CCURSOS

Biotecnologia: Da Ciência ao Mercado
Novo

Especialização

O biotecnólogo moderno precisa encontrar soluções de desenvolvimento e implementar projetos inovadores, utilizando como recursos o conhecimento em biotecnologia e estratégias de planejamento da área.
É por conta dessa necessidade que a especialização em Biotecnologia: da Ciência ao Mercado, oferecida pela PUCPR, se divide em dois focos principais: as ferramentas e as aplicações biotecnológicas. Com enfoque inovador, o curso abrange todas as vertentes da biotecnologia moderna, incluindo aplicações em saúde, agricultura, meio ambiente e indústria, além de estimular práticas empreendedoras aos estudantes.

Por que escolher a especialização em Biotecnologia?
Diferente de outras especializações na área, a pós-graduação em Biotecnologia da PUCPR tem como marca o desenvolvimento empreendedor dos estudantes, que se tornam habilitados para atuar de forma ampla indo da ciência ao mercado.
As matérias são divididas entre aquelas que fundamentam o conhecimento em todos os campos da biotecnologia, estimulando a pesquisa, e as instrumentais, nas quais são desenvolvidos projetos empreendedores.
São utilizadas metodologias ativas nas disciplinas teóricas, incluindo peer instruction, team-based learning, flipped classroom, PjBL, Design Thinking, dentre outras. O Laboratório de Biotecnologia, aceleradora HotMilk e o Laboratório de Prototipagem também são disponibilizados em integração com o Programa de Iniciação ao Empreendedorismo e Pesquisa da Universidade.

Público Alvo

A biotecnologia é campo de estudo multidisciplinar que envolve aspectos biológicos, tecnológicos, de negócios e sociais. O curso destina-se, especialmente, a profissionais que tenham relação com as áreas de ciências biológicas, agrárias, ciências da saúde, engenharias e química, além de egressos de tecnólogos.
Além da atuação empreendedora, o especialista em biotecnologia pode atuar em ambientes diversos de pesquisa, produção ou prestação de serviços. Laboratórios de análises, controle de qualidade e desenvolvimento de produtos, indústrias de alimentos, bebidas, cosméticos e insumos agrícolas, vendas técnicas e consultoria são algumas das opções para quem se forma nesse curso.
Qual o perfil de um estudante de Biotecnologia?
É preciso que o estudante de biotecnologia esteja apto a ampliar e aprofundar cada vez mais seu conhecimento, seja curioso e atento às novas descobertas nesse campo de estudo. Uma qualidade cada vez mais exigida é a inciativa para transformar os conceitos teóricos em projetos com aplicação prática.

Humberto Maciel Franca Madeira

Coordenação

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 21 meses

Mensalidade

R$ 460,00

Status

Tenho Interesse