A bioestatística, aplicação de estatística ao campo biológico e médico, é essencial para o planejamento, coleta, avaliação e interpretação de todos os dados obtidos em pesquisa em tais campos e fundamental à epidemiologia, à ecologia, à psicologia social e à medicina baseada em evidência. No entanto, as oportunidades de pesquisa autônoma ao longo da graduação são mínimas, o que reflete no sentimento de incapacidade do profissional para delinear e executar um experimento específico para a solução de um problema relevante ou para o desenvolvimento de produtos.
Esse curso atende uma demanda nacional por formações voltadas ao desenvolvimento de pesquisas com plantas, animais e demais organismos, produtos e processos, com vistas a todas as etapas do processo de experimentação, do delineamento à execução de um experimento específico para a solução de um problema relevante para a sociedade.
Por que fazer Bioestatísticas e Análise de Dados na PUCPR?
Embasado por um corpo docente experiente e especializado na área de Ciências da Vida, com formação pedagógica constante proporcionada pela PUCPR, o curso é composto por 16 módulos que conduzem o estudante por uma jornada que vai desde o planejamento até a interpretação dos resultados.
A universidade conta com laboratórios de pesquisa nos quais são desenvolvidas práticas e experimentos, como a pesquisa com organismos vivos ou parte deles que está inserida na grade do curso.
O curso de especialização em Bioestatísticas e Análise de Dados é um curso formado pela pluralidade e diversidade de temas, destinando-se assim a profissionais das áreas biológicas e da saúde, formados em cursos de Medicina, Biologia, Biotecnologia, Agronomia, Engenharia Florestal, Medicina Veterinária, Enfermagem, Psicologia, Educação Física, Fisioterapia, entre outros.
Mercado de atuação
O egresso dessa especialização tem profundo conhecimento sobre planejamento de pesquisas em ciências da vida, organização e análise de dados biológicos (doenças, alimentos, microrganismos, processos e produtos) e compreende a relação entre os fenômenos da área de saúde e biologia, analisa dados experimentais e os interpreta à luz da ciência, considerando valores éticos e bioéticos.
Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo por meio de análise, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo na ficha de inscrição.
Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos(2012); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004);ESPECIALISTA em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1999); Graduado em TEOLOGIA pelo Instituto Teológico São Paulo (1993) e em FILOSOFIA pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987). Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Filosofia e Professor Permanente do Programa do Pós Graduação Stricto Sensu em Bioética da PUCPR. Coordena o Eixo Humanístico da instituição nos anos de 2012-2013; 2016-2019. Presidiu a Sociedade Brasileira de Bioética do Paraná (gestão 2015-2017); É membro da SBB (Sociedade Brasileira de Bioética); É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), e do NEB (Núcleo de Estudos em Bioética); É membro do Centro Hans Jonas Brasil; É Coordenador do Doutorado Internacional em Humanidades na parceria PUCPR e UCM (Universidade Católica de Moçambique). É Professor visitante da Universidade Católica de Moçambique no Doutorado em Humanidades. É membro de três grupos de pesquisa: Hans Jonas; Bioética e Biotecnologia; Bioética Ambiental. Leciona as disciplinas Fundamentos da ética, Epistemologia da ética e da ciência e Metodologia Científica. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados: [1] ÉTICA E TECNOCIÊNCIA: às questões éticas e morais das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade da vida humana e extra-humana; a humanização da técnica, entre outros; pesquisa também temas ligados à [2] (BIO)ÉTICA AMBIENTAL, , tais como: fundamentos ético-filosóficos em vista à sustentabilidade e a preservação ambiental; as novas bases éticas para a proteção de todo o Reino Vivo, entre outros.
Graduado em Matemática pela PUCPR(1994), laureado com o Prêmio Marcelino Champagnat – mérito pelo melhor desempenho acadêmico. Mestre em Tecnologia – PPGTE-UTFPR (2004) e Doutor em Administração – PPAD-PUCPR (2010). Professor Titular da PUCPR, onde atua desde 2000. Atualmente é Coordenador do Centro de Avaliação Acadêmica na Assessoria Educacional, Vice-Reitoria da PUCPR, e Presidente da CPA – Comissão Própria de Avaliação da PUCPR. Assessor de Operações Acadêmicas na Pró Reitoria de Graduação (2018, 2019). Diretor de Administração da Graduação, na Pró Reitoria de Graduação, incluindo a Coordenadoria de Registro Acadêmico (2013-2018), a Coordenadoria de Carga Horária (2014-2018) e a Coordenadoria de Movimentação de Pessoal (2016-2018). Desde 2015 é membro da Comissão responsável pelos processos de progressão e promoção na Carreira Docente da PUCPR. Atuou como Professor do Mestrado Profissional em Gestão de Cooperativas da PUCPR (2014-2016), Coordenador Geral de Graduação (2012-2013), como Coordenador de Avaliação Institucional na PUCPR (2011-2013) e como Coordenador do Curso de Administração no Campus São José dos Pinhais (Mai-Jul/2011). Tem experiência nas áreas de Estatística Aplicada, Análise de Investimentos e Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise Multivariada de Dados, Finanças Comportamentais e Gestão da Inovação.