CCURSOS

Ciências do envelhecimento humano
Novo

Especialização / Pós-graduação

O envelhecimento da população mundial é um fenômeno que traz consequências sociais e econômicas para as sociedades. No Brasil, apesar de lento, esse processo também é constatado. Diante desse cenário, a necessidade de profissionais capacitados para lidar com essa faixa etária e garantir sua qualidade de vida é crescente.
A Especialização em Ciências do Envelhecimento Humano da PUCPR tem por objetivo formar profissionais que saibam lidar com os múltiplos aspectos da vida idosa de maneira eficiente e humanizada.

Por que fazer na PUCPR?

Na PUCPR, o curso em Ciências do Envelhecimento Humano aborda temas fundamentais à atuação com o público idoso em diferentes contextos e possibilita ao estudante adquirir uma visão ampla e global da pessoa idosa. O idoso é enxergado para além apenas da perspectiva da saúde, sendo entendido como um cidadão que vivencia experiências biopsicossociais de maneira integrada com seu ambiente físico e social.
A formação conta com interdisciplinaridade entre os cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo e Direito, oferecendo assim uma qualificação completa para o estudante formado.

Público Alvo

Graduados e/ou atuantes em áreas ligadas à saúde e bem-estar como Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, entre outros são o principal foco dessa Especialização. Profissionais de outras áreas podem direcionar seus conhecimentos para o atendimento às pessoas idosas.

Mercado de atuação

Com uma formação interdisciplinar, as possibilidades de atuação abrangem vários âmbitos que têm relação com o atendimento ao idoso, seja em clínicas, hospitais, casas de repouso ou com o oferecimento de produtos e serviços direcionados ao esse público. Outra possibilidade é o trabalho autônomo na prestação de serviços ou cuidado com idosos. Também é possível empreender em negócios direcionados à população idosa.

Mariane Benicio Fontana Morais

Coordenação

Graduada em Psicologia (2012) e mestre em Tecnologia em Saúde (2015), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica (2019), pelo Centro Universitário Filadélfia de Londrina (UNIFIL). Atualmente, trabalha como psicóloga em consultório particular, realizando avaliação e reabilitação neuropsicológica e atendimento psicológico a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Possui experiência na área de pesquisa e clínica, especialmente em temas relacionados ao Desenvolvimento e Envelhecimento Humano e Altas Habilidades/Superdotação.

Ana Cleide Soares Victor

Docentes

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (1993). Mestrado em Administração – Uem/Uel pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2015). Atualmente é Enfermeiro do Hospital Universitário de Maringá atuando na Saúde do Adulto e coordenadora da Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Campus Maringá – dos Cursos Lato na área de Enfermagem. Membro do GEPAG – Grupo de Estudos em Pesquisas em Saúde e Gerenciamento em Enfermagem.

Angela Pierina dos Reis Buzzo Zermiani

Docentes

Graduada em Nutrição pelo Centro de Ensino Superior de Maringá. Possui Especialização em Terapia Nutricional. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Biociência
e Fisiopatologia (PBF) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atuando como Nutricionista Clínica no Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), integrante da
Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional, responsável pelo acompanhamento de dietas enterais, avaliação nutricional e evolução de pacientes internados. Tem
experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública. Foi diretora de Unidade Básica de Saúde (UBS) e assessorou compra de alimentos para o Município de
Maringá.

Mestre

Audrey Ventura de Azevedo

Docentes | Lattes

Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Maringá, MBA em Gestão de Pessoas, Mestre em Psicogerontologia. Exerce a docência nas Faculdades de Apucarana – FAP nos cursos de Psicologia e Administração e pós graduação EAD. Em 2018 lecionou no MBA em Gestão de Pessoas da UNOPAR Arapongas. Atualmente está como coordenadora do curso de Psicologia da PUCPR – Câmpus Maringá.

Cleverson Antonio Poças

Docentes

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (1998). Mestre em Biociências aplicadas à farmácia pela Universidade Estadual de Maringá. Pós graduado a nível de especialização em Biologia Aplicada a Saúde e Infecção Hospitalar, ambas pela Universidade Estadual de Londrina, e também em Farmacologia pelo CESUMAR. É farmacêutico na Universidade Estadula de Maringá e exerce suas atividades no Hospital Universitário de Maringá-PR.

Egle Leão

Docentes

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Londrina (1989) e mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Atualmente é fisioterapeuta do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Maringá.

Eleandro Prado

Docentes

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO (2012). Especialista em Oncologia pelo Programa de Residência Multiprofissional em Enfermagem da Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC)/ Hospital Erasto Gaertner. (2015). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) da Universidade Estadual de Maringá -UEM (2016). Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PSE) da Universidade Estadual de Maringá -UEM. Atualmente faz parte do corpo docente do colegiado de Enfermagem da Faculdade Guairacá. Com formação generalista com experiências nas diferentes fases do ciclo de vida humana, através de pesquisas centradas na assistência de enfermagem, com particular ênfase na área de Oncologia. Atua principalmente nos seguintes temas: Cuidados Paliativos, Tanatologia – Processo Morte-Morrer, Enfermagem Oncológica nas áreas clínica e cirúrgica, Manejo de Feridas Tumorais e nos eventos adversos provenientes do tratamento Quimioterápico e Radioterápico. Membro do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos, Pesquisa, Assistência e Apoio à Família – NEPAAF, da Universidade Estadual de Maringá.

Elizabeth Aparecida de Freitas

Docentes

Bacharel em Fonoaudiologia pela Faculdade Ingá-Uningá de Maringá.
Pós-graduada em Fonoaudiologia Aplicada as Especialidades da Clínica Odontológica (motricidade oral), pela FOB – Faculdade de Odontologia de Bauru USP – São Paulo
Especialização em Anatomia e Histologia Métodos de Ensino e Pesquisa: Universidade Estadual de Maringá – UEM.

Doutor

Fabio Inacio Pereira

Docentes | Lattes

Possui graduação em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (1999) e Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Paraná (2014), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017). Atualmente é professor adjunto do curso de Filosofia, membro do Núcleo de Excelência Pedagógica, do Núcleo de Direitos Humanos e coordenador de Iniciação Científica da PUCPR – Câmpus Maringá. Com apoio do CNPq, coordena a Feira de Ciências Júnior PUCPR – Câmpus Maringá. Tem experiência na área de Educação, professor de Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de educadores, processos de ensino e aprendizagem, ensino de Filosofia e educação científica.

Josane Rosenilda da Costa

Docentes

Graduada em enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2005.
Enfermeira estratégia em saúde da família (2006-2008), Mestre em enfermagem pela UEM (2017).
Doutoranda em enfermagem pela UEM.

Kelly Cristina Inoue

Docentes

Doutora em Enfermagem (2014) e Graduada em Enfermagem (2002) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é Gerente de Risco e coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM). Atua com temas que envolvem a Gestão da Qualidade da Assistência de Enfermagem, Segurança do Paciente e Terapia Intensiva.

Mauro Porcu

Docentes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas(1983), graduação em Psicoterapia Cognitiva pelo Associação Brasileira de Psicoterapia Cognitiva(2006), especialização em Adolescência pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(1999), especialização em Dependência Química Virtual pela Universidade Federal de São Paulo(2002), especialização em Violência Doméstica Contra Crianças E Adolescentes pela Universidade de São Paulo(1999), especialização em Psiquiatria pelo Associação Médica Brasileira(1989), especialização em Psiquiatria da Infância e da Adolescência pelo Associação Médica Brasileira(1997), especialização em Farmacologia pela Universidade Estadual de Maringá(1996), especialização em Psiquiatria pelo Conselho Federal de Medicina(1993), especialização em Psiquiatria Infantil pelo Associação Médica Brasileira(1993), mestrado em Psiquiatria pela Universidade Federal de São Paulo(2003), doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina(2018) e residencia-medicapela Universidade Federal de Pelotas(1986). Atualmente é Professor assistente da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria. Atuando principalmente nos seguintes temas: HUMOR, TRANSTORNOS, PSIQUIATRIA.

Paula de Souza Cardoso

Docentes

Mestra em Promoção da Saúde, com ênfase em Educação e Tecnologia, bolsista da CAPES- UNICESUMAR; Psicóloga – UEM, bolsista CNPQ (2008- 2009); Pós-graduação em Arteterapia, Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa/ES; Pós-graduação em Saúde Pública: ênfase em Saúde Mental, álcool e outras drogas, pelo mesmo instituto. Psicóloga clínica, especializada em atendimento individual e familiar, e Docente em graduação e pós graduação. Complementação profissional: curso de Programação Neurolinguística (PNL), Hipnose Condicionativa, participação em Fóruns, Congressos, Seminários, Treinamentos, Palestras e Eventos.

Sonia Marcon

Docentes

Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (Enfermagem em Saúde Pública com ênfase na Saúde da Família). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1979), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). É professora da Universidade Estadual de Maringá desde 1983. Atua no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, orientando mestrado e doutorado. É fundadora e editora chefe do periódico Ciência, Cuidado e Saúde desde sua criação em 2002. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: família, doença crônica, cuidado, criança e assistência domiciliar. Lider do Grupo de Pesquisa – NEPAAF – Núcleo de Estudos, Pequisa, Assistência e Apoio à Família. Pesquisador 1C do CNPq

Tayla Fisco Garcia

Docentes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Faculdade Pitágoras de Londrina (2018) e graduação em Administração – UNESPAR – Campus Apucarana (2012). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Inovação Industrial da UTFPR Campus Apucarana.

Veniangeli Aparecida Bocardi dos Santos Bernardi

Docentes

Graduação em Enfermagem pela PUCPR; Especialização em Estomaterapia pela PUCPR; Especialização em Enfermagem Dermatológica pela Universidade Estácio; Proprietária e Responsável Técnica da ClinCare, Clínica de Enfermagem especializada em tecnologias para prevenção e tratamento de feridas agudas e crônicas, ostomias e incontinências. Atua como professora convidada na disciplina de Empreendedorismo do curso de Especialização em Estomaterapia da PUCPR, participação em Congressos, Simpósios e eventos da especialidade.

O Idoso no Contexto Familiar, Social e em Instituições

Carga horária: 24 | Crédito: --

Políticas Públicas e a Atenção ao Idoso

Carga horária: 36 | Crédito: --

Sistema Tegumentar do Idoso

Carga horária: 12 | Crédito: --

A Clínica da dor no idoso

Carga horária: 24 | Crédito: --

Aspectos Psicossociais Do Envelhecimento

Carga horária: 24 | Crédito: --

Avaliação Multidimensional do Idoso

Carga horária: 24 | Crédito: --

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde

Carga horária: 12 | Crédito: --

Contribuições da Fisioterapia para a Qualidade de Vida da Pessoa Idosa

Carga horária: 12 | Crédito: --

Contribuições da Fonoaudiologia à Qualidade de Vida da Pessoa Idosa

Carga horária: 12 | Crédito: --

Cuidados Paliativo e Morte

Carga horária: 24 | Crédito: --

Educação, Saúde e Qualidade de Vida na Terceira Idade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Empreendedorismo no Cenário de Envelhecimento Populacional

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Farmacoterapia Aplicada à Pessoa Idosa

Carga horária: 12 | Crédito: --

Grandes Síndromes Geriátricas e Fragilidade Multidimensional

Carga horária: 24 | Crédito: --

Métodos de Pesquisa

Carga horária: 12 | Crédito: --

Nutrição e Envelhecimento

Carga horária: 12 | Crédito: --

Planejamento do Ambiente para a Pessoa Idosa

Carga horária: 12 | Crédito: --

Tópicos Emergentes

Carga horária: 24 | Crédito: --

Violência Contra a Pessoa Idosa e Rede Protetiva

Carga horária: 12 | Crédito: --

Câmpus Maringá

A PUCPR chegou à cidade de Maringá em 2004 para ser mais do que uma instituição de ensino superior. A Universidade visa ser um agente de desenvolvimento e de difusão do saber e da cultura, atendendo às demandas da região, de passado agrícola e que hoje tem uma diversidade de atividades econômicas.

Com este intuito, a PUCPR disponibilizou à comunidade uma nova unidade, com instalações modernas e uma completa infraestrutura, mantendo a história de tradição no ensino de qualidade, com uma equipe qualificada de professores. Com localização central, o Câmpus oferece salas de aula climatizadas, rede wireless, laboratórios de informática e moderna biblioteca. Tudo isso em um amplo espaço que proporciona aos acadêmicos um ambiente propício para leitura e pesquisa.

Conheça o Câmpus
Cidade / Câmpus

Maringá - Câmpus Maringá

Modalidade

Presencial

Duração

Até 25 meses

Mensalidade

R$ 479,00

Status

Inscrições abertas