CCURSOS

Alfabetização e letramento

Especialização / Pós-graduação

Como todos os segmentos de mercado, a educação vem percebendo o aumento de sua demanda por inovação e por repensar processos, com o advento das novas tecnologias e alcance da informação. O grande diferencial está no papel sem igual que a área ocupa na formação básica dos cidadãos, principalmente no que diz respeito à alfabetização e letramento, condições pilares de toda a formação acadêmica, profissional e social.
O curso de pós-graduação em Alfabetização e Letramento da PUCPR busca formar alfabetizadores de acordo com o contexto do Século 21. Sua motivação está em fazer com que as necessidades das classes alfabetizadoras sejam superadas por meio de uma prática reflexiva, pertinente, com vistas no passado como crítica superada, no presente como movimento e no futuro como indicativo.

Por que fazer Alfabetização e Letramento na PUCPR?

Nada mais seguro para uma formação voltada para a educação do que contar com uma instituição reconhecida e renomada na formação de graduados, especialistas, mestres e doutores altamente capacitados, como a PUCPR.
Essa especialização aborda a diversas concepções de alfabetização, numa perspectiva de multiletramentos, e suas dimensões para que o sujeito possa atuar em sociedade. Além
disso, trata de questões atuais sobre o processo de alfabetização e letramento na educação básica e para a vida.

Público Alvo

Professores, pedagogos, educadores, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos e demais profissionais ligados à Educação que tenham interesse na área.

Mercado de atuação

O egresso dessa pós-graduação é um professor capacitado para atuar nas mais diversas áreas da educação básica com a intenção de ensinar e alfabetizar letrando.

Thalita Folmann da Silva

Coordenação

Pedagoga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e premiada com o mérito acadêmico Marcelino Champagnat. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Profissional do Magistério na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Ministra cursos e palestras para professores de educação infantil e ensino fundamental.

Aparecido Vasconcelos de Souza

Docentes

Mestre em Teoria Literária, pelo Centro Universitário UNIANDRADE, Especialista em Literatura Infanto Juvenil e contação de história, pela FATUM Educacional de Curitiba, Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM, Licenciado em Educação Artística pela Faculdade de Artes do Paraná e Bacharel em Filosofia pela Faculdade Vicentina de Filosofia. Pesquisa Trasnculturação na América Latina, tem interesse em Literatura infantil de matriz Africana e Afro-Brasileira e Formação de professores para relações étnicas raciais.

Cloves Antonio de Amissis Amorim

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1989).Especialista em Didática pela PUCPR (1991), Especialista em Bioética pela PUCPR (2003). Mestrado em Educação PUCPR (2012). Doutor em Educação – PUCPR(2017). Atualmente é professor Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar (Psico-Oncologia), Psicologia da Religião e da Espiritualidade, na área de Psicologia Educacional, com ênfase em Análise Experimental do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas:Bioética, Bullying, Sindrome de Burnout, Estresse em professores e em Enfermeiros..Editor da Revista Psicologia Argumento.

Fabiane Maria Picheth

Docentes

Doutoranda em Administração (Universidade Positivo – UP), Mestre em Educação, Comunicação e Tecnologia (PUCPR), Especialista em Tecnologias Educacionais (PUCPR), Especialista em Gestão Escolar (Universidade Positivo – UP) e Graduada em Pedagogia (PUCPR). Atuou em segmentos diferenciados na área de educação, com experiência docente na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal e estadual de educação. Possui experiência em Educação a Distância, Educação Corporativa e Desenvolvimento de Material Didático. Atuou como coordenadora e professora de cursos de pós graduação na área de Educação. Foi professora e coordenadora do curso de Pedagogia na Universidade Positivo.

Geovani Viola Moretto Mendes

Docentes | Lattes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia. Tem priorizado suas pesquisas com temas relacionados à ÉTICA e a TECNOCIÊNCIA, principalmente às questões éticas das biotecnologias; ética na era da engenharia genética; responsabilidade e progresso na civilização tecnocientífica; pós-humanismo; transhumanismo; a questão da autenticidade e da dignidade da vida, entre outros.

Marcelo Ponestki Oliveira

Docentes

Possui graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003), especialização em Treinamento Individual e Qualidade de Vida (2005), na mesma instituição e mestrado em Educação Física na Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente trabalha como professor adjunto no curso de educação física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e coordenador do curso de especialização nos cursos de personal training e pilates e fisiologia do exercício. Possui experiências na área de Ginástica atuando como professor e coordenador de Ginástica de Academia, Ginástica Laboral, bem como no âmbito do Lazer e recreação. Realiza pesquisas com ênfase na Sociologia da Educação Física, principalmente nos temas relacionados as práticas corporais, espaços e equipamentos de lazer, ginástica e saúde coletiva.

Docente Mirian Célia Castellain Guebert.

Mirian Celia Castellani Guebert

Docentes | Lattes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Educação Especial, Mestre em Engenharia da Produção  pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação, História, politica, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,  Professora do Programa de Pós Graduação em  Direitos Humanos e Políticas Públicas  na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, membro da Rede Latino Americana de Educação em Direitos Humanos, desenvolve projetos de pesquisa na área da inclusão, acessibilidade, direitos humanos e formação profissional. Possui experiência profissional na área da gestão, docência, coordena pesquisas e estudos sobre práticas inclusivas, comunicação alternativa, inclusão profissional e educacional.

Reginaldo Rodrigues da Costa

Docentes

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências – Habilitação em Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá (1996) e em Pedagogia pelo CESUMAR (2017). Mestrado (2005) e Doutorado (2013) em Educação pela PUCPR. Atualmente é professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, lotado no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, ensino da matemática, ciências naturais e biologia, metodologia e ensino de ciências. Atua em cursos de formação continuada de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio na área do Ensino da Matemática.

Rubia Cristina dos Santos

Docentes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004). Especialista em Psicopedagogia. Experiência na Educação Básica como professora, coordenadora pedagógica, assessora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Colombo e direção escolar. No Ensino Superior possui experiência como professora e coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Educacional de Colombo.

Thalita Folmann da Silva

Docentes

Pedagoga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e premiada com o mérito acadêmico Marcelino Champagnat. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Profissional do Magistério na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Ministra cursos e palestras para professores de educação infantil e ensino fundamental.

Valéria Mattos Kasim

Docentes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1998) e Especialização em Educação Especial pelo Instituto de Ensino Superior Nossa Senhora de Sion (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento e como Formadora da SME e do PNAIC.

Abordagens Psicológicas Da Alfabetização

Carga horária: 24 | Crédito: --

Alfabetização E Letramento Na Cultura Digital

Carga horária: 24 | Crédito: --

Alfabetização E Letramento Na Perspectiva Da Inclusão

Carga horária: 24 | Crédito: --

Alfabetização Matemática

Carga horária: 24 | Crédito: --

C.H. de Eletivas

Carga horária: 72 | Crédito: --

Corpo E Movimento Aliados Da Alfabetização E Letramento

Carga horária: 24 | Crédito: --

Determinantes Legais E Contexto Da Alfabetização E Letramento: História, Política E Perspectivas Atuais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Dificuldades De Aprendizagem E Alfabetização

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Letramento E Ensino De Língua Portuguesa Nos Anos Iniciais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Pesquisa Em Alfabetização E Letramento: Tendências, Perspectivas E Investigação

Carga horária: 24 | Crédito: --

Produção De Material Didático Na Perspectiva Da Alfabetização E Letramento

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tópicos Especiais: Contação De Histórias

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 13 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Tenho Interesse