CCURSOS

Análise do comportamento

Especialização / Pós-graduação

A Análise do Comportamento é uma área da Psicologia que se desenvolve continuamente a partir de pesquisas básicas e aplicadas, tendo seus conhecimentos teóricos, metodológicos e tecnológicos ampliados. Psicólogos que atuam sob esse enfoque têm uma compreensão vasta do comportamento humano e seus determinantes e promovem intervenções eficazes para diversas demandas clínicas.
Capacitar o profissional para a prática clínica analítico-comportamental de qualidade, calcada em princípios éticos, profissionais e científicos é o objetivo da Especialização em Análise Comportamental Clínica da PUCPR. O curso fornece instrumental teórico-prático para o aprimoramento da formulação de casos clínicos, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades terapêuticas fundamentais à uma intervenção eficaz.

Por que fazer na PUCPR?

O corpo docente dessa especialização é formado por professores renomados dos mais variados núcleos de Análise do Comportamento do Brasil, que fornecem ao estudante as bases teóricas para a execução prática dos conceitos. As aulas mesclam conteúdos teóricos fundamentais, inovadores e aplicações práticas com supervisão clínica.

Público Alvo

A aprendizagem em Análise Comportamental Clínica destina-se a psicólogos e psiquiatras com interesse em análise do comportamento e objetivo de aprimorar seu manejo clínico. Pode interessar, também, profissionais de outras áreas ligadas à saúde.

Mercado de atuação

Clínicas, hospitais, consultórios e demais espaços relacionados à saúde são os principais locais de atuação do especialista em Análise Comportamental Clínica. Ele também pode integrar equipes de casas de recuperação e repouso ou ainda, instituições corporativas e de ensino. Também é possível atuar de maneira autônoma, com prestação de atendimentos particulares, ou empreendendo seu próprio consultório.

Mestre

Maria Helena Budal da Silva

Coordenação

Andressa Marianne Salles Engelmann

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1998) e mestrado em Mestrado em Psicologia da Infancia e Adolescencia pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, dos cursos de Medicina e Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento, uti neonatal, pesquisa e ansiedade.

Claudia Lucia Menegatti

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1992), Mestrado em Psicologia da Infância e da Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2002) e Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPR (2015).

Cloves Antonio de Amissis Amorim

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989).Especialista em Didática pela PUCPR (1991), Especialista em Bioética pela PUCPR (2003). Mestrado em Educação PUCPR (2012). Doutor em Educação – PUCPR(2017). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar (Psico-Oncologia), Psicologia da Religião e da Espiritualidade, na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Análise Experimental do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas:Bioética, Bullying, Sindrome de Burnout, Estresse em professores e em Enfermeiros..Editor da Revista Psicologia Argumento.

Graziela Sapienza

Docentes

Psicóloga e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Especializações em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP) e em Adolescência (Unifesp). Professora de graduação (PUC-PR). Coordenadora da Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva em Saúde (PUCPR). Experiência em atendimento clínico e com programas preventivos nos campos de educação e saúde atuando com os seguintes temas: competência social, habilidades sociais, problemas de comportamento, práticas educativas parentais, fatores de risco e proteção em adolescentes, obesidade e uso de tabaco.

Docente Kleber Bez Birolo Candiotto.

Kleber Bez Birolo Candiotto

Docentes

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000), Bacharelado em Direito pela PUCPR (2017), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, na linha de pesquisa Ontologia e Epistemologia.

Patricia Guillon Ribeiro

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999) e mestrado em Psicologia da InFância e Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Estados Subjetivos e Emoção, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento infantil, Psicologia da maternidade, Comportamento Parental, Adesão ao tratamento de doenças crônicas infantis.

Tatiany Honorio Porto Aoki

Docentes

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Filadélfia, mestrado em Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina e doutorado em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Experimental, atuando principalmente nos seguintes temas: história comportamental, custo da resposta, esquemas de reforço, desamparo aprendido e diferenças de gênero.

Thaise Lohr Tacla

Docentes

Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora assistente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Formada em Psicologia pela Universidade Positivo-PR.

Análise do Comportamento Aplicada e Intervenção em Crianças com Desenvolvimento Atípico.

Carga horária: 12 | Crédito: --

Análise do Comportamento Verbal

Carga horária: 12 | Crédito: --

Aspectos teóricos e aplicados da dependência de drogas

Carga horária: 12 | Crédito: --

Estágio supervisionado I

Carga horária: 168 | Crédito: --

Estudos de casos clínicos e possibilidades de intervenção

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

História e filosofia da análise do comportamento

Carga horária: 12 | Crédito: --

Introdução a Terapias comportamentais da terceira onda: FAP, ACT.

Carga horária: 36 | Crédito: --

Metodologia de pesquisa

Carga horária: 12 | Crédito: --

Princípios básicos da análise do comportamento

Carga horária: 12 | Crédito: --

Psicologia da Saúde

Carga horária: 12 | Crédito: --

Psicopatologia: bases teóricas e a prática do analista do comportamento

Carga horária: 12 | Crédito: --

Relação terapeutíca na perspectiva analítico comportamental

Carga horária: 12 | Crédito: --

Seminários Avançados

Carga horária: 12 | Crédito: --

TCC – Análise do comportamento

Carga horária: -- | Crédito: --

Terapia Analítico comportamental aplicada a crianças e adolescentes

Carga horária: 12 | Crédito: --

Terapia de Casais

Carga horária: 12 | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 16 meses

Mensalidade

R$ 600,00

Status

Tenho Interesse