cookie __utmz não existe
CCURSOS

Bem-Estar na Criação de Animais
Novo

Especialização / Pós-graduação

O curso de especialização em Bem-estar na Criação de Animais da PUCPR, visa a transformação do profissional quanto a sua visão sobre valores e fatos relacionados ao bem-estar em animais de fazenda. O especialista será habilitado a desenvolver o raciocínio crítico, comunicação efetiva e uma melhor tomada de decisão por meio da compreensão e da medição de questões éticas e sociais, históricas e contemporâneas envolvendo os animais de produção, local e globalmente, bem como as relações entre o comportamento animal e disciplinas que abordam fisiologia, imunologia, epidemiologia, sistemas motivacionais, valores adaptativos, entre outras.

Por que fazer Bem-estar na Criação de Animais na PUCPR?

A especialização em Bem-estar na Criação de Animais na PUCPR é dividida em módulos que contam com ferramentas de aprendizagem ativa, resolução de exercícios, com espaço para reflexão, discussão e solução de problemas individual ou em times, de forma interdisciplinar em contextos práticos para o desenvolvimento de competências na deliberação efetiva em bem-estar animal e na tomada de decisões embasadas em parâmetros científicos.

As aulas teóricas serão realizadas na modalidade online ao vivo, por webconferência, com atividades interativas entre os estudantes e professores. O sistema possibilitará recursos para o compartilhamento de arquivos, salas dedicadas a discussão, entre outras ferramentas que possibilitem metodologias de aprendizagem ativa.
As aulas práticas serão realizadas na Fazenda Experimental Gralha Azul a qual dispõe de ambientes amplos e bem arejados. O espaço já está adaptado para aulas práticas presencias e a princípio não há limitação de espaço, salvo em casos de decreto governamental que limite o tamanho das turmas.

Público-alvo

Profissionais que possuem interesse, trabalham com produção animal e buscam maior compreensão dos conceitos e discursos sobre bem-estar animal.

Mercado de atuação

Os conhecimentos adquiridos neste curso poderão ser aplicados em cenários práticos personalizados para a área de atuação profissional e espécie de interesse. O estudante estará apto a propor medidas corretivas, pesquisas, padrões, regulamentações, protocolos de avaliação e certificação de bem-estar em animais de fazenda por meio da metodologia científica, da reflexão ética e do engajamento com os diferentes atores do setor produtivo e da sociedade.

Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo e diploma de graduação na ficha de inscrição.

DOUTORADO

Rolnei Rua Daros

Coordenação

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e doutorado em Applied Animal Biology – University of British Columbia (2019). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui experiência em pesquisa e ensino sobre bem-estar animal, produção de bovinos de leite e manejo de pastagens. Desenvolve pesquisa na área de bem-estar animal com foco em estudos epidemiológicos para melhor entender as associações entre mudanças comportamentais e o desenvolvimento de doenças. Também trabalha em parceria com empresas de tecnologia para a validação de sensores eletrônicos para o monitoramento do comportamento animal.

MESTRADO

Andreia de Paula Vieira

Coordenação

Pesquisadora Independente, possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (2003), mestrado em Ciência Animal (Produção Animal) pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e doutorado em Ciência Animal – University of British Columbia (2012). Entre 2015-2020 foi Professora Titular da Universidade Positivo nas disciplinas de Bem-Estar Animal, Saúde Pública e Epidemiologia e foi Gestora Técnica do Centro de Pesquisa da Universidade Positivo, um Centro de Pesquisa Multidisciplinar. Entre 2012-2015 foi líder do Pacote de Trabalho 4 do Projeto Animal Welfare Indicators na FP7 Framework da UE, trabalhando com um time de TI e design na Universidade Positivo, junto a outras 10 universidades no mundo, para a desenvolver o Animal Welfare Science Hub que integrou informações e tecnologias sobre a ciência do bem-estar animal. Ela também é a articuladora da ISAE (International Society for Applied Ethology) no Brasil, é membro da Universities Federation for Animal Welfare (UFAW) e do Comitê Científico da Certified Humane. Também é membro da American Association of Feline Practioners, American Association for Laboratory Animal Science, International Wildlife Rehabilitation Council e da American Veterinary Medical Association. É membro vitalício da Sociedade Brasileira de Etologia.

sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Semipresencial

Duração

Até 18 meses

Mensalidade

R$ 750,00

Status

Inscrições encerradas