CCURSOS

Abordagens multidisciplinares da saúde mental na infância e adolescência

Especialização / Pós-graduação

Ao fazer o curso pretende-se que o estudante desenvolva habilidades para reconhecer e intervir em situações de risco para a criança. Capacidade para identificar quadros de vulnerabilidade infantil. Habilidade para reconhecer quadros de fragilidade quanto a saúde mental infantil. Conhecimento para construir estratégias que tenham por objetivo programas de intervenção primária, secundária e terciária no desenvolvimento infantil.

Público Alvo

Profissionais da saúde em geral

Patricia Guillon Ribeiro

Coordenação

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999) e mestrado em Psicologia da InFância e Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Estados Subjetivos e Emoção, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento infantil, Psicologia da maternidade, Comportamento Parental, Adesão ao tratamento de doenças crônicas infantis.

Camila Maia de Oliveira Borges Parana

Docentes

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR – linha de pesquisa Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica (2011 / 2013); Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (2014); Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Positivo (2008); Especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Psicanálise pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (2007); Possui graduação em Psicologia pela PUCPR (2005); Coordenadora Adjunta do Curso de Psicologia da PUCPR, Professora do Curso de Psicologia da PUCPR e supervisora de estágio profissionalizante em Neuropsicologia do Núcleo de Práticas em Psicologia da PUCPR.

Fernanda Resende Moreira

Docentes

Graziela Sapienza

Docentes

Psicóloga e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Especializações em Terapia Comportamental e Cognitiva (USP) e em Adolescência (Unifesp). Professora de graduação (PUC-PR). Coordenadora da Especialização em Terapia Comportamental e Cognitiva em Saúde (PUCPR). Experiência em atendimento clínico e com programas preventivos nos campos de educação e saúde atuando com os seguintes temas: competência social, habilidades sociais, problemas de comportamento, práticas educativas parentais, fatores de risco e proteção em adolescentes, obesidade e uso de tabaco.

Janice Strivieri Souza Moreira

Docentes

Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987) – bacharelado e licenciatura; Especialização em adolescência; Especialização em Psicologia Jurídica; Mestrado em Educação; Doutoranda em Educação; Formação na Abordagem sistêmica (quatro anos e meio); Residência clínica na Abordagem sistêmica (dois anos). Atualmente é professora do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Co-coordenadora e docente da Especialização em Psicologia Jurídica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Psicóloga clinica em Consultório Particular; Assistente Técnica em processos do Direito de família e Infância e juventude; Membro da Echos Consultoria em Psicologia. Experiência com ênfase nos campos clinico, psicologia Jurídica e psicologia social-comunitária.

Juliana Boff Aramayo Cruz

Docentes

Possui graduação em Psicologia e mestrado em Educação, na área de Formação de Professores, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Atualmente é coordenadora pedagógica do Colégio Nossa Senhora de Sion.

Mestre

Mari Angela Calderari Oliveira

Docentes | Lattes

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999). Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atuando em cursos de graduação e pós graduação.É coordenadora adjunta do curso de psicologia da PUCPR. É membro do grupo de pesquisa Saúde e desenvolvimento do Curso de Psicologia da PUCPR, com estudos desenvolvidos nas seguintes áreas: avaliação psicológica, aprendizagem, intervenção psicopedagógica, diagnóstico psicopedagógico, psicopedagogia e dificuldades de aprendizagem, altas habilidades/superdotação. Conselheira do CRP 08 Gestão 2016/2019,. Coordenadora da Comissão de Avaliação Psicológica do CRP 08

Maria Cristina Neiva de Carvalho

Docentes

Possui graduação em Psicologia (PUCPR,1982), especialização em Antropologia Cultural (UFPR,1987), especialização em Psicologia Analítica (PUCPR, 1998), mestrado em Psicologia (UFPR, 2003) e doutorado em Direito (PUCPR,2015). Participou do Grupo de Pesquisa Justiça, Democracia e Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUCPR e do Grupo de Pesquisa Aspectos Psíquicos e Psicossociais do Ser Humano em Desenvolvimento do Curso de Psicologia da PUCPR. Atualmente é professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Membro do Corpo Editorial da Revista Psicologia em Argumento. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Psicologia Jurídica (PUCPR). Presta consultoria em Psicologia Jurídica para instituições do Poder Executivo municipal e estadual e para o Poder Judiciário. Orienta projetos de intervenção e de pesquisa em Psicologia Jurídica e de Políticas Públicas de Assistência Social. Área de concentração de estudo: interfaces entre psicologia, direito e sistema de justiça.Como autônoma exerce Assistência Técnica de processos judicias e é psicoterapeuta de adultos.

Mariane Benicio Fontana Morais

Docentes

Graduada em Psicologia (2012) e mestre em Tecnologia em Saúde (2015), ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente, trabalha como psicóloga em consultório particular, realizando avaliação e reabilitação neuropsicológica e atendimento psicológico a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Pesquisa, especialmente, os seguintes temas: envelhecimento humano e funcionalidade.

Patricia Guillon Ribeiro

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1999) e mestrado em Psicologia da InFância e Adolescência pela Universidade Federal do Paraná (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Estados Subjetivos e Emoção, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento infantil, Psicologia da maternidade, Comportamento Parental, Adesão ao tratamento de doenças crônicas infantis.

Thaise Lohr Tacla

Docentes

Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora assistente na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Formada em Psicologia pela Universidade Positivo-PR.

Vera Regina Miranda

Docentes

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982) e mestrado em Psicologia da Infância e Adolescência pela Universidade Federal do Paraná.Atua como professora desde 1985, professora na Universidade Tuiuti por quase 15 anos, assistente N-3 na PUCPR por 10 anos,tendo se desligado em início de 2011.Há 13 anos atua como professora e supervisora na Universidade Positivo.Tem experiência em Psicologia clínica e educacional junto à infância,adolescência,famílias ,como docente,terapeuta e supervisora em cursos de graduação e pós-graduação, concluindo formação enquanto facilitadora do Método Friends..Autora de 5 livros de psicologia,(nas áreas da educação e clínica),co-,autora de 2 livros de psicologia jurídica,co-autora de 1 livro de psicologia educacional ,co-autora de um jogo e de um material psicopedagógico, autora de um jogo,ex-conselheira do CRP/08,membro da Comissão de Avaliação Psicológica da gestão anterior e atual..A atuação está voltada a temas relativos à prevenção(rejeição, adoção, orientação e escolha profissional,desenvolvimento infanto-juvenil,configurações familiares),avaliação psicológica,envolvendo intervenções nos contextos escolar, psicoterapêutico ,família e grupal.

A Criança Hospitalizada E O Impacto No Desenvolvimento Infantil

Carga horária: 12 | Crédito: --

Altas Habilidades: Avaliação E Intervenção

Carga horária: 12 | Crédito: --

Aspectos Emocionais Envolvidos Na Adoção De Crianças E Adolescentes

Carga horária: 12 | Crédito: --

Aspectos Legais Aplicados Aos Direitos Da Criança E Do Adolescente Com Necessidades Especiais

Carga horária: 12 | Crédito: --

Autismo: Avaliação E Intervenção

Carga horária: 12 | Crédito: --

Avaliação De Transtornos Da Fala

Carga horária: 12 | Crédito: --

Avaliação Psicológica Aplicada À Infância E A Adolescência

Carga horária: 12 | Crédito: --

Bullying Do Autor À Vítima: Prevenção E Intervenção

Carga horária: 24 | Crédito: --

Depressão Na Infância E Adolescência

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desafios Da Infância No Século Xxi

Carga horária: 12 | Crédito: --

Desenvolvimento Infantil

Carga horária: 12 | Crédito: --

Elaboração De Documentos No Atendimento À Criança E Ao Adolescente

Carga horária: 12 | Crédito: --

Ética

Carga horária: 12 | Crédito: --

Neuropsicologia Aplicada A Infância E Adolescência: Avaliação E Intervenção

Carga horária: 12 | Crédito: --

O Atendimento À Criança Vítima De Violência

Carga horária: 12 | Crédito: --

O Desenvolvimento Da Criança E A Relação Com A Escola

Carga horária: 12 | Crédito: --

Obesidade Infantil E Na Adolescência

Carga horária: 12 | Crédito: --

Psicofarmacologia Aplicada A Infância E A Adolescência

Carga horária: 12 | Crédito: --

Psicologia Jurídica Aplicada A Questões Da Adolescência

Carga horária: 12 | Crédito: --

Psicologia Jurídica Aplicada A Questões Da Infância

Carga horária: 12 | Crédito: --

Psicopatologia Infantil

Carga horária: 12 | Crédito: --

Questões De Gênero Na Infância E Adolescência

Carga horária: 12 | Crédito: --

Relação Terapêutica No Atendimento A Crianças E Adolescentes

Carga horária: 12 | Crédito: --

Suicídio E Comportamento Auto-Lesivo Na Infância E Na Adolescência

Carga horária: 12 | Crédito: --

TCC – Abordagens multidisciplinares da saúde mental na infância e adolescência

Carga horária: -- | Crédito: --

Transtorno De Déficit De Atenção E Hiperatividade: Avaliação, Intervenção, Orientação À Família E À

Carga horária: 12 | Crédito: --

Transtorno Desafiador Opositor: Avaliação, Intervenção, Orientação À Família E À Escola

Carga horária: 12 | Crédito: --

Transtorno Do Estresse Pós Traumático

Carga horária: 12 | Crédito: --

Transtornos Alimentares Na Infância E Adolescência

Carga horária: 12 | Crédito: --

Transtornos De Ansiedade Na Infância E Adolescência

Carga horária: 12 | Crédito: --

Escola de Ciências da Vida

A Escola de Ciências da Vida da PUCPR oferece uma formação integral e transdisciplinar, que viabiliza a compreensão integrada das temáticas ligadas à saúde. O estudante torna-se um profissional atento aos desafios impostos pelo crescimento populacional e a intensa utilização dos recursos naturais.

A saúde humana, a dos demais seres vivos e a do meio ambiente são indissociáveis e necessitam de equilíbrio. É neste contexto que nasce o moderno conceito de Saúde Única, que traz em sua essência a vontade de transformar o mundo em um lugar melhor, compreendendo a interdependência entre os seres humanos, os animais e o meio ambiente.

Conheça a Escola
Cidade / Câmpus

Curitiba - Câmpus Curitiba

Modalidade

Presencial

Duração

Até 19 meses

Mensalidade

R$ 450,00

Status

Tenho Interesse