Ciências da natureza para professores do ensino básico
Novo

Especialização / Pós-graduação

O curso tem uma abordagem direcionada à aplicação prática dos conhecimentos e habilidades necessários para o ensino de Ciências da Natureza. Serão trabalhados temas aplicados ao estudo dos corpos celestes, sistemas do corpo humano, utilização de resíduos orgânicos, química e física básica aplicadas, considerando-se o ensino por investigação e a utilização de metodologias de aprendizagem ativas. Ao final, os estudantes são capazes de abordar os conceitos teóricos das ciências utilizando diferentes técnicas que possibilitam aulas e atividades mais criativas e instigantes.

Por que fazer na PUCPR?

Visto que a formação de muitos profissionais da área de educação é eminentemente teórica, este curso tem como diferencial capacitar professores de Ciências dos Ensinos Fundamental I e II e de Biologia do Ensino Médio para abordagens significativas e mais práticas em suas disciplinas.

Professores da área de Ciências da Natureza dos Ensinos Fundamental I e II, bem como do Ensino Médio, licenciados em Ciências Biológicas e Pedagogia.

Janete Dubiaski da Silva

Geovani Viola Moretto Mendes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.

Henrique Jose Polato Gomes

Janete Dubiaski da Silva

Julio Cesar de Moura Leite

Lays Cherobim Parolin

Patricia Andreia Dombrowski

Silvia Schmidlin Keil

C.H. de Eletivas

Carga horária: -- | Crédito: --

Educação Ambiental Na Escola

Ensino De Ciências Da Natureza Por Investigação

Ensino De Ciências E Biologia Em Espaços Não Formais

Fauna Urbana No Ensino De Ciências Da Natureza

Física E Química No Ensino Fundamental: Ensino Por Experimentação

Hereditariedade E Evolução

Integração Entre Os Sistemas Do Corpo Humano Na Educação

Metodologias Ativas E Gameficação

Sistema Solar E O Universo

Solos Para Professores

Transformação De Resíduos Orgânicos Domésticos E Aplicação Em Hortas

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Até 12 meses