A capacidade de manipular o material genético de organismos vivos ao ponto de desenvolver soluções para os complexos problemas modernos é o que tem colocado a biotecnologia em posição de destaque nos últimos anos.
O atual cenário mundial é a perfeita prova disso. A pandemia da Covid-19 escancarou a necessidade de aplicação de processos biotecnológicos no desenvolvimento de soluções eficazes e seguras para a área da saúde, seja no diagnóstico, na profilaxia ou na terapêutica. No entanto, a aplicação da biotecnologia não é exclusividade da área da saúde, já que também produz extraordinárias soluções ambientais, de produção agrícola e industriais.
É para desenvolver profissionais preparados para esses desafios, como os grandes especialistas, empreendedores e cientistas revelados pelos seus estudos e inovações no cenário de pandemia, que esse curso foi especialmente planejado.
Por que fazer Biotecnologia: soluções para os desafios contemporâneos na PUCPR?
O curso de Biotecnologia: soluções para os desafios contemporâneos da PUCPR é uma especialização desenhada para agregar competências a profissionais de diversas
formações na área de ciências biológicas, da saúde e agrárias.
Sua estrutura, combinada às mais inovadoras técnicas de aprendizagem, capacita o estudante para identificar e propor soluções biotecnológicas para os grandes desafios da atualidade, como a produção de alimentos para uma população mundial crescente, a sustentabilidade ambiental e mitigação de mudanças climáticas, bem como saúde e bem estar em tempos de pandemia, envelhecimento da população e aumento da resistência antimicrobiana.
O curso presencial é dividido em quatro módulos: Ferramentas da Biotecnologia, Aplicações da Biotecnologia, Desafios da Biotecnologia e Soluções da Biotecnologia.
Ao final de cada módulo, a disciplina integradora é responsável pela avaliação da aprendizagem, aplicando exemplos práticos no contexto real.
Profissionais com formação superior em cursos diversos nas áreas de ciências biológicas, agrárias, da saúde e de química interessados em atualizar conhecimentos, desenvolver competências aplicadas e empreender no campo da Biotecnologia, área multidisciplinar que envolve, entre outros, aspectos biológicos, tecnológicos, de negócios e sociais.
Mercado de atuação
O egresso da especialização em Biotecnologia Soluções para os desafios contemporâneos é um profissional habilitado para atuar de forma diferenciada em empresas privadas e públicas da área de ciências da vida, em funções relativas à pesquisa, desenvolvimento e inovação, planejamento e gestão.
Possui visão sistêmica da utilização da biotecnologia moderna em aplicações em saúde, meio ambiente, indústria e agropecuária, o que lhe permite identificar oportunidades para novos empreendimentos.
Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.
Engenheiro Agrônomo, é Ph.D. em Animal Science pela University of Nebraska. Possui estágio pós-doutoral pela USP e pela University of Illinois. Foi Gerente de Produção de Biológicos do TECPAR e coordenador do Programa Paraná Imunobiológicos do Estado do Paraná. Coordenou laboratório de sequenciamento do Projeto Genoma Brasileiro, Projeto Genoma do Paraná e Rede Sul de Investigação de Genomas. Tem experiência nas áreas de microbiologia e biologia molecular, com ênfase em microbiologia gastrintestinal, atuando principalmente nos temas de microbiologia de anaeróbios, genômica, bioinformática, biotecnologia de microrganismos, resistência a antimicrobianos e probióticos. É Fulbright Scholar.
Graduada em Ciências Biológicas pela UFPR e doutorado em Ciências da Saúde pela PUCPR. Foi pesquisadora visitante na Georgetown University (EUA) e no Anthony Nolan Research Institute (Inglaterra). Professora Adjunta da Escola de Medicina da PUCPR Coordenadora Técnica do Núcleo de Tecnologia Celular. Tem experiência na área de Imunologia e Genética, com ênfase em Imunogenética e Biologia Celular atuando principalmente nos seguintes temas: terapia celular, medicina regenerativa cultivo de células, histocompatibilidade e imunologia de transplantes.
Biomédico, mestre e doutorando em Biociências e Biotecnologia (Instituto Carlos Chagas/Fiocruz). Professor da Escola de Ciências da Vida da PUCPR. Tem experiência com expressão de proteínas e manipulação genética em larga-escala de Trypanosoma cruzi. Atualmente trabalha com bioinformática e genômica de microrganismos, com foco no estudo de mecanismos de resistência a agentes antimicrobianos em bactérias.
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016-2019. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É membro do Centro Hans Jonas Brasil; É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.
Graduado em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – 2010), licenciado em Química pela FAERPI (2015), especialista em Educação, Novos Paradigmas, pela Faculdade Pitágoras (2013), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Pitágoras (2013), mestre (2013) e doutor (2018) em Química Orgânica com ênfase em química de polímeros pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua principalmente nos seguintes temas: síntese e caracterização de polímeros, polímeros biodegradáveis e biocompatíveis, encapsulação em matrizes poliméricas, modificação química de óleos vegetais (epoxidação e transesterificação). Docente do curso de Engenharia Química da PUCPR lecionando as disciplinas de mecânica de fluidos, termodinâmica química, polímeros e segurança e higiene do trabalho.
Possui graduação em Medicina Veterinária e doutorado em Processos Biotecnológicos pela UFPR. Possui pós-doutorado pela West Virginia University e pela University of Glasgow. É professora da Escola de Ciências da Vida e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da PUCPR. É editora-chefe da Revista Acadêmica: Ciência Animal. Foi coordenadora do PPGCA e presidente da Associação Latino-Americana de Especialistas em Pequenos Ruminantes e Camelídeos Sul-Americanos – ALEPRyCS. Tem experiência na área de produção e sanidade de ovinos e caprinos, atuando principalmente no controle de verminose gastrintestinal de pequenos ruminantes, tratamento seletivo direcionado (TSD), método FAMACHA e seleção de animais geneticamente resistentes a doenças
Farmacêutico, é doutor em Biologia e Patologia Buco Dental pela UNICAMP, com estágio pós-doutoral na University of Hong Kong e na Newcastle University. É professor da Escola de Ciências da Vida e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da PUCPR. É líder do grupo de Pesquisa “Unidade de Pesquisa com Xenobióticos”. Seus interesses em pesquisa se concentram em biotecnologia microbiana e virulência microbiana. Desenvolve projetos envolvendo biotecnologia microbiana, bioprocessos, biotransformação microbiana de fármacos e influência de xenobióticos na expressão de fatores de virulência de patógenos.
Graduado em Farmácia, é doutor em Ciências Farmacêuticas pela UFPR. É professor da Escola de Ciências da Saúde da PUCPR. Suas linhas de pesquisa envolvem diabetes mellitus, obesidade, técnicas de biologia molecular e ferramentas de bioinformática aplicadas à biologia molecular e genômica.
Engenheiro Agrônomo, é Ph.D. em Animal Science pela University of Nebraska. Possui estágio pós-doutoral pela USP e pela University of Illinois. Foi Gerente de Produção de Biológicos do TECPAR e coordenador do Programa Paraná Imunobiológicos do Estado do Paraná. Coordenou laboratório de sequenciamento do Projeto Genoma Brasileiro, Projeto Genoma do Paraná e Rede Sul de Investigação de Genomas. Tem experiência nas áreas de microbiologia e biologia molecular, com ênfase em microbiologia gastrintestinal, atuando principalmente nos temas de microbiologia de anaeróbios, genômica, bioinformática, biotecnologia de microrganismos, resistência a antimicrobianos e probióticos. É Fulbright Scholar.
Graduado em Química Industrial, possui Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais pela UFPR. É professor da Escola Politécnica e coordenador do Laboratório de Análises Ambientais da PUCPR. Tem experiência na engenharia ambiental com ênfase em controle da poluição, atuando principalmente nos seguintes temas de análises químicas ambientais, monitoramento ambiental, caracterização de efluentes líquidos, controle da qualidade da água e controle da qualidade do ar.
Possui graduação em Medicina Veterinária e doutorado em Processos Biotecnológicos pela UFPR. É Chefe da Divisão de Pesquisa do Centro de Produção e Pesquisas de Imunobiológicos (CPPI) – Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Professor da Escola de Ciências da Vida da PUCPR. Tem experiência nas áreas de imunologia e parasitologia, com ênfase em helmintologia de parasitos, atuando principalmente nos seguintes temas bovinos, ELISA, cisticercose, produção de imunobiológicos, imunodiagnóstico e infecção experimental.
Com graduação em Engenharia Florestal, é doutora em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP. É professora da Escola de Ciências da Vida e é coordenadora do curso de graduação em Biotecnologia da PUCPR. Tem experiência na área de caracterização de vírus, biologia funcional e molecular, fitopatologia e fitovirologia, atuando principalmente nos temas micropropagação e cultura de tecidos e biologia molecular, e possui interesse em projetos de divulgação e popularização da ciência.
Possui graduação em Química e doutorado em Físico-Química (Sub-área Polímeros) pela UFSC. Concluiu estágio de pós-doutorado em colaboração com o Instituto Charles Sadron (França). É professora da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR, onde leciona disciplinas na área da química e nanotecnologia. Tem experiência na área de química, com ênfase em polímeros e biocatálise, atuando principalmente nos temas complexos de polieletrólitos, filmes finos, autoassociação de multicamadas pela técnica layer-by-layer, modificação de polímeros e auto-associação de copolímeros em bloco.
Farmacêutica-Bioquímica e doutora em Ciências (Bioquímica) pela UFPR. Professora da Escola de Ciências da Vida da PUCPR, tem experiência na área de bioquímica, com ênfase em química de macromoléculas, atuando principalmente em ensaios pré-clínicos de avaliação de produtos naturais, com ênfase em verificação de toxicidade oral e testes de validação de atividade biológica de extratos vegetais in vivo e in vitro, utilizando modelos animais e cultivo celular.
Psicólogo, Doutor (PhD) pela Universidad Autónoma de Madrid – Espanha, Pesquisador, Membro do GEPEB e do Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo (ambos certificados pelo CNPq), conta com diversos cursos na área de gestão de pessoas. Possui formação internacional em Empreendedorismo pelo Boston College & International Entrepreneurship Center (2015), participou de visita técnica ao Vale do Silício (2015), concluiu formação em empreendedorismo pelo Babson College (2015 – 2016) participou de missão técnica científica ao ecossistema universitário de Massachusetts (2017). Como empreendedor foi CEO de uma distribuidora de cosméticos, atuando em diversas cidades do Paraná e de Santa Catarina, também participou como marchand, internacionalizando as obras do artista plástico Raphael Langowski em países da América Latina e Europa. Atualmente é Consultor da Eikón Comunicação, atuando com foco em gestão de pessoas, liderança e equipes de alta performance assim como temas de empreendedorismo e inovação. Professor da Escola de Negócios da PUCPR e Coordenador institucional do Centro de Empreendedorismo PUCPR e do PIBEP (Programa Institucional de Bolsas de Empreendedorismo e Pesquisa da PUCPR). Também coordenou cursos de Pós Graduação como MBA em Gestão Empreendedora, Especialização Marketing e do Curso de Especialização em Gestão empreendedora Startup Businnes Model da Escola de Negócios da PUCPR. Foi Gestor da Startup Here4us, Fundador do Startup Paraná, Membro do GBG Curitiba (Google Business Group), Colaborador de eventos como Startup Launch, Startup Weekend Curitiba, Startup Foods, Startup Pirates, Ideation assim como avaliador do Desafio Senai (Inovação, Startups e Incubadora), HotMilk, facilitador do Growth Hacking GBG e mentor do Programas como InovAtiva Brasil, PIBEP/PUCPR, hiPUC, Hackathon Paraná, Hackathon Sesi e Renault Experience.
Bacharel em Informática, é doutor em Genética e Biologia Molecular pela UNICAMP, com pós-doutorado pela University of California San Diego. Especialista na área de normatização de informações genéticas da ABNT/INMETRO, e representante brasileiro na ISSO. É professor da Escola de Medicina e professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da PUCPR. Atua na área de genética e bioinformática, com ênfase em investigação genética de transtornos do espectro do autismo, redes metabólicas, biologia de sistemas, análise e interpretação de dados genéticos produzidos pelas tecnologias de sequenciamento genético em larga escala, e edição genética utilizando a técnica CRISPR.
Bacharel em Ciências da Computação, é doutora em Engenharia (Gerência da Produção e Ergonomia) pela UFRGS. Ergonomista profissional certificada pela Associação Brasileira de Ergonomia. É professora da Escola Politécnica da PUCPR e possui experiência em ergonomia do produto e do processo, macroergonomia, organização do trabalho, ergonomia cognitiva, participatory design, desenvolvimento sustentável, gestão de equipe e comunicação e gestão de projetos.