizar a prova de certificação do órgão. Fora isso, passará a integrar clínicas de atendimento a partir do reconhecimento gerado por um diploma da PUCPR, ou poderá abrir a sua própria, sempre atuando de maneira ética e responsável.

Vídeos PUCPR

Veja como identificar a obesidade em cães e gatos

Ana Paula Sarraff Lopes

Coordenação

Carolina Zaghi Cavalcante

Coordenação

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná – Palotina (2002), residência e especialização em Clinica Médica de Animais de Companhia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005), mestrado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2007) e doutorado em Fisiologia Endocrina e Metabólica pela Universidade Federal do Paraná (2018). Atualmente é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, membro da Diretoria da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária e Endocrinologia Veterinária.

Mestre

Ana Paula Sarraff Lopes

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1993), residência em Clínica Médica e Cirúrgica em Pequenos Animais pela Universidade Estadual de Londrina (1995-1997) e mestrado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e autônoma no Hospital Veterinário Clinivet (cardiologia, ecocardiografia e eletrocardiografia). É da diretoria da regional Curitiba da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária (SCBV) e membro da SBCV. Atua principalmente nos seguintes temas: pequenos animais, ecocardiografia, cães, cardiologia e eletrocardiografia.

Ana Paula Sarraff Lopes

Docentes

Anor Sganzerla

Docentes | Lattes

DOUTOR em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012);MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016 – atual. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.

Antonio Felipe Paulino de Figueiredo Wouk

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal do Paraná (1977), Especialização em Oftalmologia Veterinária pela Escola de Veterinária de Toulouse (1983), Mestrado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1980) e Doutorado em Biologia e Fisiologia Animal pelo Institut Nationale Polytechnique de Toulouse (1984). Pós-Doutorado em Oftalmologia Veterinária pela Escola de Veterinária de Alfort-França (1989).É Professor Titular da Universidade Federal do Paraná, Conselheiro Efetivo do Conselho Federal de Medicina Veterinária, assessor da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior (CONAES) e do MEC. Tem experiência na área de Medicina Veterinária e Medicina comparada, com ênfase em Clínica e Cirurgia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas:cicatrização, oftalmologia e cardiologia.

Carolina Zaghi Cavalcante

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná – Palotina (2002), residência e especialização em Clinica Médica de Animais de Companhia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005), mestrado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2007) e doutorado em Fisiologia Endocrina e Metabólica pela Universidade Federal do Paraná (2018). Atualmente é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, membro da Diretoria da Associação Brasileira de Endocrinologia Veterinária (ABEV). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária e Endocrinologia Veterinária.

Celina Tie Nishimori Duque

Docentes

Doutora

Celina Tie Nishimori Duque

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), doutorado em Cirurgia Veterinária Jaboticabal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC PR), na Escola de Ciências da Vida (ECV). Tem experiência em Medicina Veterinária, com ênfase em Anestesiologia Animal, atuando nas seguintes áreas: anestesia total intravenosa, anestesia balanceada e monitoramento hemodinâmico.

Mestre

Denise Adamczyk Kozemjakin

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária (1987) e mestrado em Ciências Veterinárias (1995) pela Universidade Federal do Paraná. É Especialista em Microbiologia Clínica (1998) e Administração (2006) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente é professora adjunto nível 3 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É sócia proprietária e responsável técnica do CLINILAB Laboratório de Patologia Animal Ltda. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Clínica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: patologia clínica, citologia diagnóstica, microbiologia, doenças infecciosas, zoonoses e saúde pública.

Denise Adamczyk Kozemjakin

Docentes

Mestre

Enio Francisco Moura

Docentes

Enio Moura é médico veterinário graduado pela UFPR (1980) e geneticista (MSc) pela mesma universidade. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná onde é responsável pelo Serviço de Genética Médica do Curso de Medicina Veterinária. Tem longa experiência de ensino e pesquisa nas áreas de clínica e de genética, sobretudo em genética médica comparativa, atuando, principalmente, nas seguintes linhas: modelos animais de doenças genéticas humanas, dismorfologia, doenças genéticas caninas e citogenética canina.

Enio Francisco Moura

Docentes

Eros Luiz de Sousa

Docentes

Mestre

Eros Luiz de Sousa

Docentes

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Ciência Animal, área de concentração em Cirurgia. Especializado em Cirurgia e Anestesiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutorando em Princípios da Cirurgia pelo Instituto de Pesquisas Médicas do HUEC. Atualmente é Professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Diretor do Depto de Pesquisa e Conservação da Fauna da Prefeitura de Curitiba, Responsável Técnico pelo Biotério do Hospital Angelina Caron e Cirurgião Veterinário atuante em hospitais de Curitiba e Joinville. Tem experiência na área de Cirurgia Veterinária, com ênfase em Mínima Invasão, atuando principalmente nos seguintes temas: cirurgia digestiva, videocirurgia, cicatrização e patologia veterinária.

Doutor

Jair Rodini Engracia Filho

Docentes | Lattes

Pós-doutor pelo Departamento de Patologia Veterinária da FCAV/Unesp, possui graduação (1996), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Medicina Veterinária também pela FCAV/UNESP de Jaboticabal-SP. Foi docente de Patologia Veterinária e Deontologia de 2000 a 2013 e Diretor Clínico do Campus Veterinário do Centro Universitário Barão de Mauá Barão de Mauá (Ribeirão Preto-SP) de 2007 a 2011. É Professor Adjunto do curso de Medicina Veterinária e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Atua na área de patologia veterinária, com experiência em imunopatologia da resistência ao carrapato, distrofias musculares, ictiopatologia e processos patológicos gerais. Atualmente tem se dedicado aos projetos de sua linha de pesquisa em oncologia veterinária, especialmente nas novas fronteiras do diagnóstico e tratamento dos mastocitomas e neoplasias mamárias.

Jair Rodini Engracia Filho

Docentes

Doutor

Jorge Luiz Costa Castro

Docentes

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1988). Mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998). Doutorado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é Professor Adjunto de Técnica e Clínica Cirúrgica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Tem experiência na área de Clínica Médica Cirúrgica de Pequenos Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia clínica e cirúrgica (quimioterapia e criocirurgia), cirurgia de tecidos moles e cirurgia reconstrutiva. Ministrou mais de 320 cursos de curta duração em pós-graduação lato sensu desde 2008. Autor dos livros: Princípios e Técnicas de Cirurgias Reconstrutivas de Pele em Cães e Gatos e Trauma: uma abordagem clínico-cirúrgica. Colaborador de vários capítulos de livros didáticos de cirurgia veterinária.

Jorge Luiz Costa Castro

Docentes

Doutor

Jose Ademar Villanova Junior

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (1999), no ano seguinte, na mesma Instituição, realizou especialização sob forma de Residência em Clínica Médica e Cirúrgica em Animais de Companhia. Em 2002, concluiu mestrado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-JABOTICABAL). No ano de 2004, concluiu especialização em Bioética na PUCPR. Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2013). Atualmente é Professor Adjunto e Coordenador do Programa de Aprimoramento Profissional em Clínica Cirúrgica em Animais de Companhia da PUCPR. É membro do grupo de pesquisa em Patologia Geral e Comparada – PUCPR e é pesquisador do Laboratório de Patologia Clínica Veterinária da UFPR; membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária, da Associação Brasileira de Ortopedia e Traumatologia Veterinária e da AOVET (Arbeitsgemeinschaft für osteosynthesefragen). Tem experiência em Clínica Cirúrgica em Animais de Companhia, atuando principalmente nas seguintes áreas: ortopedia, neurocirurgia e terapia celular.

Jose Ademar Villanova Junior

Docentes

Mestre

Kung Darh Chi

Docentes

Possui mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (1993). Atualmente é professora adjunto III do Curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal pela PUCPR. Tem experiência nas áreas de Microbiologia Clínica, Imunologia Veterinária, Zoonoses, Mastite Bovina e Sanidade Animal.

Kung Darh Chi

Docentes

Luiz Guilherme Achcar Capriglione

Docentes

Doutor

Luiz Guilherme Achcar Capriglione

Docentes

Graduado em Medicina Veterinária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), (27/07/2007). Realizou residência em Anestesiologia Veterinária na Unidade Hospitalar de Animais de Companhia da PUCPR, no período de 2008-2010. Mestrado em Ciência Animal sob orientação da Dra. Claudia Turra Pimpão (2010-2012) e doutorado em Ciência da Saúde na PUCPR, sob orientação do Dr. Paulo Roberto Slud Brofman (2012-2016). Atualmente é professor dos cursos de Medicina Veterinária e Biotecnologia da PUCPR. Linha de pesquisa: Anestesia e Analgesia Veterinária, Acupuntura, Células-Tronco.

Marcia Mery Kogika

Docentes

Graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (1982) , Mestrado em Patologia Experimental e Comparada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (1990), Doutorado em Clínica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (1995), com projeto de pesquisa desenvolvido na The Ohio State University e Livre Docência (2003) pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo . Atualmente é Professor Associado (MS-5) da Universidade de São Paulo, Membro de corpo editorial da área de Clínica Veterinária do Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science. Tem atuação na área de Medicina Veterinária , com ênfase em Clínica Médica de Pequenos Animais (cães e gatos), atuando principalmente nos seguintes temas:doença e insuficiência renal, proteinúria, microalbuminúria, marcadores renais na urina e sangue, anemia na insuficiência renal crônica, equilíbrio eletrolítico e ácido-base, urolitíase e infecção do trato urinário.

Marcio Brunetto

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2002). Residência em nutrição e nutrição clínica de cães e gatos pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – FCAV/Unesp, (2003-2005). Mestrado (2006) e Doutorado (2010) em Medicina Veterinária, área de concentração em Clínica Médica (Nutrição Clínica) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – FCAV/Unesp. Atuou como professor responsável pelas disciplinas de Nutrição e Alimentação Animal e Bioquímica Veterinária do curso de Medicina Veterinária da Fundação Educacional de Itajubá – Itajubá/MG, nos anos de 2009 e 2010. Participou do atendimento do Serviço de Nutrição Clínica do Hospital Veterinário Governador Laudo Natel – FCAV/Unesp e foi coordenador e pesquisador do Laboratório de Pesquisas em Nutrição e Doenças Nutricionais de cães e gatos "Prof. Dr Flávio Prada" – FCAV/Unesp – Jaboticabal, SP. Atualmente é Professor do Departamento de Nutrição e Produção Animal da FMVZ/USP e coordena o Grupo de Estudos em Nutrição Pet da FMVZ/USP e a Equipe de Nutrologia Canina e Felina junto ao Serviço de Clínica Médica de Pequenos Animais do HOVET/FMVZ-USP.

Doutor

Marconi Rodrigues de Farias

Docentes | Lattes

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Uberlândia, Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais e Mestrado em Clínica Veterinária pela FMVZ- UNESP- Botucatu, Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente com área de concentração em Alergia, Imunopatologia e Pneumologia- Depto. de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFPR. Atualmente é Professor Adjunto III de Clínica Médica de Animais de Companhia e Imunologia Veterinária, do Mestrado em Ciência Animal e do Doutorado em Saúde, Tecnologia e Produção Animal Integradas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR. É chefe do Serviço de Dermatologia e Alergia da Unidade Hospitalar para Animais de Companhia- PUCPR, coordenador da Comissão de Alergia Veterinária da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), e membro dos grupos de pesquisa em Doenças Infecciosas e Zoonoses Tropicais em Animais de Companhia e Produção- FMVZ- UNESP- Botucatu e Patologia Geral e Comparada- PUCPR, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Alergia e Imunopatologia Tegumentar e Infectologia Dermatológica.

Marconi Rodrigues de Farias

Docentes

Maria Alessandra Martins Del Barrio

Docentes

Graduada em Medicina Veterinaria pela Universidade de São Paulo (1996). Mestrado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2003). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, particularmente com a espécie felina.

Mariana Pavelski

Docentes

Médica Veterinária, possui Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal do Paraná com ênfase em afecções respiratórias de cães e gatos – Pneumologia (2017). Tem Mestrado pela mesma instituição no qual trabalhou com lavado broncoalveolar e Oncologia. Realizou estágio na Michigan State University (2012) e na North Carolina State University com a Pneumologista Dra. Eleanor Hawkins (2014). Possui Pós-graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais pela Universidade Castelo Branco (2009). Concluiu a Graduação em Medicina Veterinária em 2007 pela Universidade Estadual do Centro Oeste. Foi professora substituta da Universidade Federal do Paraná, Setor Palotina (2015-2016) sendo responsável pelas disciplinas de Clínica Médica de Pequenos Animais, Terapêutica Clínica Veterinária, Oncologia e Clínica das Intoxicações. Tem experiência na área de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais com ênfase em Pneumologia. Atualmente presta atendimento especializado a cães e gatos na área de Pneumologia.

Patricia Regina Erdmann Mosko

Docentes

É graduada em Medicina Veterinária pela UFPR em 2002. Possui Especialização em Clínica Médica de Animais de Companhia pela PUC-PR em 2004, e realizou Mestrado em Ciência Animal pela PUC-PR em 2013. Atualmente é Doutoranda do Programa de Saúde, Tecnologia e Produção Animal da PUC-PR desde 2015. É Membro da Hemodialysis Academy da UCDavis. Acompanhou o serviço de Nefrologia Pediátrica e Hemodiálise do Hospital Pequeno Príncipe nos anos de 2007 e 2008, bem como trabalhou no serviço de Nefrologia Veterinária do HOVET-USP de 2007 a 2010. É responsável pelo Setor de Nefrologia e Urologia do Hospital Veterinário Clinivet e HVB em Curitiba desde 2008. Atualmente é sócia-proprietária da Nefros – Serviço especializado em doenças do trato urinário de animais de companhia. Professora da Universidade Positivo no Curso de Graduação em Medicina Veterinária e Coordenadora da Pós-Graduação em Nefrologia e Urologia de Animai de Companhia da Universidade Positivo.

Renato Animalia

Docentes

Médico Veterinário e Empresário, gerencia e administra a Animália Clínica Veterinária onde também atua como clínico geral e cirurgião. Mestre em Clínica Médica pela UFRRJ, trabalha há mais de 15 anos com pesquisas sobre Dirofilariose canina, doença reemergente no Brasil. Veterinário responsável pelo Canil da Polícia Federal no RJ desde 2009, atua no Mercado Pet também como sócio/proprietário de duas lojas Pet Fun (Barra da Tijuca e Leblon – RJ) onde comercializa produtos veterinários e oferece serviços de estética diferenciados. Foi consultor da Hill´s Pet Nutrition nos Estados Unidos como membro do Global Veterinary Advisory Board e auxiliando a empresa no desenvolvimento de novos produtos. Atuou no CRMV-RJ entre 2008 e 2011 com ênfase nos Processos Éticos e sendo Presidente das Comissões de Clínica e Publicidade da autarquia. Na última década, utilizando todos os conhecimentos práticos adquiridos entre as diferentes atuações dentro da profissão, tornou-se palestrante e conferencista internacional abordando sobretudo Gestão, Marketing e Administração de clínicas e hospitais veterinários.

Rita Maria Venancio Mangrich Rocha

Docentes

Mestre

Rita Maria Venancio Mangrich Rocha

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991) e mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é professor adjunto nível 3 da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Clínica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: animais selvagens, patologia clínica veterinária, cálcio iônico, potássio e patologia clínica.

Rogerio Giuffrida

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Medicina Veterinária na área de Vigilância Sanitária pela pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Botucatu (2000) e doutorado em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Botucatu -2007). Atualmente é professor do Curso de Medicina Veterinária da Universidade do Oeste Paulista. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Doenças Infecciosas de Animais, epidemiologia veterinária e Programas sanitários atuando principalmente nos seguintes temas: campilobacterioses dos animais, doenças bacterianas da reprodução de bovinos e micologia veterinária.

Ubirajara Iobe Tasqueti

Docentes | Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998 em Araçatuba). Realizou residência em clínica médica e cirúrgica de pequenos animais na Universidade Estadual de Londrina (2001) e mestrado em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Atualmente (2018) é professor assistente III da Pontifícia Universidade Católica do Paraná nas disciplinas de Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária, Estudo Anatômico de Imagem Animal e Anatomia Veterinária, além de atuar em diversos cursos de especialização e aprimoramento, na área de Diagnóstico por Imagem. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Radiologia de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: radiologia, ultrassonografia, punção guiada por ultrassom, odontologia, animais selvagens, otologia e endoscopia

Vamilton Alvares Santarem

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professor da Universidade do Oeste Paulista, na Graduação em Medicina Veterinária e Programa de Pós-Graduação em em Ciência Animal. Tem experiência em Medicina Veterinária, na área de Doenças Parasitárias de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: zoonoses e saúde pública, com ênfase em larva migrans e contaminação ambiental, e doenças transmitidas por carrapatos. Orientador de Mestrado e Doutorado Programa Ciência Animal Unoeste.

Anestesia e Analgesia em Cães e Gatos

Carga horária: 20 | Crédito: --

Dermatologia e Otopatias

Carga horária: 20 | Crédito: --

Diagnóstico laboratorial aplicado a Clínica Médica

Carga horária: 20 | Crédito: --

Diagnóstico Por Imagem Na Clinica Médica

Carga horária: 20 | Crédito: --

Doenças Cardiovasculares e Respiratórias

Carga horária: 20 | Crédito: --

Doenças Infecciosas de Cães e Gatos

Carga horária: 20 | Crédito: --

Empreendedorismo e Gestão Hospitalar

Carga horária: 20 | Crédito: --

Endocrinologia

Carga horária: 20 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Gastroenterologia Clinica

Carga horária: 20 | Crédito: --

Medicina Felina

Carga horária: 20 | Crédito: --

Nefrologia e Urologia

Carga horária: 20 | Crédito: --

Neurologia e Ortopedia Clinica

Carga horária: 20 | Crédito: --

Nutrição Clínica

Carga horária: 20 | Crédito: --

Oftalmologia Clínica

Carga horária: 20 | Crédito: --

Oncologia Clinica

Carga horária: 20 | Crédito: --

Práticas Hospitalares Supervisionadas

Carga horária: 172 | Crédito: --

Urgências e Emergências Clinica

Carga horária: 20 | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 26 meses

Mensalidade

R$ 850,00

Status

Inscrições abertas