CCURSOS

Biotecnologia: soluções para os desafios contemporâneos

Especialização / Pós-graduação

Biotecnologia: soluções para os desafios contemporâneos” é um curso de especialização desenhado para agregar competências a profissionais de diversas formações na área de ciências biológicas, da saúde e agrárias, de forma a capacitá-los a identificar e propor soluções biotecnológicas para os grandes desafios da atualidade, como a produção de alimentos para uma população mundial crescente, a sustentabilidade ambiental e mitigação de mudanças climáticas, bem como saúde e bem estar em tempos de pandemia, envelhecimento da população e aumento da resistência antimicrobiana. O curso é de modalidade presencial, com aulas quinzenais às sextas (noturno) e sábado (diurno), e é dividido em quatro módulos: Ferramentas da Biotecnologia, Aplicações da Biotecnologia, Desafios da Biotecnologia e Soluções da Biotecnologia. Ao final de cada módulo, a avaliação da aprendizagem é feita considerando exemplos aplicados ao contexto real, por meio de disciplina integradora, na qual o aluno demonstra a competência adquirida na solução de problemas contemporâneos com uso da biotecnologia.

Público Alvo

O curso se destina a profissionais com nível superior de diversas áreas, com interesse em atualizar-se e empreender na área Biotecnologia, área multidisciplinar que envolve, entre outros, aspectos biológicos, tecnológicos, de negócios e sociais. O conteúdo programático do curso é mais acessível a profissionais das ciências biológicas e agrárias (Biologia, Biotecnologia, Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Zootecnia), das ciências da saúde (Farmácia, Biomedicina), das engenharias (Eng. de Bioprocessos, Eng. Química), além de Química e egressos de cursos superiores de tecnologia (Tecnólogos) nessas áreas.

Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.

DOUTORADO

Humberto Maciel Franca Madeira

Coordenação

Engenheiro Agrônomo, é Ph.D. em Animal Science pela University of Nebraska. Possui estágio pós-doutoral pela USP e pela University of Illinois. Foi Gerente de Produção de Biológicos do TECPAR e coordenador do Programa Paraná Imunobiológicos do Estado do Paraná. Coordenou laboratório de sequenciamento do Projeto Genoma Brasileiro, Projeto Genoma do Paraná e Rede Sul de Investigação de Genomas. Tem experiência nas áreas de microbiologia e biologia molecular, com ênfase em microbiologia gastrintestinal, atuando principalmente nos temas de microbiologia de anaeróbios, genômica, bioinformática, biotecnologia de microrganismos, resistência a antimicrobianos e probióticos. É Fulbright Scholar.

DOUTORADO

Alexandra Cristina Senegaglia

Docentes

Graduada em Ciências Biológicas pela UFPR e doutorado em Ciências da Saúde pela PUCPR. Foi pesquisadora visitante na Georgetown University (EUA) e no Anthony Nolan Research Institute (Inglaterra). Professora Adjunta da Escola de Medicina da PUCPR Coordenadora Técnica do Núcleo de Tecnologia Celular. Tem experiência na área de Imunologia e Genética, com ênfase em Imunogenética e Biologia Celular atuando principalmente nos seguintes temas: terapia celular, medicina regenerativa cultivo de células, histocompatibilidade e imunologia de transplantes.

MESTRADO

Andre Bittencourt Lorusso

Docentes

Biomédico, mestre e doutorando em Biociências e Biotecnologia (Instituto Carlos Chagas/Fiocruz). Professor da Escola de Ciências da Vida da PUCPR. Tem experiência com expressão de proteínas e manipulação genética em larga-escala de Trypanosoma cruzi. Atualmente trabalha com bioinformática e genômica de microrganismos, com foco no estudo de mecanismos de resistência a agentes antimicrobianos em bactérias.

DOUTORADO

Anor Sganzerla

Docentes

Filósofo e teólogo, é doutor em Filosofia pela UFSC. Professor da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR e do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná, é membro do Centro Hans Jonas Brasil e Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades – parceria PUCPR/Universidade Católica de Moçambique. Suas pesquisas envolvem temas relacionados às questões éticas e morais da biotecnologia, ética na era da engenharia genética, responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica, pós-humanismo, transhumanismo, a autenticidade da vida humana e extra-humana e a humanização da técnica, além de temas ligados à bioética ambiental.

DOUTORADO

Carlos Eduardo Lunelli

Docentes

Graduado em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – 2010), licenciado em Química pela FAERPI (2015), especialista em Educação, Novos Paradigmas, pela Faculdade Pitágoras (2013), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Pitágoras (2013), mestre (2013) e doutor (2018) em Química Orgânica com ênfase em química de polímeros pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua principalmente nos seguintes temas: síntese e caracterização de polímeros, polímeros biodegradáveis e biocompatíveis, encapsulação em matrizes poliméricas, modificação química de óleos vegetais (epoxidação e transesterificação). Docente do curso de Engenharia Química da PUCPR lecionando as disciplinas de mecânica de fluidos, termodinâmica química, polímeros e segurança e higiene do trabalho.

DOUTORADO

Cristina Santos Sotomaior

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária e doutorado em Processos Biotecnológicos pela UFPR. Possui pós-doutorado pela West Virginia University e pela University of Glasgow. É professora da Escola de Ciências da Vida e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da PUCPR. É editora-chefe da Revista Acadêmica: Ciência Animal. Foi coordenadora do PPGCA e presidente da Associação Latino-Americana de Especialistas em Pequenos Ruminantes e Camelídeos Sul-Americanos – ALEPRyCS. Tem experiência na área de produção e sanidade de ovinos e caprinos, atuando principalmente no controle de verminose gastrintestinal de pequenos ruminantes, tratamento seletivo direcionado (TSD), método FAMACHA e seleção de animais geneticamente resistentes a doenças

DOUTORADO

Daiane Priscila Simao da Silva

Docentes

Graduada em Ciências Biológicas, é doutora em Genética pela UFPR com período sanduíche no Department of Neurobiology, Care Sciences and Society do Instituto Karolinska em Estocolmo, Suécia. Tem pós-doutorado em Bioética pela PUCPR. Pesquisadora no Instituto para Pesquisa do Câncer (IPEC) Guarapuava, é membro do Dep. Científico da Sociedade Brasileira de Bioética Regional do Paraná (SBB-REG.PR). Tem experiência na área de genética de populações, estudo de doenças neurodegenerativas, bioética e biotecnologia, e parentalidade.

DOUTORADO

Edvaldo Antonio Ribeiro Rosa

Docentes

Farmacêutico, é doutor em Biologia e Patologia Buco Dental pela UNICAMP, com estágio pós-doutoral na University of Hong Kong e na Newcastle University. É professor da Escola de Ciências da Vida e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da PUCPR. É líder do grupo de Pesquisa “Unidade de Pesquisa com Xenobióticos”. Seus interesses em pesquisa se concentram em biotecnologia microbiana e virulência microbiana. Desenvolve projetos envolvendo biotecnologia microbiana, bioprocessos, biotransformação microbiana de fármacos e influência de xenobióticos na expressão de fatores de virulência de patógenos.

DOUTORADO

Henrique Ravanhol Frigeri

Docentes

Graduado em Farmácia, é doutor em Ciências Farmacêuticas pela UFPR. É professor da Escola de Ciências da Saúde da PUCPR. Suas linhas de pesquisa envolvem diabetes mellitus, obesidade, técnicas de biologia molecular e ferramentas de bioinformática aplicadas à biologia molecular e genômica.

DOUTORADO

Humberto Maciel Franca Madeira

Docentes

Engenheiro Agrônomo, é Ph.D. em Animal Science pela University of Nebraska. Possui estágio pós-doutoral pela USP e pela University of Illinois. Foi Gerente de Produção de Biológicos do TECPAR e coordenador do Programa Paraná Imunobiológicos do Estado do Paraná. Coordenou laboratório de sequenciamento do Projeto Genoma Brasileiro, Projeto Genoma do Paraná e Rede Sul de Investigação de Genomas. Tem experiência nas áreas de microbiologia e biologia molecular, com ênfase em microbiologia gastrintestinal, atuando principalmente nos temas de microbiologia de anaeróbios, genômica, bioinformática, biotecnologia de microrganismos, resistência a antimicrobianos e probióticos. É Fulbright Scholar.

MESTRADO

Jefferson Pedro Cunha

Docentes

Graduado em Química Industrial, possui Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela UFPR. É professor da Escola Politécnica e coordenador do Laboratório de Análises Ambientais da PUCPR. Tem experiência na engenharia ambiental com ênfase em controle da poluição, atuando principalmente nos seguintes temas de análises químicas ambientais, monitoramento ambiental, caracterização de efluentes líquidos, controle da qualidade da água e controle da qualidade do ar.

DOUTORADO

Joao Carlos Minozzo

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária e doutorado em Processos Biotecnológicos pela UFPR. É Chefe da Divisão de Pesquisa do Centro de Produção e Pesquisas de Imunobiológicos (CPPI) – Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Professor da Escola de Ciências da Vida da PUCPR. Tem experiência nas áreas de imunologia e parasitologia, com ênfase em helmintologia de parasitos, atuando principalmente nos seguintes temas bovinos, ELISA, cisticercose, produção de imunobiológicos, imunodiagnóstico e infecção experimental.

DOUTORADO

Karen Sumire Kubo

Docentes

Com graduação em Engenharia Florestal, é doutora em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP. É professora da Escola de Ciências da Vida e é coordenadora do curso de graduação em Biotecnologia da PUCPR. Tem experiência na área de caracterização de vírus, biologia funcional e molecular, fitopatologia e fitovirologia, atuando principalmente nos temas micropropagação e cultura de tecidos e biologia molecular, e possui interesse em projetos de divulgação e popularização da ciência.

DOUTORADO

Maria Alice Witt

Docentes

Possui graduação em Química e doutorado em Físico-Química (Sub-área Polímeros) pela UFSC. Concluiu estágio de pós-doutorado em colaboração com o Instituto Charles Sadron (França). É professora da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR, onde leciona disciplinas na área da química e nanotecnologia. Tem experiência na área de química, com ênfase em polímeros e biocatálise, atuando principalmente nos temas complexos de polieletrólitos, filmes finos, autoassociação de multicamadas pela técnica layer-by-layer, modificação de polímeros e auto-associação de copolímeros em bloco.

MESTRADO

Maria Cristina Vasconcellos

Docentes

Bacharel em Química e licenciada em Ciências, é doutoranda em Tecnologia em Saúde na PUCPR. Proprietária e Consultora da Open Innovation P&D LTDA e sócia-fundadora da BioPrint, startup que desenvolve material para a fabricação de implantes ósseos bioabsorvíveis. Tem experiência na área de química, com ênfase em química orgânica, química analítica, análise instrumental e processos Fermentativos. Sua pesquisa envolve o área de tratamento de resíduos industriais utilizando fitorremediação ou biorremediação, isolamento, identificação e aplicação de microrganismos na produção de enzimas.

DOUTORADO

Patricia Maria Stuelp Campelo

Docentes

Farmacêutica-Bioquímica e doutora em Ciências (Bioquímica) pela UFPR. Professora da Escola de Ciências da Vida da PUCPR, tem experiência na área de bioquímica, com ênfase em química de macromoléculas, atuando principalmente em ensaios pré-clínicos de avaliação de produtos naturais, com ênfase em verificação de toxicidade oral e testes de validação de atividade biológica de extratos vegetais in vivo e in vitro, utilizando modelos animais e cultivo celular.

DOUTORADO

Paulo Cesar Porto Martins

Docentes | Lattes

Psicólogo, doutor em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidad Autónoma de Madrid (Espanha). Possui formação internacional em Empreendedorismo pelo Boston College & International Entrepreneurship Center e pelo Babson College (EUA). É consultor da Eikón Comunicação, atuando com foco em gestão de pessoas, liderança e equipes de alta performance assim como temas de empreendedorismo e inovação. É professor da Escola de Negócios e coordenador institucional do Centro de Empreendedorismo e do PIBEP (Programa Institucional de Bolsas de Empreendedorismo e Pesquisa) da PUCPR. Tem experiência em gestão de pessoas, liderança e equipes de alta performance, empreendedorismo e inovação.

DOUTORADO

Roberto Hirochi Herai

Docentes

Bacharel em Informática, é doutor em Genética e Biologia Molecular pela UNICAMP, com pós-doutorado pela University of California San Diego. Especialista na área de normatização de informações genéticas da ABNT/INMETRO, e representante brasileiro na ISSO. É professor da Escola de Medicina e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUCPR. Atua na área de genética e bioinformática, com ênfase em investigação genética de transtornos do espectro do autismo, redes metabólicas, biologia de sistemas, análise e interpretação de dados genéticos produzidos pelas tecnologias de sequenciamento genético em larga escala, e edição genética utilizando a técnica CRISPR.

DOUTORADO

Rosimeire Sedrez Bitencourt

Docentes

Bacharel em Ciências da Computação, é doutora em Engenharia (Gerência da Produção e Ergonomia) pela UFRGS. Ergonomista profissional certificada pela Associação Brasileira de Ergonomia. É professora da Escola Politécnica da PUCPR e possui experiência em ergonomia do produto e do processo, macroergonomia, organização do trabalho, ergonomia cognitiva, participatory design, desenvolvimento sustentável, gestão de equipe e comunicação e gestão de projetos.

Avanços Moleculares

Carga horária: 12 | Crédito: --

Bioeconomia e Sustentabilidade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Bioética, Biossegurança e Governança em Biotecnologia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Bioinformática e Nanotecnologia

Carga horária: 24 | Crédito: --

Biologia Molecular e Ciências Ômicas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Biologia Sintética e Biologia de Sistemas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Biotecnologia em Saúde

Carga horária: 24 | Crédito: --

Biotecnologia Industrial

Carga horária: 24 | Crédito: --

Biotecnologia na Agropecuária e Meio Ambiente

Carga horária: 24 | Crédito: --

Cultivo e Terapia Celular

Carga horária: 24 | Crédito: --

Diagnóstico Molecular e Medicina Personalizada

Carga horária: 24 | Crédito: --

Empreendedorismo e Propriedade Intelectual

Carga horária: 24 | Crédito: --

Engenharia Metabólica e Novos Materiais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Prospectando Soluções Inovadoras

Carga horária: 12 | Crédito: --

Soluções Sustentáveis

Carga horária: 12 | Crédito: --

Soluções Viáveis

Carga horária: 12 | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 16 meses

Mensalidade

R$ 489,00

Status

Inscrições abertas