Bioestatísticas e análise de dados

Especialização / Pós-graduação

O curso de especialização em Bioestatística e análise de dados é destinado à profissionais das áreas de biológicas e da saúde. Pela sua pluralidade e diversidade de temas, esse curso tem característica inter e transdisciplinar, bem como multiprofissional, contemplando profissionais formados em cursos de Medicina, Biologia, Biotecnologia, Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Fisioterapia, entre outros. Atualmente existem poucos cursos voltados ao desenvolvimento de pesquisas de plantas, animais e demais organismos, produtos e processos, com vistas a todas as etapas do processo de experimentação, do delineamento à execução um experimento específico para a solução de um problema relevante para a sociedade. O curso é composto por um corpo docente experiente e especializado na área de Ciências da Vida, com formação pedagógica constante, proporcionada pela PUCPR. A universidade conta com laboratórios de pesquisa nos quais poderão ser desenvolvidas algumas práticas e experimentos, assim como laboratórios de informática plenamente preparados para análise de dados.

O curso de especialização em Bioestatística e análise de dados é destinado aos profissionais das áreas de biológicas e da saúde.

Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.

Saulo Henrique Weber

Adriano Akira Ferreira Hino

Anor Sganzerla

Filósofo e teólogo, é doutor em Filosofia pela UFSC. Professor da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR e do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná, é membro do Centro Hans Jonas Brasil e Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades – parceria PUCPR/Universidade Católica de Moçambique. Suas pesquisas envolvem temas relacionados às questões éticas e morais da biotecnologia, ética na era da engenharia genética, responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica, pós-humanismo, transhumanismo, a autenticidade da vida humana e extra-humana e a humanização da técnica, além de temas ligados à bioética ambiental.

Deborah Ribeiro Carvalho

Marcelo Pillonetto

Paulo Sergio Macuchen Nogas

Sandra Regina Cabel

Saulo Henrique Weber

Vanessa Santos Sotomaior

Abertura, planejamento e delineamentos: saiba todos os aspectos que você precisa ANTES de fazer uma

Carga horária: 24 | Crédito: --

Big data – os 3 Vs do Big data e sua aplicação.

Carga horária: 24 | Crédito: --

Biomodelagem – onde podemos chegar com essa abordagem.

Desafio de aplicação I

Desafio de Aplicaçao II

Desafio de Aplicaçao III

Desafio de Aplicaçao IV

Distribuição Normal – sua importância para análise de dados

Carga horária: 24 | Crédito: --

Epidemiologia – distribuição e fatores etiológicos.

Carga horária: 24 | Crédito: --

Estatística descritiva – medidas importantes, tabelas e gráficos eficientes.

Carga horária: 24 | Crédito: --

Excel – seja um encantador de planilhas.

Carga horária: 24 | Crédito: --

Hands on – coloque usa ideia para rodar.

Carga horária: 24 | Crédito: --

Machine learning – o que é e qual a sua utilidade

Carga horária: 24 | Crédito: --

Métodos estatísticos – como escolher o método adequado para sua pesquisa/Intensidade amostral

Carga horária: 24 | Crédito: --

Métodos qualitativos – como analisar escores e proporções.

Carga horária: 24 | Crédito: --

Métodos quantitativos – como comparar médias e quais as premissas

TCC – Especialização

Carga horária: -- | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Até 15 meses