O Curso em Direitos Humanos e Políticas Públicas para Infâncias e Juventudes da PUCPR foi desenvolvido para profissionais e pesquisadores/as que desejam ampliar os conhecimentos dessa área, qualificando-se para atuação nas políticas intersetoriais de defesa dos direitos da criança, adolescente e jovem.
Os/As profissionais estarão aptos/as a formar quadros técnicos capazes de conhecer e de identificar a violação de direitos de crianças, adolescentes e jovens, bem como os necessários encaminhamentos para a rede de proteção social, além de elaborar propostas interventivas.
Por que é importante falar sobre políticas públicas com jovens para os jovens?
Você que é gestor/a ou técnico/a da área social atuando junto às infâncias e juventudes, sabe o quanto é importante estar atualizado/a em relação às discussões e debates sobre direitos humanos e políticas públicas no Brasil, bem como com relação a violências, legislações, rede de proteção, conselhos tutelares e dos direitos e outros temas.
Essas preocupações afloram na realidade social e dizem respeito às crianças, adolescentes e jovens brasileiros/as neste momento político e econômico difícil em que vivemos e que tem causado tanta violação destes direitos.
A pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas para Infâncias e Juventudes da PUCPR possui quatro módulos de estudos e cada um deles contém três disciplinas e um desafio da realidade.
No primeiro módulo os/as estudantes reconhecem as diversas violências cometidas contra as crianças e adolescentes, identificando-as nas relações sociais e recebem subsídios de como agir diante da suspeita e indícios da violência sexual contra criança e adolescente, além de construir estratégias para a superação.
Em seguida, os estudantes identificam as atuais legislações da área das infâncias e juventudes, reconhecem a organização dos conselhos tutelares e dos direitos e compreendem o funcionamento da rede de proteção às crianças e adolescentes.
No terceiro módulo são identificados os canais de denúncia de violação dos direitos humanos e as políticas de atendimento às crianças e adolescentes destacando-se a diversidade, pluralidade e construção das múltiplas identidades das juventudes brasileiras.
Por fim, os profissionais reconhecem a importância do controle social e dos movimentos sociais para a luta pela ampliação e garantia dos direitos humanos, por meio da mediação de conflitos e da justiça restaurativa, analisando as expressões das violências que se evidenciam na atualidade e apresentando uma proposta de intervenção na realidade social.
Cada disciplina terá a duração de 2 semanas, perfazendo uma carga horária de 24 horas cada. Todo o material para estudos será postado nas salas das disciplinas: textos didáticos, artigos científicos, vídeos e atividades, compondo 12 horas de aulas assíncronas. E as outras 12 horas serão síncronas, ou seja, aulas por videoconferência em horário pré-determinado, promovendo a interação com os/as estudantes. Há também uma monitora disponível durante todo o curso para orientar os/as estudantes no acesso à plataforma, às salas, materiais didáticos e outras situações.
Público-Alvo
Gestores e técnicos que atuam nas políticas intersetoriais de defesa dos direitos da criança, do adolescente e do jovem: profissionais das áreas de ciências humanas, da saúde e sociais aplicadas, tais como assistentes sociais, pedagogos, sociólogos, cientistas políticos, psicólogos, advogados, terapeutas ocupacionais, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentre outros.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Pós Doutora em Desenvolvimento Regional pelo Núcleo de Políticas Públicas - FURB/SC. Doutora em Gestão Urbana pela PUCPR. Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Internacional de Lisboa. Especialista em Gestão e Liderança Universitária pela PUCPR (2014). Especialista em Ecoturismo com habilitação em Magistério Superior pelo IBPEX. Licenciada em Geografia e História pela UniCesumar. Bacharel em Turismo pela UFPR. Professora da PUCPR desde 2000. Coordenadora do curso de Bacharelado em Turismo da Escola de Negócios (2011 - 2017). Professora Adjunta da Escola de Educação e Humanidades nos cursos de graduação em Ciências Sociais, Filosofia, Pedagogia, Letras e História da PUCPR. Com atuação em Sociologia da Educação, Sociologia Clássica e Moderna, Práticas em Pesquisa e Docência Superior, Produção de Material Didático, Sustentabilidade, Território e Geografia Social, Antropologia Cultural e Geopolítica.
raquel.panke@pucpr.br
Ana Christina Brito Lopes
Doutorado
Pos-doutora em Direito (UFPR), Doutora em Sociologia (UFPR), Mestre em Ciências Penais (UCAM-RJ), Bacharel em Direito (PUC-Rio), Licenciatura em Letras (USU-RJ), ex-professora do curso de Direito da PUCPR (2008-2014), ex-coordenadora e professora dos cursos de Pós-Graduação "Proteção Integral a Crianças e Adolescentes" e "Panorama Interdisciplinar do Direito da Criança e do Adolescente", escritora, consultora especialista e pesquisadora na área do direito da criança e do adolescente.
christina.brito@pucpr.br
Angela Regina Urio Liston
Especialização
Psicóloga graduada pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, possui Especializações em Psicologia Clínica e Especialização em Psicologia Jurídica. Participou de pesquisas relacionadas a Paternidade, Cuidados e Bebê e desenvolveu pesquisa na área de Gênero, Sexualidade e Adolescência. É facilitadora de método internacional para treinamento de habilidades sociais e emocionais e do Programa de Qualidade na Interação Familiar. Possui certificações internacionais nível Avançado pelo Albert Ellis Institute de Nova York em Terapia Racional-Emotivo-Comportamental (Adultos e Infância e Adolescência). Possui treinamento em Terapia Dialética Comportamental. Possui formação em ACT-FAP pelo Instituto Continuum. Possui Formação em Terapia do Esquema pela Wainer, credenciada ao New Jersey Institute for Schema Therapy. Compõe a diretoria eleita para a gestão 2022-2023 da ATC-PR. Atuou como supervisora de estágios em Psicologia Clínica e Institucional. Facilitadora de Justiça Restaurativa. Coordenadora da Equipe Gestora do Depoimento Especial do TJPR. Co-coordenadora do curso de Depoimento Especial para Magistrados pela EMAP-PR. Membro do Grupo de Trabalho para campanha de Enfrentamento à Violência junto ao Conselho Nacional de Justiça. Membro da Comissão Organizadora do Encontro Nacional de Preparação Online para Pretendentes à Adoção. Membro do Comitê Interinstitucional Protetivo do Paraná. Atua em capacitações de equipes interprofissionais no Tribunal de Justiça do estado do Paraná. Desempenha atividade como professora universitária desde 2008. É Psicóloga Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, tendo atuado na realização de perícias psicológicas junto as Vara Criminal, Vara de Família e Infância e Juventude, e hoje integra a equipe técnica da Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do Conselho de Supervisão dos Juízos da Infância e Juventude. Atua em Psicologia Clínica desde 2005.
angela.liston@pucpr.br
Caue Kruger
Doutorado
Doutor em Sociologia e Antropologia (UFRJ), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), graduado e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador da Especialização em Antropologia Cultural e professor da Licenciatura e do Bacharelado em Ciências Sociais da PUCPR. Tem experiência nas áreas de Antropologia, Sociologia e Teatro, com ênfase em Antropologia do Teatro, Antropologia e Sociologia da Arte e Estudos da Performance.
Cezar Bueno de Lima. É doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor do curso de graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Políticas Públicas (Mestrado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná/Campus Curitiba. É autor do livro “Jovens em Conflito com a lei: liberdade assistida e vidas interrompidas”. É co-autor do livro “Juventude, Violência, Cidadania e Políticas Públicas em Curitiba e Região Metropolitana”, publicado pelo Núcleo de Pesquisa do Instituto de Defesa dos Direitos Humanos/IDDEHA-PR. Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Ciências da PUCPR, membro coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e professor do Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas da PUCPR e professor convidado do Programa de Doutorado em Humanidades na Universidade Católica de Moçambique. É professor bolsista Produtividade CNPq (2022-2025). É autor e orientador de projetos de pesquisa PIBIC/PUPCR nas áreas de globalização e mudanças dos padrões de normalidade da juventude e justiça restaurativa. É palestrante e autor de dezenas de artigos publicados desde 2004.
Professor e Advogado. Sócio Proprietário do escritório de advocacia Arco-Verde & Libonati Advocacia 2008-2014 Atuou como Assessor Jurídico na Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos e era responsável pela Divisão de Direitos Humanos do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania de 2014 até 2018. Esteve como Assessor Parlamentar na Assembléia Legislativa do Paraná de 2018 até 2020. Compôs cargo de gestão na Governadoria do Estado do Paraná no ano de 2020-2021 Está como Chefe de Gabinete na Câmara Municipal de Curitiba, pelo Mandato do Vereador Dalton Borba (PDT) Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2007). Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Paraná sob o número 45.481, desde 2008. Pós graduado, especialista em Criminologia e Política Criminal pela Universidade Federal do Paraná (2009). Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Mestre em Direitos Humanos e Políticas Públicas, na linha de pesquisa de Políticas Públicas e Educação em Direitos Humanos na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2017), cuja dissertação defendida tratou da seguinte temática: Escola ou Cárcere: um estudo sob a égide dos Direitos Humanos das Juventudes.
Doutora em Serviço Social pela PUCSP e Mestre em Sociologia pela UFPR. É professora do Mestrado em Direitos Humanos e Politicas Públicas e do Curso de Serviço Social da Pucpr e professora convidada da Universidade Católica de Moçambique, no Doutorado de Humanidades. Coordena a parceria técnica da Pucpr com o Unicef no Resultado Sistêmico 7 do Selo Unicef - proteção social e atuação intersetorial via CRAS e o Portal Assistência Social nos Municípios. Assistente Social de formação desenvolve atividades como assessora e consultora do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, o Fórum Nacional de Secretários/as de Estado de Assistência Social A da Câmara Temática da Assistência Social do Consórcio Nordeste. Compõe a Frente Nacional em defesa do Sistema Único de Assistência Social e da Seguridade Social e a Coalizão Direitos Valem Mais. Integra o Núcleo de Avaliação de Políticas Públicas de Desenvolvimento Social da Fundação Perseu Abramo. Foi consultora do Ministério de Desenvolvimento Social, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - Pnud. Atuou na gestão estadual - 2004/2011 e municipal da política de Assistência Social
jucimeri.silveira@pucpr.br
Marcia Leonora Dudeque
Mestrado
Doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, graduada em Licenciatura e Bacharel em Química e Ciências Naturais pela mesma Universidade. Especialista em Educação de Jovens e Adultos e em Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos. Possui experiência na área da Gestão Pública na Educação de Jovens e Adultos pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Atuou como docente na Educação de Jovens e Adultos da rede pública de ensino e como Diretora Escolar num Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos, em Curitiba no Paraná. Também, atuou na Secretaria de Estado da Educação do Mato Grosso, em Cuiabá, na Coordenação Estadual do Programa Brasil Alfabetizado/MEC. Autora de material didático aprovado pelo PNLDEJA na disciplina de Ciências Naturais, modalidade Educação de Jovens e Adultos. Pesquisa com foco em Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação pública, educação prisional, educação de jovens e de adultos, formação de professores e metodologias do Ensino de Química e Ciências Naturais. Docente em Curso de Pós Graduação - Especialização em Educação no Sistema Prisional e sobre Políticas de Atendimentos às Crianças e Adolescentes. Exerceu a função de Coordenadora Estadual da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, no período de 2011 até 07 de maio de 2019. A partir de 8 de maio de 2019 atua como técnica pedagógica na Diretoria de Planejamento e Gestão Escolar da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná.
marcia.dudeque@pucpr.br
Mirian Celia Castellain Guebert
Doutorado
Possui graduação em Pedagogia pela UFPR (1994), Especialização em Educação Especial ênfase em Condutas Típicas pela UTP(1996), Especialização em Educação Especial com ênfase em Política Públicas pela UFMS(1998), mestrado em Engenharia de Produção pela UFSC (2002), doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela PUCSP (2013). Atualmente professora do PPGDH na PUCPR e Pedagogia desde 1998, na mesma instituição. Professora visitante na Universidade Católica de Moçambique, no Doutorado de Humanidade. Pós doutora pela UFG(2021-2023) e professora colaboradora na mesma Universidade. Pesquisadora colaboradora do Departamento de Estudos Especializados em Educação, do Centro de Ciências da Educação, da UFSC De agosto de 2020 à fevereiro de 2022. Líder do Grupo de Pesquisa Memória e Educação em Direitos Humanos em Diferentes Contextos desde 2020,Membro da Rede Brasileira de EDH 2020, Membro da Rede Internacional e Interdisciplinar sobre Desigualdades desde 2020, Membro da COPESC da Escola de Educação Humanidades da PUCPR a partir de 2022 . Pesquisador Produtividade Q2 CAPES- 2022-2025, temas de interesse inclusão, formação de professores, politicas públicas, direitos humanos.
mirian.castellain@pucpr.br
Rivaldo Dionizio Candido
Mestrado
candido.rivaldo@pucpr.br
Talita Cristine Rugeri
Mestrado
Doutoranda em sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná. Mestre (2014) em educação e graduada (2012) em licenciatura em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atualmente compõe a comissão executiva da Revista Sociologias Plurais (UFPR) e é integrante do grupo de pesquisa em Educação e Bioética (PUCPR). Foi professora visitante na Pontifícia Universidade Católica do Paraná de 2016 a 2019 e do programa PARFOR pela Universidade Federal do Paraná em 2013. Atuou também como professora da educação básica na rede pública e privada de 2010 a 2019. Supervisionou o programa PIBID interdisciplinar pela PUCPR de 2011 a 2014. Áreas de pesquisa: sociologia da educação, ensino de sociologia, pensamento social brasileiro. https://orcid.org/0000-0002-8355-1160.
Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGSS/UFSC). Possui graduação em Serviço Social (UNIBRASIL); especialização em Sociologia Política (UFPR); em Direitos Sociais, Fundamentos da Profissão e Competências Profissionais (Uninter) e em Serviço Social no Sociojurídico e a Atuação no Sistema de Garantia de Direitos (FSV). Atualmente é Assistente Social Judiciária do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social; Elaboração de documentos técnicos em Serviço Social; Famílias; e Serviço Social Sociojurídico, e Fundamentos do Serviço Social; atuando principalmente nos seguintes temas: Poder Judiciário; direitos das crianças e adolescentes; elaboração de documentos técnicos em Serviço Social; Fundamentos do Serviço Social e famílias.É autora do livro "Laudos e pareceres sociais: tudo o que você precisa saber" (2019) e co-organizadora dos livros: "Psicologia e Serviço Social: referências para o trabalho no judiciário - volume Paraná" (2019); "Psicologia e Serviço Social: Fundamentos para o trabalho no judiciário" (2020) e "A materialização do pensamento crítico na produção de documentos técnicos do Serviço Social" (2020). Membro do grupo de estudo e pesquisa Trabalho Sociojurídico (DSS/UFRJ).
Analisar os problemas éticos atuais, privilegiando controvérsias relacionadas às atividades profissionais. Ao final, os alunos serão capazes de tomar decisões responsáveis e sustentáveis, de acordo com princípios éticos.
Fundamentos teóricos e conceituais sobre as violências
Carga horária: 24h
Disciplina destinada a inserir os/as estudantes nos estudos sobre as violências. Nela, os/as estudantes irão compreender o processo histórico da violência e ampliar o conhecimento sobre a violência enquanto uma categoria sociológica, histórica e universal. Ao final, identificam as expressões da violência nas relações sociais.
Esta disciplina apresenta as violências cometidas contra crianças e adolescentes. Nela os/as estudantes terão um aprofundamento das questões de violência praticadas contra crianças e adolescentes, para além do debate cotidiano, incluindo o processo midiático que mascara e vitimiza. Ao final, serão capazes de reconhecer sinais das violências e construir estratégias para a superação.
Violência sexual, sexualização infantil e erotização
Carga horária: 24h
Esta disciplina apresenta as violências cometidas contra crianças e adolescentes. Nela os/as estudantes terão um aprofundamento das questões de violência praticadas contra crianças e adolescentes, para além do debate cotidiano, incluindo o processo midiático que mascara e vitimiza. Ao final, serão capazes de reconhecer sinais das violências e construir estratégias para a superação.
Nesta disciplina o/a estudante fará uma revisão dos conteúdos estudados nas três disciplinas do módulo, que teve centralidade nas violências contra infâncias e juventudes. Ao final, irá realizar a avaliação do módulo 1, propondo estratégias que possam contribuir para a superação dessas violências.
Esta disciplina se propõe ao estudo do Estatuto da Criança e do Adolescente e das demais normas legais nacionais e da normativa internacional recepcionada pelo Brasil, para uma melhor garantia e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Ao final, os/as estudantes, conhecedores das legislações visam a concretização da Doutrina da Proteção Integral.
Conselho Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente
Carga horária: 24h
Nesta disciplina os/as estudantes irão adquirir conhecimentos sobre os espaços de controle social e de defesa de direitos da criança e adolescente com enfoque na abordagem sobre o Conselho da Criança e Adolescente e o Conselho Tutelar. Ao final, os/as estudantes terão aprofundado conhecimentos sobre o histórico de institucionalidade desses espaços, quais as atribuições, funcionamento e a articulação, possibilitando melhor compreensão das atuais normativas, estruturação, bem como a criação de novos subsídios para a intervenção profissional.
Esta disciplina demonstra aos/às estudantes que a rede é uma ação integrada de instituições governamentais e não governamentais que busca reduzir todas as formas de violência contra crianças e adolescentes. Ao final, os/as estudantes reconhecem que o trabalho da Rede envolve a comunidade e profissionais de diversas áreas que a acionam para que possa ser prestado o devido atendimento.
Nesta disciplina o/a estudante fará uma revisão dos conteúdos estudados nas três disciplinas do módulo, que teve centralidade nas legislações e rede de proteção social para infâncias e juventudes. Ao final, irá realizar a avaliação do módulo 2, apresentando o mapeamento da rede de proteção social e do Sistema de Garantia de Direitos para infâncias e juventudes em um município brasileiro.
Esta disciplina propõe um estudo sobre a construção sócio histórica dos direitos humanos, de suas concepções, características e dimensões. Nela, os/as estudantes refletem sobre a violação dos direitos humanos. Ao final, apresentam conhecimento sobre diversos canais de denúncia de violação de direitos humanos.
Políticas de atendimento à criança e ao adolescente
Carga horária: 24h
Esta disciplina trata do estudo da interlocução das políticas de atendimento à criança e ao adolescente, reposicionando seu perfil nas instâncias governamentais, relacionadas ao ambiente escolar. Nela, os/as estudantes avaliam programas sociais. Ao final, propõem projetos de prevenção.
Esta disciplina apresenta abordagens sociológicas e antropológicas sobre a juventude contemporânea no Brasil. Nela, os/as estudantes irão destacar sua diversidade, pluralidade, construção de múltiplas identidades. Ao final, identificam a relação entre juventude, Educação e Cultura.
Nesta disciplina o/a estudante fará uma revisão dos conteúdos estudados nas três disciplinas do módulo, que teve centralidade no estudo dos direitos humanos. Ao final, irá realizar a avaliação do módulo 3, propondo um novo canal de denúncia de violação de direitos humanos na área das infâncias e juventudes.
Nesta disciplina os/as estudantes realizam estudos sobre direitos humanos, políticas públicas, movimentos sociais e democracia participativa. Ao final, reconhecem que a participação em Conselhos e Conferências é fundamental para a defesa e luta por direitos.
Nesta disciplina, os/as estudantes reconhecem que a mediação é um processo orientado a conferir às pessoas nele envolvidas a autoria de suas próprias decisões, Nela, são convidados/as à reflexão e ampliação de alternativas para esse propósito. Ao final, reconhecem que se trata de um processo não adversarial dirigido à desconstrução dos impasses que imobilizam a negociação, transformando um contexto de confronto em contexto colaborativo.
Temas emergentes nas áreas das infâncias e juventudes
Carga horária: 24h
Esta disciplina discute sobre diversos temas que envolvem violação dos direitos das crianças e adolescentes: tráfico de pessoas, migrações forçadas, trabalho infantil, bullying e mídias, além da escuta especializada para evitar revitimização. Nela, os/as estudantes refletem sobre a atuação das políticas públicas diante dessa realidade. Ao final, apresentam uma proposta interventiva na realidade social das infâncias e juventudes.
Nesta disciplina o/a estudante fará uma revisão dos conteúdos estudados nas três disciplinas do módulo, que teve centralidade no estudo dos temas contemporâneos da área das infâncias e juventudes. Ao final, irá realizar a avaliação do módulo 4, elaborando um projeto de intervenção na área das infâncias e juventudes, contemplando as temáticas que emergem da realidade social e contribuindo para reduzir as violências contra as infâncias e juventudes.