cookie __utmz não existe
CCURSOS

Agricultura Digital: Inteligência Artificial e Big Data aplicada no Campo
Novo

Especialização / Pós-graduação

O Curso de especialização em Agricultura Digital da PUCPR (4.0 – 5.0) visa capacitar e preparar os profissionais do setor agrícola para que eles atendam a presente demanda de adaptação e expansão da tecnologia no campo. Todos os setores, processos envolvidos e tecnologias disponíveis para a implementação de uma ‘smart farming’, onde a produtividade e a sustentabilidade são maximizadas, serão abordados ao longo do programa.

Por que fazer Agricultura Digital na PUCPR?

O curso está estruturado em 4 módulos nos quais serão trabalhados temas fundamentais para a completa adaptação à Agricultura Digital, passando desde a quarta revolução agrícola (4.0), que consiste na obtenção de informações por meio da Agricultura de Precisão, até a quinta revolução agrícola (5.0), em que o profissional utiliza de técnicas de inteligência artificial para a tomada de decisão. O resultado de aprendizagem obtido na especialização permitirá aos profissionais formados atuar no setor agrícola com o que há de mais inovador no mercado, estando assim adaptado para o cenário atual de revolução tecnológica e preparado para atender a crescente demanda de produzir, baseada nos três pilares da Agricultura 5.0, eficiência, sustentabilidade e disponibilidade

Público-alvo

O curso de Agricultura Digital: Inteligência Artificial e Big Data aplicada no campo é destinado aos profissionais do setor agrícola e afins, como Engenheiros Agrônomos, Florestais, Ambientais, e demais engenharias que atuam no agronegócio com a aplicação e desenvolvimento de tecnologias, bem como pesquisadores da área e afins.

Mercado de Atuação

Os futuros profissionais especialistas em Agricultura Digital estarão aptos a modernizar a atividade produtiva, tornando-a mais competitiva com o propósito de manter viável a produção de alimentos, pois com tecnologias avançadas e uma nova forma de pensar-agir, esses profissionais poderão transformar o empreendimento agrícola.

taynara_tuany_borges_valeriano

Taynara Tuany Borges Valeriano

Coordenação

Engenheira Agrônoma pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Câmpus Uberaba, MG. Mestre pelo programa de Produção Vegetal da FCAV/Unesp. Doutora em Produção Vegetal pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Produção Vegetal), da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP Jaboticabal), na área de Modelagem Agro meteorológica; com período de doutorado sanduíche no CREA- Bologna (Itália). Pós-doutora em Modelagem Agro meteorológica e Data Science pelo programa de Industrial Fellowships, financiado pelo Luxembourg National Research Fund (FNR), atuando em parceria com o Consiglio per la ricercata in agricultura e l’analiso Dell’ economia agrada /CREA- Bologna (Itália) e Ferrero International.

Com experiência na área de Agronomia e Modelagem, com ênfase em Agrometeorologia e Climatologia, atuando nos seguintes temas: Modelagem Agro meteorológica, Micro meteorologia, Balanço Hídrico, Evapotranspiração, Risco Climático, Zoneamento Climático e Agrícola, Classificação Climática, Modelos de Circulação Global como ECMWF e NASA e Cafeicultura. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) no período de 2011 a 2014.

DOUTORADO

Pablo Georgio de Souza

Coordenação

Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005), Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2008), Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2013). Professor da UNISEP de 2008 a 2009. Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR desde 2010. Sócio da Empresa Florestal Sudoeste – Viveiro, Consultoria e Prestadora de Serviços, tem experiência nas áreas de Silvicultura, Desenvolvimento Rural, Fomento Florestal, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atualmente desenvolve pesquisas com Sistemas Agroflorestais e Desenvolvimento Rural Sustentável.

adao-felipe-dos-santos

DOUTORADO

Adão Felipe dos Santos

Docentes

Engenheiro Agrônomo formado na Universidade Federal do Tocantins – Câmpus de Gurupi (TO), Mestre e Doutor em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio Filho de Mesquita – FCAV, de Jaboticabal (SP), com Doutorado Sanduíche na University of Georgia, Tifton, USA.

Atualmente é professor Adjunto A, do departamento de Agricultura da Universidade Federal de Lavras (UFLA), onde atua nos cursos de graduação em Agronomia e pós-graduação em Fitotecnia nas áreas de Agricultura de Precisão e Agricultura digital.

Tem como foco principal pesquisas utilizando Sensoriamento Remoto e Agricultura de Precisão para estimar parâmetros agronômicos e variabilidade espacial e temporal com ênfase na melhoria da qualidade das operações agrícolas.

MESTRADO

Caroline Jerke

Docentes

Graduada em Agronomia pela União Pioneira de integração Social (UPIS – 2008), Mestre em Agronomia pela Universidade de Brasília (UnB – 2011) e Doutoranda em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob orientação do Prof. Dr. Cimélio Bayer.

Atua com experiência em fertilidade do solo e nutrição de culturas tais como milho, soja, café, algodão e cana-de-açúcar e treinamento e capacitação de pessoas em nível superior e para empresas do agronegócio.

Atualmente atua na área de sensoriamento remoto aplicado ao estudo de variabilidades espacial e temporal em lavouras anuais para a Agroexata e coordena o programa de estágio PrEA, com atuação nacional.

ESPECIALIZAÇÃO / PÓS GRADUAÇÃO

Cezar Henrique Jackiw Farias

Docentes

Graduado em Marketing, com MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio e Pós MBA em Inteligência Empresarial. Experiência profissional de 13 anos no mercado Agro, voltado ao planejamento estratégico, marketing e inteligência de mercado, através da atuação em diversas empresas do segmento.

DOUTORADO

Edilberto Nunes de Moura

Docentes

Graduado em Engenharia Agronômica (1990) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Doutor em Agronomia (2002) pela mesma universidade. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana – PPGTU (Mestrado/Doutorado) e Coordenador do curso de especialização em Geoprocessamento (2009-2015). Coordenador do curso de Agronomia da PUC PR.

MESTRADO

Gabriel Sales Dias

Docentes

Formado em técnico em Eletrotécnica pela Universidade Positivo em 2016 com bolsa de 100%, formado em Engenharia Elétrica pela PUCPR em 2020 com bolsa de 100%, cursando mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas pela PUCPR com bolsa de 100%.

De 2018 a 2019 realizou trabalhos na área de desenvolvimento de software embarcado em linguagem C/C++ e Python na empresa Alta Rail Technology, no mesmo período foi elaborado uma produção científica na PUCPR de desenvolvimento hardware e software de um módulo acoplado a sensores para utilização em mananciais, assim realizar o monitoramento da qualidade da água.

De maio a novembro de 2019 atuou como pesquisador de projetos de telemetria pela PUCPR realizando as atividades na empresa Agres, desenvolvendo software em linguagem python em sistemas embarcados, para as soluções de telemetria da empresa na área de agricultura de precisão. De dezembro de 2019 até o momento atua como analista de desenvolvimento de software e hardware embarcado para soluções de agricultura de precisão na empresa Agres.

DOUTORADO

Gustavo André de Araújo Santos

Docentes

Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) com período sanduíche na Universidade Técnica de Lisboa em Portugal. Mestre e Doutor em Agronomia (ciência do solo) pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Atua há mais de 9 anos com manejo sustentável e qualidade ambiental de áreas agrícolas, com projetos desenvolvidos na Europa e em três Estados brasileiros. Os projetos são focados no desenvolvimento, instalação e manejo de sistemas voltados para agricultura de baixo carbono (ex: plantio direto e sistema agroflorestais).

Tem expertise em “feedbacks” de carbono por meio da emissão de CO2 e estoque de carbono do solo, mapeamento de fluxos e concentrações atmosféricas de CO2 com uso de técnicas de sensoriamento remoto e de geoestatística para promoção de uma agricultura inteligente e sustentável. Em 2018 participou da escola de verão em “Data Science and Climate Data” pelo International Centre for Theoretical Physics (ICTP) na Itália com bolsa da UNESCO.

DOUTORADO

José Reinaldo da Silva Cabral de Moraes

Docentes

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Mestre e Doutor em Produção vegetal/Agrometeorologia e climatologia agrícola, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Jaboticabal.

Entre julho de 2018 a julho de 2020, atuou como Professor Substituto do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) – Campus Naviraí. É consultor ad-hoc em projetos de pesquisa e colabora como revisor em periódicos nacionais e internacionais. Membro dos grupos de pesquisa do CNPQ: (GAS- Grupo de Estudos em Agrometeorologia), (Restauração Ambiental, Mudanças Climáticas e Valoração de Ativos Naturais), (Recursos Naturais e Tecnologias Agropecuárias) e no grupo (GESP – Grupo de Estudos em Solos e Plantas Cultivadas).

Participou de projetos de pesquisas no departamento de Agrometeorologia da Embrapa Amazônia Oriental e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agrometeorologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Agrometeorológica, uso de Técnicas de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, Inteligência Artificial, Geoestatística e Agricultura de Precisão.

MESTRADO

Karita Almeida Silva

Docentes

Suas principais linhas de pesquisa se concentram no desenvolvimento e na aplicação de modelos agrícolas para simular o crescimento e a produtividade das culturas.

Tem experiência em micrometeorologia, fitotecnia, irrigação, balanço hídrico, evapotranspiração, risco climático, classificação climática e bancos de dados climáticos globais, como a NASA.

Tem bastante experiência em conduzir pesquisas, analisar dados, gerenciar bancos de dados e preparar relatórios de forma detalhada e científica. Sua paixão é resolver problemas e fornecer soluções eficientes e inovação nas áreas de ciência de dados, aprendizado de máquinas, análise preditiva e modelagem ambiental.

DOUTORADO

Lorena Nunes Lacerda

Docentes

Ph.D. in Crop and Soil Sciences, University of Georgia, May 2021.  Dissertation title: “Using remote sensing to develop dynamic irrigation management zones”.
B.S. in Agronomy, Federal University of Lavras (Brazil), Jul 2015.

Application of remote sensing and GIS principles and precision agriculture practices to improve crop monitoring, management, and decision-making.
Postdoctoral Associate Researcher (Precision Agriculture): University of Minnesota, April 2021 to presente, Graduate Research Assistant (Precision Agriculture): University of Georgia, Jan 2017 to Mar 2021.
Teaching Assistant (Precision Agriculture): University of Georgia, Spring Semester 2019. Teaching Assistant (Planimetry/Topography): Federal University of Lavras, Spring 2015. Intern (Topography/Geomatics): TOPOPLAN Topography and Representation, May 2012 – Jul 2015.

Research Intern (Geomatics): Federal University of Lavras, Mar -Jun 2015. Intern (Sugarcane Physiology): Federal University of Lavras, Mar – Dec 2014 Teaching. Advanced Topics in Precision Agriculture (CRSS 4030/6030): Guest lectures, University of Georgia, Spring Semester 2021. Advanced Topics in Precision Agriculture (CRSS 4030/6030): Guest lectures, University of Georgia, Spring Semester 2020. Principles of Precision Agriculture (CRSS 3030): Guest lectures, University of Georgia, Fall Semester 2018 – course taught from Tifton Campus to Athens Campus.

DOUTORADO

Pablo Georgio de Souza

Docentes

Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2005), Mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2008), Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2013). Professor da UNISEP de 2008 a 2009. Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR desde 2010. Sócio da Empresa Florestal Sudoeste – Viveiro, Consultoria e Prestadora de Serviços, tem experiência nas áreas de Silvicultura, Desenvolvimento Rural, Fomento Florestal, Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atualmente desenvolve pesquisas com Sistemas Agroflorestais e Desenvolvimento Rural Sustentável.

MESTRADO

Renan Taizo Nakashima

Docentes

Bacharel em Engenharia da Computação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Mestre em Engenharia Elétrica. É Engenheiro de Software por profissão, com experiência em Agricultura de Precisão e Internet das Coisas. Proficiente com a utilização de técnicas modernas de desenvolvimento e manutenção de software em todas as etapas de seu ciclo de vida.

rouverson-pereira-da-silva

DOUTORADO

Rouverson Pereira da Silva

Docentes

Engenheiro Agrícola pela Universidade Federal de Lavras, Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia, Doutor em Agronomia (Produção Vegetal) pela UNESP e Livre-Docente em Máquinas e Mecanização Agrícola.

Realizou estágio Sênior na University of Georgia (USA). Atualmente é Professor da UNESP/Jaboticabal, Diretor Executivo da Associação Latinoamericana e do Caribe de Engenharia Agrícola e Diretor de Relações Internacionais da Associação Brasileira de Engenheiros Agrícolas.

É membro da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital e das Comissões de Avaliação dos Prêmios Trator e Máquina do Ano. Publicou 200 artigos em revistas científicas, 7 livros e 24 capítulos de livros, mais de 600 comunicações em anais de congressos e artigos em revistas técnicas, além de ter participado de diversos eventos científicos no Brasil e no exterior.

Atua na área de Engenharia Agrícola com ênfase em Máquinas e Mecanização Agrícola, Agricultura Digital e de Precisão, sendo um dos pioneiros nas pesquisas sobre perdas na colheita de amendoim e sobre colheita inteligente de café.

taynara_tuany_borges_valeriano

Taynara Tuany Borges Valeriano

Docentes

Engenheira Agrônoma pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – Câmpus Uberaba, MG. Mestre pelo programa de Produção Vegetal da FCAV/Unesp. Doutora em Produção Vegetal pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia (Produção Vegetal), da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP Jaboticabal), na área de Modelagem Agro meteorológica; com período de doutorado sanduíche no CREA- Bologna (Itália). Pós-doutora em Modelagem Agro meteorológica e Data Science pelo programa de Industrial Fellowships, financiado pelo Luxembourg National Research Fund (FNR), atuando em parceria com o Consiglio per la ricercata in agricultura e l’analiso Dell’ economia agrada /CREA- Bologna (Itália) e Ferrero International.

Com experiência na área de Agronomia e Modelagem, com ênfase em Agrometeorologia e Climatologia, atuando nos seguintes temas: Modelagem Agro meteorológica, Micro meteorologia, Balanço Hídrico, Evapotranspiração, Risco Climático, Zoneamento Climático e Agrícola, Classificação Climática, Modelos de Circulação Global como ECMWF e NASA e Cafeicultura. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) no período de 2011 a 2014.

Aplicação em Taxa Variável

Carga horária: 24 | Crédito: --

Big Data e IoT

Carga horária: 24 | Crédito: --

Crop Modelling

Carga horária: 24 | Crédito: --

Data Science

Carga horária: 24 | Crédito: --

Data Science na Agricultura

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafio de Aplicação: Elaboração de um artigo científico em Agricultura Digital

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 24 | Crédito: --

Gestão de Projetos e Marketing Digital

Carga horária: 24 | Crédito: --

Introdução a Linguagem de Programação (Python)

Carga horária: 24 | Crédito: --

Introdução a Agricultura de Precisão

Carga horária: 24 | Crédito: --

Machine Learning

Carga horária: 24 | Crédito: --

Perspectivas Futuras no cenário de Mudanças Climáticas

Carga horária: 24 | Crédito: --

Sensores e Sensoriamento Remoto na Agricultura

Carga horária: 24 | Crédito: --

Sistemas de Informações (GIS/QGIS) aplicados aq Agricultura de Precisão

Carga horária: 24 | Crédito: --

Smart Farming

Carga horária: 24 | Crédito: --

Técnicas de Machine Learning aplicadas em modelos de previsão e aplicação de taxa variável

Carga horária: 12 | Crédito: --

Técnicas de sensoriamento para identificar e manejar a variabilidade das lavouras.

Carga horária: 12 | Crédito: --
sDeclaro que concordo com a coleta e tratamento dos meus dados pessoais pela PUCPR, com a finalidade de receber o retorno desta solicitação, de acordo com a LGPD e a Política de Privacidade e Proteção de Dados.

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Online - Ao Vivo

Duração

Até 20 meses

Mensalidade

R$ 349,00

Status

Inscrições abertas