CCURSOS

Biotecnologia: Da Ciência ao Mercado

Especialização/Pós-graduação

O biotecnologista moderno precisa encontrar soluções de desenvolvimento e implementar projetos inovadores, utilizando como recursos o conhecimento em biotecnologia e estratégias de planejamento da área.
É devido a essa necessidade que a especialização em Biotecnologia: da Ciência ao Mercado, oferecida pela PUCPR, se divide em dois focos principais: as ferramentas e as aplicações biotecnológicas. Com enfoque inovador, o curso abrange todas as vertentes da biotecnologia moderna, incluindo aplicações em saúde, agricultura, meio ambiente e indústria, além de estimular práticas empreendedoras nos estudantes.

Por que fazer na PUCPR?

Diferente de outras especializações na área, a pós-graduação em Biotecnologia da PUCPR tem como marca o desenvolvimento empreendedor dos estudantes, que se tornam habilitados para atuar de forma ampla, desde a da ciência até o mercado.
As disciplinas são divididas entre aquelas que fundamentam o conhecimento em todos os campos da biotecnologia, estimulando a pesquisa, e as instrumentais, nas quais são desenvolvidos projetos empreendedores.
São utilizadas metodologias ativas nas disciplinas teóricas, incluindo peer instruction, team-based learning, flipped classroom, PjBL, Design Thinking, dentre outras. O Laboratório de Biotecnologia, a aceleradora HotMilk e o Laboratório de Prototipagem também são disponibilizados em integração com o Programa de Iniciação ao Empreendedorismo e Pesquisa da Universidade.

Público Alvo

A biotecnologia é campo de estudo multidisciplinar que envolve aspectos biológicos, tecnológicos, sociais e de negócios. O curso destina-se, especialmente, a profissionais que tenham formação relacionada às áreas de ciências biológicas, agrárias, ciências da saúde, engenharias e química. Egressos de cursos tecnólogos relacionados a esses setores de atuação também podem optar por essa especialização.

Perfil do Egresso

É preciso que profissional de biotecnologia esteja apto a ampliar e aprofundar cada vez mais seu conhecimento, seja curioso e atento às novas descobertas nesse campo de estudo, se tornando um especialista altamente capacitado. Uma qualidade cada vez mais exigida é a inciativa para transformar os conceitos teóricos em projetos com aplicação prática.

Mercado de Atuação

Além da atuação empreendedora, o especialista em biotecnologia pode atuar em ambientes diversos de pesquisa, produção ou prestação de serviços. Laboratórios de análises, controle de qualidade e desenvolvimento de produtos, indústrias de alimentos, bebidas, cosméticos e insumos agrícolas, vendas técnicas e consultoria são algumas das opções para quem se forma nesse curso.

Doutor

Humberto Maciel Franca Madeira

Coordenação | Lattes

Professor Titular da PUCPR. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (USP) (1988), mestrado em Nutrição Animal pela USP (1992) e Ph.D. em Animal Science – University of Nebraska (1998). Possui estágio pós-doutoral pela USP (1998-1999) e pela University of Illinois at Urbana-Champaign (2012). Tem experiência na área de Biologia Molecular e Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Gastrintestinal, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia de anaeróbios, genômica, bioinformática, biotecnologia de microrganismos, antimicrobianos e nutrição de ruminantes. Possui aperfeiçoamento em Gestão de Projetos de Desenvolvimento Científico e Tecnológico pela PUCPR (1999), tendo atuado como coordenador de projetos estaduais de C&T na área de Biotecnologia, junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (1999-2001). Sua experiência em gestão acadêmica e científica inclui a coordenação dos Cursos de Graduação em Zootecnia (2000-2002) e de Bacharelado em Biotecnologia (2008-2009) da PUCPR, Coordenador Local do PIBIC/CNPq (2006-2007), Coordenador de Pesquisa da PUCPR (2006-2008), Editor-Chefe da Editora Universitária Champagnat (2006-2010), e Diretor de Educação Continuada da PUCPR (2010). Foi Diretor do Câmpus São José dos Pinhais da PUCPR (2011-2016), Decano da Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária da PUCPR (2011-2015) e atualmente é Coordenador da Área Estratégica de Biotecnologia da PUCPR e do Curso de Especialização em Biotecnologia da PUCPR. É Fulbright Scholar.

Mestre

Andre Bittencourt Lorusso

Docentes

Possui graduação em Biomedicina, pela Faculdades Pequeno Príncipe (2010), e Mestrado em Biociências e Biotecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências e Biotecnologia do Instituto Carlos Chagas / Fiocruz Paraná (2013), realizado nos Laboratórios de Bioinformática e Biologia Computacional e de Genômica Funcional. Atualmente é professor assistente da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência nas área de genômica, bioinformática e engenharia genética.

Anor Sganzerla

Docentes | Lattes

DOUTOR em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012);MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016 – atual. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.

Docente Carlos Eduardo Lunelli.

Doutor

Carlos Eduardo Lunelli

Docentes | Lattes

Graduado em Engenharia Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR – 2010), licenciado em Química pela FAERPI (2015), especialista em Educação, Novos Paradigmas, pela Faculdade Pitágoras (2013), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Faculdade Pitágoras (2013), mestre (2013) e doutor (2018) em Química Orgânica com ênfase em química de polímeros pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua principalmente nos seguintes temas: síntese e caracterização de polímeros, polímeros biodegradáveis e biocompatíveis, encapsulação em matrizes poliméricas, modificação química de óleos vegetais (epoxidação e transesterificação). Docente do curso de Engenharia Química da PUCPR lecionando as disciplinas de mecânica de fluidos, termodinâmica química, polímeros e segurança e higiene do trabalho.

Cristina Santos Sotomaior

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária (1992), mestrado em Ciências Veterinárias (1997), doutorado em Processos Biotecnológicos pela Universidade Federal do Paraná (2007) e pós-doutorado pela West Virginia University e pela University of Glasgow (2015-2016). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) da PUCPR . É editora-chefe da Revista Acadêmica: Ciência Animal. É presidente da Associação Latino-Americana de Especialistas em Pequenos Ruminantes e Camelídeos Sul-Americanos – ALEPRyCS. Tem experiência na área de produção e sanidade de ovinos e caprinos, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de verminose gastrintestinal de pequenos ruminantes, tratamento seletivo, método FAMACHA, scrapie, seleção de animais geneticamente resistentes a doenças.

Doutora

Daiane Priscila Simao da Silva

Docentes | Lattes

Docente do Programa de Pós-Graduação em Bioética e da Graduação em Biotecnologia da PUCPR. Pós-doutorado em Bioética pela PUCPR e Doutora em genética pelo Programa de Pós-Graduação em Genética da UFPR, com período sanduíche no Department of Neurobiology, Care Sciences and Society do Instituto Karolinska em Estocolmo, Suécia. Mestre em Biologia Evolutiva (2010) e Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2005). Líder do grupo de Pesquisa Bioética e Biotecnologia. Membro do comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos – CEP da PUCPR. Membro do Membros do Dep. Científico da Sociedade Brasileira de Bioética Regional do Paraná (SBB-REG.PR ). Tem experiência na área de Genética, estudo de doenças neurodegenerativas, Bioética e Biotecnologia e Parentalidade. Orienta na linha de Pesquisa: Bioética, Ciência e Sociedade.

Doutor

Edvaldo Antonio Ribeiro Rosa

Docentes | Lattes

Edvaldo Antonio Ribeiro Rosa é farmacêutico (Universidade Metodista de Piracicaba, 1990), mestre e doutor (Universidade Estadual de Campinas; 1997, 2000), com estágio pós-doutoral na University of Hong Kong (2007) e na Newcastle University (2017). É Professor-Titular de Microbiologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi professor adjunto honorário da Faculty of Dentistry da University of Hong Kong (2007) e professor-visitante na Newcastle University. É líder do grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq “Unidade de Pesquisa com Xenobióticos”. Seus interesses em pesquisa se concentram em Biotecnologia Microbiana e em Virulência Microbiana. Desenvolve projetos envolvendo biotecnologia microbiana, bioprocessos, biotransformação microbiana de fármacos e influência de xenobióticos na expressão de fatores de virulência de patógenos.

Doutor

Henrique Ravanhol Frigeri

Docentes

Graduado em Farmácia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, local onde também fez Especialização em Farmacologia Aplicada à Atenção Farmacêutica. Na Universidade Federal do Paraná, fez Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas. Atualmente, é professor universitário e possui experiência em diferentes Ciências, com destaque para Ciências Farmacêuticas.

Doutor

Humberto Maciel Franca Madeira

Docentes | Lattes

Professor Titular da PUCPR. Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (USP) (1988), mestrado em Nutrição Animal pela USP (1992) e Ph.D. em Animal Science – University of Nebraska (1998). Possui estágio pós-doutoral pela USP (1998-1999) e pela University of Illinois at Urbana-Champaign (2012). Tem experiência na área de Biologia Molecular e Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Gastrintestinal, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia de anaeróbios, genômica, bioinformática, biotecnologia de microrganismos, antimicrobianos e nutrição de ruminantes. Possui aperfeiçoamento em Gestão de Projetos de Desenvolvimento Científico e Tecnológico pela PUCPR (1999), tendo atuado como coordenador de projetos estaduais de C&T na área de Biotecnologia, junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (1999-2001). Sua experiência em gestão acadêmica e científica inclui a coordenação dos Cursos de Graduação em Zootecnia (2000-2002) e de Bacharelado em Biotecnologia (2008-2009) da PUCPR, Coordenador Local do PIBIC/CNPq (2006-2007), Coordenador de Pesquisa da PUCPR (2006-2008), Editor-Chefe da Editora Universitária Champagnat (2006-2010), e Diretor de Educação Continuada da PUCPR (2010). Foi Diretor do Câmpus São José dos Pinhais da PUCPR (2011-2016), Decano da Escola de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária da PUCPR (2011-2015) e atualmente é Coordenador da Área Estratégica de Biotecnologia da PUCPR e do Curso de Especialização em Biotecnologia da PUCPR. É Fulbright Scholar.

Doutor

Joao Carlos Minozzo

Docentes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1987),especialista em imunologia pela Universidade Federal do Paraná (1995)mestrado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Processos Biotecnologicos pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é estatutário Pesquisador do Centro de Produção e Pesquisas de Imunobiológicos (CPPI) – Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Chefe da Divisão de Pesuisa do CPPI desde 1997 até o presente. Tem experiência na área de Imunologia, Parasitologia, com ênfase em Helmintologia de Parasitos, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinos, elisa, cisticercose produção de imunobiológicos, imunodiagnóstico e infecção experimental.

Doutora

Karen Sumire Kubo

Docentes

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2002), mestrado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Atualmente é coordenadora do curso de biotecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de caracterização de vírus, biologia molecular, fitopatologia e fitovirologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Micropropagação e Cultura de Tecidos e Biologia Molecular.

Marcia Rapacci

Docentes

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1985), mestrado em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (1989) e doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1997). É professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 1992, é professora nos cursos de graduação em Engenharia de Alimentos, Nutrição, Farmácia, Biotecnologia e Medicina Veterinária e do curso de pós-graduação em Vigilância Sanitária e Controle de Qualidade Aplicada a Produtos de Alimentos da PUCPR. Coordena a disciplina de estágio do curso de Engenharia de Alimentos desde 2006. Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Engenharia de Alimentos. É líder e membro do grupo de pesquisa Conservação e Desenvolvimento de alimentos desde 1995. Tem experiência na área de Ciências e Tecnologia de Alimentos, atuando nas áreas análise de alimentos, tecnologia de laticínios, vegetais, embalagens e desenvolvimento de alimentos. É coordenadora do curso de especialização em Gestão de Projetos na Indústria de Alimentos da PUCPR. É membro da equipe técnica do Grupo de Articulação da Rota Estratégica da Indústria Paranaense – Alimentos Funcionais dos Observatórios SESI/SENAI/IEL desde 2005. Tem atuado em projetos de desenvolvimento de queijos maturados por cultura de superfície, queijos finos, especialidades lácteas gourmet, alimentos funcionais e alimentos para fins especiais. Integra o grupo de docentes da PUCPR que inovam no ensino de graduação com uso de metodologias de ensino focadas em aprendizagem ativa (Projeto FINEP – Turma II).

Doutora

Maria Alice Witt

Docentes

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Polímeros e Biocatálise, atuando principalmente nos seguintes temas: complexos de polieletrólitos, filmes finos, autoassociação de multicamadas pela técnica Layer-by-Layer, modificação de polímeros e auto-associação de copolímeros em bloco. Possui mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina na área de Físico-Química (2008 – sub-área Polímeros), onde desenvolveu pesquisa com quitosana e sua modificação estrutural visando a obtenção de blendas para utilização como membranas poliméricas de troca protônica. Possui doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na área de Físico-Química (2012 – sub-área Polímeros), com projeto de tese visando o estudo e desenvolvimento de filmes finos de multicamadas de polieletrólitos obtidos através da técnica de layer-by-layer (LbL). Concluiu estágio de pós-doutorado em colaboração com o Insituto Charles Sadron (Strasbourg/França, 2012-2014) cujo projeto incluiu o desenvolvimento de nano-recobrimentos anticoagulantes em superfícies bioartificiais para aplicação como grafts vasculares. Concluiu recentemente estágio de pós-doutorado no grupo de pesquisa GMPC (UEM/PR, 2014-2016) cujo projeto de pesquisa inclui a auto-associação de copolímeros em bloco para a obtenção de nanocarreadores contendo agentes ativos com potencial aplicação em terapia fotodinâmica e no tratamento de câncer. Atualmente é professora na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), onde leciona disciplinas na área da Química, Nanotecnologia, participa do programa de internacionalização da instituição lecionando a disciplina de Nanotechnology em inglês e colabora ativamente na construção das disciplinas do currículo por competências adotados pela instituição.

Mestre

Maria Cristina Vasconcellos

Docentes | Lattes

Bacharel em Química e Licenciatura em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1988) e mestrado em Química pela Universidade Federal do Paraná (2002), com ênfase em Biotecnologia. Especialista em Biotecnologia Ambiental pela Universidade Positivo (2008). Especialista em Microbiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, Química Analítica, Análise Instrumental, Processos Fermentativos. Pesquisa a área de tratamento de resíduos industrial utilizando fitorremediação ou biorremediação. Pesquisa de isolamento, identificação e aplicação de microrganismos na produção de enzimas. Doutoranda na área de Bioengenharia, com projeto de pesquisa na área de Biomateriais e Materiais Biocompatíveis. Bachelor Degree in Chemical Sciences from the Catholic University of Paraná (1988) and master’s degree in Chemistry from the Federal University of Paraná (2002), with emphasis on Biotechnology. Specialist in Environmental Biotechnology Positivo University (2008). Specialist in Microbiology from the Pontifical Catholic University of Paraná (2012). He has experience in Chemistry with emphasis in Organic, Analytical Chemistry, Instrumental Analysis, Fermentative Processes. Search the site for treating industrial waste using phytoremediation or bioremediation. Search isolation, identification and use of microorganisms in producing enzymes. Dotocrate student in the area of Bioengineering, with research project in the area of Biomaterials and Biocompatible Materials.

Doutor

Pablo Georgio de Souza

Docentes | Lattes

Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005), Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2008), Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2013). Professor da UNISEP de 2008 a 2009. Professor do Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Sócio da Empresa Florestal Sudoeste – Viveiro, Consultoria e Prestadora de Serviços, tem experiência nas áreas de desenvolvimento rural, fomento florestal, recursos florestais e engenharia florestal, atualmente desenvolve pesquisas com sistemas agrossilvipastoris e desenvolvimento rural sustentável.

Patricia Maria Stuelp Campelo

Docentes | Lattes

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1997) e doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (2002). Atualmente é Prof. Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensaios pré-clínicos de avaliação de produtos naturais, com ênfase em verificação de toxicidade oral e testes de validação de atividade biológica de extratos vegetais in vivo e in vitro, utilizando modelos animais e cultivo celular.

Paulo Cesar Porto Martins

Docentes | Lattes

Psicólogo, Doutor (PhD) pela Universidad Autónoma de Madrid – Espanha, Pesquisador, Membro do GEPEB e do Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo (ambos certificados pelo CNPq), conta com diversos cursos na área de gestão de pessoas. Possui formação internacional em Empreendedorismo pelo Boston College & International Entrepreneurship Center (2015), participou de visita técnica ao Vale do Silício (2015), concluiu formação em empreendedorismo pelo Babson College (2015 – 2016) participou de missão técnica científica ao ecossistema universitário de Massachusetts (2017). Como empreendedor foi CEO de uma distribuidora de cosméticos, atuando em diversas cidades do Paraná e de Santa Catarina, também participou como marchand, internacionalizando as obras do artista plástico Raphael Langowski em países da América Latina e Europa. Atualmente é Consultor da Eikón Comunicação (http://grupoeikon.com.br/), atuando com foco em gestão de pessoas, liderança e equipes de alta performance assim como temas de empreendedorismo e inovação. Professor da Escola de Negócios da PUCPR e Coordenador institucional do Centro de Empreendedorismo PUCPR e do PIBEP (Programa Institucional de bolsas de empreendedorismo e pesquisa PUCPR). Também coordendou cursos de Pós Graduação como MBA em Gestão Empreendedora, Especialização Marketing e do Curso de Especialização em Gestão empreendedora Startup Businnes Model da Escola de Negócios da PUCPR. Foi Gestor da Startup Here4us (www.here4us.com), Fundador do Startup Paraná (www.startupparana.com.br), Membro do GBG Curitiba (Google Business Group), Colaborador de eventos como Startup Launch, Startup Weekend Curitiba, Startup Foods, Startup Pirates, Ideation assim como avaliador do Desafio Senai (Inovação, Startups e Incubadora), HotMilk, facilitador do Growth Hacking GBG e mentor do Programas como InovAtiva Brasil, PIBEP/PUCPR, hiPUC, Hackathon Paraná, Hackathon Sesi e Renault Expririence.

Ricardo Cancio Fendrich

Docentes | Lattes

Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologista pela Universidade Federal do Paraná (UFPR, Curitiba, Brasil). Atualmente concluiu o Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia também pela UFPR (CAPES: conceito 6) (Curitiba, Brasil). Concluiu mestrado em Food and Environment Biotechnology for sustainable development (BIODEV) pelo convênio entre a Université de Provence (Aix-Marseille 1, France) e a UFPR. Se inseriu cientificamente na área de Bioprocessos fúngicos, inicialmente na pesquisa e produção de enzimas hidrolíticas. Teve experiência na Indústria de Alimentos com hidrólise enzimática e tratamento térmico de amiláceos na fabricação de alimentos infantis. Voltou para a linha de pesquisa com micro-organimos, e no momento atua na purificação e elucidação estrutural de Produtos Naturais produzidos em Biorreator. Para isto, faz uso de técnicas preparativas (cromatografia, TLC, etc) e analíticas (Ressonância Magnética Nuclear, Espectrometria de Massas, Infravermelho). No momento atua na pesquisa de novos medicamentos contra leishmanioses, tendo sido treinado na realização de Bioensaios e manutenção de culturas. Também atuou na pesquisa de escalonamento de produção de bioinseticidas de origem bacteriana contra o mosquito da Dengue.

Roberto Hirochi Herai

Docentes

Doutor

Sandra Regina Cabel

Docentes | Lattes

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1984), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2014). Tem experiência na área de Melhoramento Genético de Plantas, Clonagem e Biotecnologia Vegetal.

Bioética e Biossegurança

Carga horária: 12 | Crédito: --

Biologia Computacional

Carga horária: 12 | Crédito: --

Biologia Molecular Aplicada

Carga horária: 24 | Crédito: --

Bionegócios e Propriedade Industrial

Carga horária: 12 | Crédito: --

Bioprocessos na Indústria de Alimentos

Carga horária: 12 | Crédito: --

Bioquímica Metabólica

Carga horária: 24 | Crédito: --

Biotecnologia Ambiental

Carga horária: 24 | Crédito: --

Biotecnologia de Fermentações

Carga horária: 24 | Crédito: --

Biotecnologia de Microrganismos e Bioprospecção

Carga horária: 24 | Crédito: --

Biotecnologia em Saúde

Carga horária: 24 | Crédito: --

Biotecnologia na Agropecuária

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ciências Ômicas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Empregabilidade e Empreendedorismo

Carga horária: 24 | Crédito: --

Engenharia Genética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Enzimas Industriais

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ferramentas da Qualidade e Melhoria Contínua

Carga horária: 12 | Crédito: --

Métodos Analíticos em Biotecnologia

Carga horária: 12 | Crédito: --

Nanobiotecnologia

Carga horária: 12 | Crédito: --

Pesquisa Científica e o Sistema Nacional de C, T & I

Carga horária: 12 | Crédito: --

TCC-Biotecnologia: Da Ciência ao Mercado

Carga horária: -- | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 23 meses

Mensalidade

R$ 460,00

Status

Insc. abertas / Confirmado