O curso de Ortodontia da PUCPR visa pós-graduar lato sensu Cirurgiões-Dentistas para que adquiram o conhecimento na área de ortodontia clínica, baseada em evidência científica, acompanhando as evoluções apresentadas em grandes congressos e periódicos de maior impacto. Além disso, a pós-graduação lato sensu proporcionará formação plena em Ortodontia, capacitando o profissional a diagnosticar, elaborar planos de tratamentos e tratar as maloclusões em crianças, adolescentes e adultos.
Por que fazer Ortodontia na PUCPR?
As aulas práticas serão ministradas na clínica da PUCPR, com atividades práticas em manequins e pacientes reais. O curso é interdisciplinar, ou seja, possui ampla relação com a Imaginologia, Dentística, Prótese, Periodontia, Implantodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Harmonização Orofacial e DTM/DOF. A formação trará aos pós-graduados lato sensu: capacidade de realizar diagnósticos diferenciais, planejar casos complexos e realizar tratamentos individualizados, incluindo a utilização de ancoragem esquelética, diferentes tipos de arcos ortodônticos, brackets metálicos, estéticos e alinhadores transparentes.
Em virtude do reduzido número de estudantes para os cursos de pós-graduação lato sensu da Odontologia (12 no máximo), as aulas podem ocorrer de forma presencial pois a grande maioria dos ambientes da Universidade comportam os 12 estudantes mais o professor com distanciamento.
As aulas práticas serão presenciais em decorrência da natureza do curso.
Público-Alvo
Cirurgiões-Dentistas interessados na formação plena, aquisição de conhecimento e obtenção de título para atuação como ortodontista clínico.
Mercado de atuação
O ramo da ortodontia tem crescido cada vez mais no país, principalmente com o avanço tecnológico, fazendo com que os tratamentos dentários sejam cada vez mais acessíveis para a maioria da população. Aliada às questões estéticas, a busca pela melhoria da saúde bucal também ajuda a impulsionar a área da ortodontia alinhada à outras especialidades odontológicas. Sendo assim, a demanda por profissionais pós-graduados lato sensu nesta área tem sido cada vez maior, contribuindo, por sua vez, com o aumento da busca pelos cursos de Pós-Graduação.
Critério de Classificação: Este curso possui processo seletivo, para finalizar sua inscrição, será necessário anexar seu currículo e diploma de graduação na ficha de inscrição.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Graduado em Odontologia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
Especialista em Ortodontia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Mestre em Odontologia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
Doutor em Ortodontia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
giovani.hartmann@pucpr.br
Orlando Motohiro Tanaka
Doutorado
Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná. Mestrado e doutorado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Postdoctoral Fellow at The Center for Advanced Dental Education at Saint Louis University. Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Lider do grupo de pesquisa Ortodontia PUCPR. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia, atuando principalmente na percepção estética quanto as alterações promovidas pelo tratamento ortodôntico e as características da este´tica facial, dentária, sorriso nas mídias sociais, atratividade, credibilidade, qualidade de vida e bem-estar mental. Bolsista produtividade PQ2 (2013-2016); (2018-2021); 2022-2025). Diplomado pelo Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial.
tanaka.o@pucpr.br
Andrea Duarte Doetzer
Doutorado
Graduada em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999-2004). Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006-2010). Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial no Hospital Evangélico de Curitiba (2009-2012). Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial (2013). Pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2020). Coordenadora e professora do curso de Especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial da Associação Brasileira de Odontologia do Paraná (2012-2023). Preceptora da Residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba (2013-2022). Coordenadora da residência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (2017-2022). Coordenadora de cursos da UNIABO de 2016 - 2018 na Associação Brasileira de Odontologia. Coordenadora Clínica da Associação Brasileira de Odontologia do Paraná (2018-2019). Professora da Graduação e Pós-Graduação da PUCPR
duarte.andrea@pucpr.br
Cristiano Miranda de Araujo
Doutorado
cristiano.miranda@pucpr.br
Gil Guilherme Gasparello
Mestrado
Graduado em odontologia pela PUCPR, Mestre em odontologia com ênfase em Ortodontia pela PUCPR, Doutorando em Ortodontia pela PUCPR.
A consulta inicial. Ficha de consulta. Histórico médico-familiar. Análise de fotografias. Análise de modelos em gesso e digitais. Análises radiográficas. O planejamento do tratamento. A organização dos exames complementares. Os problemas na dentição mista e os problemas de: saúde oral; perímetro da arcada dentária; verticais; transversos; sagitais e de estética facial.
Inserir os diversos tratamentos ortodônticos num contexto multidisciplinar. Nesta abordagem de tratamento odontológico multidisciplinar, o planejamento deve contemplar todas as áreas de atuação de maneira definida e sincronizada. Deste modo, o ortodontista inserido dentro de uma equipe de atendimento necessita maior conhecimento e estar mais familiarizado com os tópicos, disciplinas e especialidades, que antes se julgavam independentes. Abordar assuntos de interesse comum entre a Ortodontia e outras especialidades, disciplinas ou tópicos da Odontologia tais como a Morfologia Aplicada, Morfologia Radiográfica, Periodontia, Cirurgia Bucomaxilofacial, Dentística, Implantodontia, Prótese, Harmonização Orofacial e Trauma dentário.
Formação de caráter profissional baseado nos princípios da Bioética para nortear condutas clínicas e ligadas à atuação profissional. Identificar os princípios bioéticos no exercício da Odontologia. Orientar sobre a legislação atual e os padrões éticos na pesquisa.
Integração dos fundamentos teóricos com a prática clínica. Permitir conhecer as reações biológicas dos dentes, tecidos adjacentes e os efeitos colaterais, estruturas de suporte e estruturas faciais diante de diferentes tipos de liberação de forças provenientes dos aparelhos ortodônticos, bem como as propriedades mecânicas dos materiais que compõem estes aparelhos. O estudo do crescimento crâniofacial em simbiose com a biogênese da dentição e oclusão dentária normal. As funções normais do sistema estomatognático. Classificação das maloclusões e a nomenclatura ortodôntica. Incidência e etiologia das maloclusões. Os problemas ortodônticos. Osso alveolar e ligamento periodontal, movimentos dentários e os efeitos colaterais. Efeitos esqueléticos das forças ortodônticas (simples, momento, binário, vetores). As propriedades dos materiais ortodônticos. Acessórios ortodônticos. Ancoragem e seu controle. As fases do tratamento ortodôntico. A contenção e a estabilidade dos resultados obtidos.
Capacitar o cirurgião-dentista, com base nos princípios do Suporte Básico de Vida e na legislação vigente, a agir prevenindo a ocorrência de emergências médicas decorrentes das intervenções no consultório odontológico e realizar manobras fundamentais recomendadas pela American Heart Association. Promover a interação dos alunos com as diferentes situações de urgência e/ou emergência que possam ocorrer durante a prática clínica odontológica, bem como condutas a serem adotadas pelo profissional, para o restabelecimento à saúde ao paciente. Avaliação das condições físicas e emocionais dos pacientes Ansiedade em odontologia, Prevenção da ocorrência de emergências médicas no consultório odontológico, Interpretação dos achados observados durante a avaliação pré-operatória, Conceito de urgência e emergência. Legislação vigente. Noções e realização de manobras fundamentais de Suporte Básico de Vida. Critérios de seleção de anestésicos locais. Sobredosagem do uso de anestésicos locais. Discussão sobre as emergências médicas mais frequentes: Lipotímia, Hiperventilação, Crise convulsiva, Hipoglicemia, Crise hipertensiva, Angina do peito, Infarto agudo do miocárdio, Parada cardíaca. Desfibrilador Externo Automático (DEA)
Estabelecer os conceitos fundamentais relacionados à ética e legislação odontológica, com abordagem dos princípios fundamentais e a relação com a Odontologia. Definir as relações existentes entre eticidade, moralidade legalidade. Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade. Avaliar a produção do conhecimento (pesquisas) e suas interfaces com a ética (responsabilidade), de acordo com os modelos destacados. Demonstrar a necessidade da ética para a formação de profissionais competentes com consciência social
Reconhecer a Metodologia Científica como um instrumento que possa auxiliar no estudo e na aprendizagem dos mais diferentes conteúdos científicos de forma sistematizada, simples e lógica, abordando todas as etapas para a elaboração, planejamento, execução e divulgação de um trabalho científico. Compreender a importância do método científico para criação de pensamento crítico frente as inovações e desenvolvimento de novo conhecimento e a necessidade da ética para a formação de profissionais competentes com consciência social.
Discussão de questões de ordem teórica, empírica e metodológica associadas ao desenvolvimento da pesquisa para a elaboração e apresentação da Monografia a partir da apresentação dos projetos de pesquisa e da discussão dentro do assunto a ser abordado. Planejar e acompanhar juntamente com os respectivos orientadores dos alunos a apresentação da Monografia que representa o Trabalho de Conclusão de Curso, dentro dos padrões exigidos pelo Curso, Universidade e Conselho Federall de Odontologia.