CCURSOS

Alfabetização e Letramento

Especialização

O curso de Alfabetização e Letramento busca formar profissionais alinhados com o contexto educacional do século XXI, abordando as diversas concepções de alfabetização e a perspectiva de multiletramentos, na qual o ato de ler envolve linguagens como música, imagem e fala, além do próprio texto. Ao concluir o curso, o especialista deve ser capaz de refletir sobre a prática da alfabetização e do letramento, percebendo o passado como crítica superada, o presente como movimento e o futuro como indicativo.

Por que fazer na PUCPR?

Na PUCPR, por meio da aprendizagem ativa, o especialista em Alfabetização e Letramento entrará em contato com perspectivas que não tratam somente de crianças pequenas ou no início da escolarização. Também terão a oportunidade de pensar os processos de alfabetização e letramento além do domínio da leitura e escrita, entendendo a matemática, por exemplo, como essencial neste processo e para a vida em sociedade.

Público Alvo

A especialização se destina a professores, pedagogos, educadores, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos. Profissionais que tenham interface com a área de educação e processos de aprendizagem, como neurocientistas, também podem se beneficiar da especialização em Alfabetização e Letramento.

Perfil do Egresso

Em um contexto de grande presença tecnológica no dia a dia, e do acesso cada vez maior a essas ferramentas, é importante compreender as novas possibilidades e perspectivas da alfabetização e letramento.
De forma complementar, a necessidade cada vez maior da educação para o exercício pleno da cidadania, torna indispensável a compreensão destes processos em uma perspectiva que não trate apenas de crianças e do início da escolarização. O egresso da especialização em Alfabetização e Letramento da PUCPR sai preparado para pensar sobre os diferentes momentos e necessidades do processo de aprendizagem, vislumbrando os benefícios das ações tomadas no passado e do que pode ser feito para colaborar par ao futuro da área.

Mercado de Atuação

Os especialistas em Alfabetização e Letramento podem atuar de forma mais qualificada em escolas da rede pública e privada, em organizações não-governamentais com interesse na área educacional, e em instituições de ensino formais e não-formais.

Reginaldo Rodrigues da Costa

Coordenação

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências – Habilitação em Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá (1996) e em Pedagogia pelo CESUMAR (2017). Mestrado (2005) e Doutorado (2013) em Educação pela PUCPR. Atualmente é professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, lotado no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, ensino da matemática, ciências naturais e biologia, metodologia e ensino de ciências. Atua em cursos de formação continuada de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio na área do Ensino da Matemática.

Aparecido Vasconcelos de Souza

Docentes

Mestre em Teoria Literária, pelo Centro Universitário UNIANDRADE, Especialista em Literatura Infanto Juvenil e contação de história, pela FATUM Educacional de Curitiba, Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM, Licenciado em Educação Artística pela Faculdade de Artes do Paraná e Bacharel em Filosofia pela Faculdade Vicentina de Filosofia. Pesquisa Trasnculturação na América Latina, tem interesse em Literatura infantil de matriz Africana e Afro-Brasileira e Formação de professores para relações étnicas raciais.

Cristiane Arns de Oliveira

Docentes

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993), especialização em Psicopedagogia (1997), Mestrado em Educação (2004) na área de Formação de Professores e Prática Pedagógica no Ensino Superior. Entre 2007 e 2010 realizou o Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Fribourg na Suíça na área da Educação Familiar- relação família, escola e aprendizagens escolares. Em 2014 estágio de pós doutorado pela Universidade de Fribourg na Suíça em Ciências Sociais. Atualmente trabalha pela PUCPR no Observatório de Educação para a Solidariedade.

Emeson Rolkoski

Docentes

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1999), mestrado em Educação pela mesma instituição (2002) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Professor da Educação Básica durante vários anos, atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná onde desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de Educação Matemática.

Geovani Viola Moretto Mendes

Docentes

DOUTOR em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018); MESTRE em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013); possui ESPECIALIZAÇÃO na área da Ética (2003) e graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Paraná (2001). Atualmente é Professor Adjunto e coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da PUCPR. É membro do NET (Núcleos de Estudo da Técnica da PUCPR), do Grupo de Pesquisa Hans Jonas do CNPq e do grupo de pesquisa Hans Jonas da PUCPR. Leciona as disciplinas de Ética e Metodologia Científica nos cursos Lato Sensu; e as disciplinas de Estágio, de Prática e de Filosofia da Técnica nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia.

Julio Cesar Bastos

Docentes

Licenciado em Educação Física, especialista em esporte escolar, em gestão e supervisão escolar e em educação física para pessoas com necessidades físicas especiais. É gestor e professor da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná.

Docente Mirian Célia Castellain Guebert.

Mirian Celia Castellain Guebert

Docentes | Lattes

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Educação Especial, Mestre em Engenharia da Produção  pela Universidade Federal de Santa Catarina, Doutora em Educação, História, politica, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,  Professora do Programa de Pós Graduação em  Direitos Humanos e Políticas Públicas  na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, membro da Rede Latino Americana de Educação em Direitos Humanos, desenvolve projetos de pesquisa na área da inclusão, acessibilidade, direitos humanos e formação profissional. Possui experiência profissional na área da gestão, docência, coordena pesquisas e estudos sobre práticas inclusivas, comunicação alternativa, inclusão profissional e educacional.

Reginaldo Rodrigues da Costa

Docentes

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências – Habilitação em Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá (1996) e em Pedagogia pelo CESUMAR (2017). Mestrado (2005) e Doutorado (2013) em Educação pela PUCPR. Atualmente é professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, lotado no curso de Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, ensino da matemática, ciências naturais e biologia, metodologia e ensino de ciências. Atua em cursos de formação continuada de professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio na área do Ensino da Matemática.

Rubia Cristina dos Santos

Docentes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2004). Especialista em Psicopedagogia. Experiência na Educação Básica como professora, coordenadora pedagógica, assessora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Colombo e direção escolar. No Ensino Superior possui experiência como professora e coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Educacional de Colombo.

Thalita Folmann da Silva

Docentes

Pedagoga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e premiada com o mérito acadêmico Marcelino Champagnat. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Profissional do Magistério na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Ministra cursos e palestras para professores de educação infantil e ensino fundamental.

Valéria Mattos Kasim

Docentes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1998) e Especialização em Educação Especial pelo Instituto de Ensino Superior Nossa Senhora de Sion (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização e Letramento e como Formadora da SME e do PNAIC.

Abordagens Psicológicas Da Alfabetização: Múltiplas Linguagens e Neurociências

Carga horária: 36 | Crédito: --

Alfabetização e Letramento na Cultura Digital

Carga horária: 24 | Crédito: --

Alfabetização e Letramento na Perspectiva da Inclusão

Carga horária: 24 | Crédito: --

Alfabetização e Letramento nas Disciplinas Curriculares da Educação Básica

Carga horária: 12 | Crédito: --

Alfabetização Matemática

Carga horária: 24 | Crédito: --

Corpo e Movimento Aliados da Alfabetização e Letramento

Carga horária: 24 | Crédito: --

Determinantes Legais e Contexto da Alfabetização e Letramento: História, Política e Perspectivas Atu

Carga horária: 24 | Crédito: --

Dificuldades de Aprendizagem e Alfabetização

Carga horária: 24 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Letramento e Ensino da Língua Portuguesa nos Anos Iniciais

Carga horária: 24 | Crédito: --

Mediação Pedagógica e Alfabetização e Letramento

Carga horária: 24 | Crédito: --

Metodologia da Alfabetização

Carga horária: 24 | Crédito: --

Pesquisa em Alfabetização e Letramento: Tendências, Perspectivas e Investigação

Carga horária: 36 | Crédito: --

Produção de Material Didático na Perspectiva da Alfabetização e do Letramento

Carga horária: 24 | Crédito: --

Tópicos Especiais – Contação de Histórias

Carga horária: 24 | Crédito: --

Escola de Educação e Humanidades

A Escola de Educação e Humanidades da PUCPR oferece uma formação que contempla uma ampla gama de perspectivas culturais, dimensões científicas, técnicas e humanas para formar profissionais líderes, cidadãos globais atentos aos desafios da sociedade contemporânea.

A harmonia entre o humano, o social, o tecnológico e o biológico compõe um contexto em que a ciência vai ao encontro da percepção humana para conferir sentido à humanidade. Do cognitivo ao ético, do estético ao técnico, do imediato ao transcendente, as áreas de Educação e Humanidades são responsáveis por formar profissionais de alto impacto na transformação social, capazes de buscar a garantia dos direitos individuais e coletivos.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 14 meses

Mensalidade

R$ 350,00

Status

Tenho Interesse