Há alguns anos, falar sobre Inteligência Artificial (AI) parecia algo distante. Isso porque nossas impressões a seu respeito denotavam mais do que disrupção, sugerindo máquinas substituindo humanos. Mas, na era da Internet das Coisas (IoT), a inteligência artificial está presente em aplicações e objetos que, muitas vezes, nem tomamos conhecimento.
É claro que esse avanço se deve a todos os benefícios que oferece ao inovar e otimizar funções básicas. É assim que essas tecnologias vêm ganhando espaço nas empresas e, também, na administração pública. Por meio da inteligência artificial é possível desburocratizar processos, dar celeridade a muitos procedimentos, além de ampliar o acesso, tratamento e controle das informações para uma gestão mais eficaz.
Por que fazer Administração Pública Digital e Inteligência Artificial na PUCPR?
O curso de Administração Pública Digital e Inteligência Artificial da PUCPR desenvolve profissionais com um modelo mental preparado para as inserções e rompe padrões trazidas pelas novas tecnologias à administração pública. Além de proporcionar conhecimento sobre as inovações e suas aplicações por meio de temas relevantes, visa instigar debates e investigações científicas diante do cenário tecnológico da adaptação da Administração Pública para esta nova realidade.
Estruturado em dois grandes módulos, (1) Inovações Disruptivas e (2) Administração Pública Digital, o curso tem abordagem multidisciplinar e mescla conhecimento das áreas do Direito, Tecnologia, Ciência da Computação, Ciência Política, Administração, dentre outras.
O curso de especialização em Administração Pública Digital e Inteligência Artificial da PUCPR é voltado a profissionais da área do Direito, agentes públicos, administradores, programadores, profissionais dedicados à inovação e transformação digital e demais profissionais graduados em ensino superior com interesse em aprofundar conhecimentos em Direito Administrativo sob uma perspectiva contemporânea e inovadora.
Mercado de atuação
O egresso é um profissional habilitado a atuar no controle de serviços públicos prestados de forma digital, enfrentando as problemáticas ligadas à Administração Pública com instrumentos contemporâneos e inovadores e perspectivas que fogem do tradicional.
Está altamente preparado para atuar em áreas impactadas pelas inovações tecnológicas disruptivas: regulação, compliance e governança, contratações públicas, mediação e arbitragem administrativas e concursos públicos, nas questões que envolvem a LGPD e a proteção de dados em geral, incluindo biometria comportamental e vigilância virtual.
Doutora e Mestre em Direito pela UFPR. Pós-doutoranda pela Universitat Rovira i Virgili na Espanha. Possui especialização em Direito Administrativo pelo IBEJ e em Contratação Pública pelo Centro de Estudos de Direito Público e Regulação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Graduada em Direito pela PUCPR. Coordenadora Adjunta do Curso de Direito da PUCPR e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Licitação em Contratos Administrativos com Tópicos Especiais em Direito das Concessões da PUCPR. Advogada,
Mestre e doutora em direito pela UFPR. Pós-doutora pela PUCPR. Professora e advogada
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1990), Mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Doutorado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente é Professora Titular de Direito Constitucional da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, integrando também o Programa de Pós Graduação – Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos na perspectiva decolonial, novo constitucionalismo latino-americano, direitos fundamentais e direitos humanos, Sistemas Internacionais de Proteção aos Direitos Humanos, neoconstitucionalismo e constitucionalismo e democracia.
Doutora e mestre em direito pela Universidade de Salamanca, Espanha. Pós-doutora em direito público pela Universidad Externado, Colômbia. Coordenadora regional para o Brasil da Organização Internacional Transparencia Electoral. Professora e pesquisadora
Doutor e mestre em Direito pela PUC-SP. Professor Titular da PUCPR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da PUCPR. Possui ampla experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, Contratos, Consumo, Tecnologia e Meio Ambiente. Advogado.
Graduada em Engenharia Civil pela UFPR. Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR. Doutora em Informática pela PUCPR. Professora Titular da PUCPR. Professora Permanente do PPGD da PUCPR. Pesquisadora do Grupos de Pesquisa Justiça, Democracia e Direitos Humanos (PUCPR/CNPq). Coordenadora da Pós-graduação em Direito Digital da PUCPR (campus Curitiba). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Direito (PPGD) da PUCPR.
Mestre em direito pela PUCPR. Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto Bacellar. Professor e advogado
Doutor em Direito pela PUCPR. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Direito Empresarial pela PUCPR. Pesquisador Visitante na Univesidade Paris I – Panthéon-Sorbonne e na Organização Mundial de Propriedade Intelectual – OMPI. Atualmente é Diretor do Instituto iPUCPR – Cidades Inteligentes. Professor Titular de Direito Empresarial no Curso de Graduação em Direito e Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Direito da PUCPR. Advogado em Curitiba com atuação nos campos do Direito Empresarial e Econômico.
Doutora e mestre em direito. Professora do PPGD da UFPR.
Mestre em direito pela UFPR. Doutoranda em direito pela PUCPR e pela Universidade Paris 1 – Sorbonne. Membro da comissão de gestão pública da OABPR.
Mestre em Direito pela PUCPR. LL.M. em International Trade Law pela Universidade de Turim, Itália. Pós-graduado em Direito Processual Civil pelo Instituto Romeu Bacellar. Professor e treinador da equipe de arbitragem da PUCPR. Coordenador de Educação Continuada da Escola de Direito da PUCPR. Procurador do Estado do Paraná. Membro das Comissões de Mediação e de Arbitragem da OABPR.
Doutora pela PUC-SP. Mestre pela PUCPR. Professora de graduação e pós-graduação da PUCPR. Coordenadora dos cursos de pós-graduação em Mediação e Arbitragem e em Processo Civil. Membro das Comissões de Mediação e de Arbitragem da OABPR. Advogada e árbitra
Doutora e mestre em direito pela USP. Livre-docente pela USP. Professora do PPGD da Universidade Mackenzie.
Doutor em direito. Professor da PUCRS.
Doutor e mestre em direito pela PUCPR. Doutor em direito pela Universitat Rovira i Virgili, Espanha. Professor e advogado
Pós-graduada em Direito Processual Civil pelo CESUSC. Graduada em Direito pela UFSC e em administração pela UDESC/ESAG. Integrante da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SC
Especialista em Direito Administraitivo pelo Instituto Bacellar. Mestranda em direito pela PUCPR. Professora e advogada
Doutor e mestre pela UFPR. Pós-doutorado na Universidade de Coimbra, Portugal. Professor e advogado
Especialista em direito administrativo pelo Instituto Bacellar e em Licitações e Contratos pela PUCPR. Mestrando na PUCPR. Professor e advogado
Doutora e mestre em direito. Procuradora do Município do Rio de Janeiro. Professora
Doutora e Mestre em Direito pela UFPR. Pós-doutoranda pela Universitat Rovira i Virgili na Espanha. Possui especialização em Direito Administrativo pelo IBEJ e em Contratação Pública pelo Centro de Estudos de Direito Público e Regulação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Portugal. Graduada em Direito pela PUCPR. Coordenadora Adjunta do Curso de Direito da PUCPR e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Licitação em Contratos Administrativos com Tópicos Especiais em Direito das Concessões da PUCPR. Advogada,
Mestre em direito pela PUCPR. Bacharel em direito pela Universidade Externado de Colômbia. Bolsista PUCPR e CAPES. Pesquisador e Professor e advogado