Arquitetura e Restauração de Patrimônio Histórico

Especialização / Pós-graduação

A arquitetura pode remontar a história e cultura e o seu restauro trás esses traços para o presente. Nesse sentido, o restaurador trabalha de forma funcional, para reencontrar traços da arquitetura danificados com o tempo ou atuar na preservação de construções a partir de uma avaliação criteriosa.
A preocupação com obras e registros históricos está presente e é crescente, principalmente, em órgãos e entidades especializadas em preservação. Cidades necessitam compatibilizar desenvolvimento com a preservação de seu patrimônio cultural e sustentabilidade.

Por que fazer na PUCPR?

Na PUCPR, a Especialização em Arquitetura E Restauração De Patrimônio Histórico é um preparo completo para desenvolver habilidades em todas as áreas de atuação relacionadas. Com a formação a distância Slash em Economia Criativa, será possível pensar em bens ou serviços. Além disso, a formação em Mercado do Arquiteto e Urbanista faz com que o estudante pense em estratégias comerciais e de gestão para sua carreira. Por fim, o estudo do empreendedorismo permite o desenvolvimento de autonomia em relação à carreira.

Enquanto a realização dos encontros presenciais não for possível em função da pandemia da COVID-19, as disciplinas do curso serão ministradas de forma remota, por web conferência ao vivo, com atividades interativas entre os estudantes e professores, assim como ocorre em ambiente presencial. Você terá à sua disposição diversas ferramentas tecnológicas para suporte ao andamento das atividades, além de apoio no período de aulas com feedbacks coletivos e individuais, por parte dos professores, por meio das plataformas digitais.

Público-alvo

Profissionais recém-formados ou em busca de uma mudança no foco da carreira podem optar por essa especialização, sejam arquitetos e urbanistas, historiadores, designers, engenheiros e interessados na área de conservação e restauração do patrimônio cultural arquitetônico.

Mercado de atuação

O estudante que se forma em Arquitetura e Restauração De Patrimônio Histórico identifica, diagnostica e propõe soluções para a preservação das edificações históricas que traduzam e valorizem a identidade cultural de cada comunidade. No Brasil, cidades ricas em patrimônio edificado desde o período colonial são locais de atuação propícios para esses profissionais.

DOUTORADO

Cleusa de Castro

DOUTORADO

Cleusa de Castro

Arq Urb: Market Process (Online com aulas ao vivo)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Design Thinking (metodologia) (Online com aulas ao vivo)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Diagnóstico de patologias e soluções interventivas para restauração

Carga horária: 24 | Crédito: --

Elementos artísticos integrados: patologias e restauração

Carga horária: 24 | Crédito: --

Estratégias Profissionais em Arquitetura e Urbanismo (Online com aulas ao vivo)

Habilidades empreendedoras e inovação – Slash

Inteligência criativa para resolução de problemas – Slash

Inteligência emocional para tomada de decisão – Slash

Carga horária: 24 | Crédito: --

O projeto e a obra de restauração

Carga horária: 24 | Crédito: --

Patrimônio Histórico: conceitos, legislação e instrumentos de preservação

Preservação de Centros e Conjuntos históricos

Resultado de aprendizagem – Slash

Squad de situação problema – Expertise

Squad de situação problema – Negócios

Squad de situação problema – Portfólio

Carga horária: 12 | Crédito: --

Teorias da restauração através de análise de obras emblemáticas

Carga horária: 24 | Crédito: --
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Belas Artes

Até 13 meses