Os desafios encontrados pela educação no cenário atual, em que as inovações tecnológicas promovem informação, entretenimento e cultura, são completamente superáveis quando encarados por um profissional capaz de usar essas tecnologias e recursos digitais a favor do seu processo de ensino e aprendizagem.
Esta pós-graduação lato sensu da PUCPR é uma formação dedicada à capacitação de profissionais com consciência investigativa e que desenvolvam uma abordagem complexa a respeito da educação para absorver o máximo potencial das tecnologias digitais quando aplicadas ao ambiente educacional.
Por que fazer Design educacional: criatividade, inovação e tecnologias na PUCPR?
Como pós-graduação lato sensu que tem a educação como base, o curso de Design Educacional da PUCPR tem no seu corpo docente exemplos renomados de aplicação dos temas abordados. Com o suporte de leituras, reflexões e produção efetiva, o estudante é constantemente desafiado a aprender e aprofundar seus conhecimentos a respeito da educação.
O curso tem como proposta o desenvolvimento de uma abordagem complexa, capaz de consolidar uma rede de aprendizagem por meio do diálogo para troca de experiências e informações que ajudem o estudante a compreender as tecnologias educacionais, criar e desenvolver recursos educacionais digitais adequados para educação deste século e gerenciar e elaborar projetos de design educacional para cursos mediados pelas tecnologias digitais.
Público-Alvo
Educadores, comunicadores e designers que desejam se especializar no gerenciamento, planejamento e desenvolvimento de recursos educacionais para o ensino presencial, on-line ou híbrido.
Professores Inspiradores
Na PUCPR você aprende com os melhores professores do mercado. Profissionais que poderão compor o corpo docente na abertura da turma.
Raquel Pasternak Glitz Kowalski
Doutorado
Coordenador(a)
Barbara Raquel do Prado Gimenez Correa
Doutorado
Cleber Lopes
Mestrado
Dominique Leite Adam
Doutorado
Edna Liz Prigol
Doutorado
Karina Nones Tomelin
Mestrado
Katia Ethienne Esteves dos Santos
Doutorado
Leonardo Goncalves Rodrigues da Silva
Doutorado
Letícia Rodrigues
Doutorado
Liliam Maria Born
Doutorado
Luciane Hilú
Pós doutorado
Lucymara Carpim
Doutorado
Marcus Vinicius Brudzinski
Mestrado
Maria Paula Mansur Mäder
Doutorado
Mateus Filipe de Lima Pelanda
Mestrado
Rafael Augusto Camargo
Doutorado
Renan Colombo
Doutorado
Suyanne Tolentino de Souza
Doutorado
Waleska Chagas Sieczkowski Pacheco
Doutorado
Raquel Pasternak Glitz Kowalski
Doutorado
raquel.pasternak@pucpr.br
Barbara Raquel do Prado Gimenez Correa
Doutorado
barbara.gimenez@pucpr.br
Cleber Lopes
Mestrado
Doutorando em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, Mestre em Educação (UFPR). Licenciado em História e Pedagogia, Especialista em Ensino Superior e Educação a Distância. Especialista em Pedagogia Digital e Inovações Tecnológicas. É professor formador em Tecnologias Digitais para a Educação Básica e Educação Superior. Professor do Mestrado em Tecnologias Emergentes na Educação na Must University, leciona a discplina Tecnologias na Psicopedagogia (Universidade Tuiuti do Paraná) e da Disciplina Metodologias Atividas na especialização Design Educaional na PUCPR. É revisor de periódicos, organizador da Coleção Conexões: Educação, Psicologia e Tecnologia. Membro do Conselho Editorial da Revista Marista. Bolsita CNPq de Apoio Técnico a Pesquisa 1A e Bolsa PUCPR concedita pelo Projeto do Portal Observa. Pesquisa formação de professores do ensino supeior, inovações e tecnologias digitais e as articulações de projetos acadêmicos com o terceiro setor a luz do empreendedorismo e inovação social.
lopes.cleber@pucpr.br
Dominique Leite Adam
Doutorado
Doutora em Design de Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Paraná (2018-2022) com foco em um processo para o desenvolvimento de interfaces multimodais acessíveis de eletrodomésticos. Mestre pela mesma instituição com projeto de pesquisa na área de acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Possui graduação em Design Gráfico também pela Universidade Federal do Paraná (2011). Tem experiência na área de design gráfico e digital, atuando em projetos de identidade visual, editorial com publicações na área do Design da Informação, Design Inclusivo, na área da educação inclusiva (Objetos de Aprendizagem Acessíveis) e Interfaces Multimodais em produtos. Atua como pesquisadora em Design em uma indústria multinacional.
dominique.leite@pucpr.br
Edna Liz Prigol
Doutorado
Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1987). Especialista em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) na linha de Teorias e Práticas Educacionais e Formação de Professores. Atualmente bolsista de estágio Pós-Doutoral (CAPES) em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Gestora de instituição da Educação Básica durante 25 anos. Atuação na área de Gestão de pessoas. Consultora Pedagógica. Docente da Educação Superior desde 2001. Áreas de atuação: Didática, Metodologia da Educação Superior, Avaliação, Educação Infantil e Tecnologias Educacionais. Temas de investigação: Formação Docente, Prática Pedagógica, Saberes Docentes, Pensamento Complexo e Transdisciplinaridade, Tecnologias e Mídias Digitais aplicadas à Educação, Educação a Distância (EaD). É membro do Grupo de Pesquisa Paradigma Educacionais e Formação de Professores - PUC-PR.É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação - UFPR.
edna.prigol@pucpr.br
Karina Nones Tomelin
Mestrado
Possui Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2005). Graduação em Psicologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2003). Graduação em Pedagogia pela Universidade Anhembi Morumbi (2016). É Diretora de Qualidade e Inovação na B42, Professora no Instituto Singularidades, Palestrante e especialista em formação docente e projetos de apoio ao discente. Foi Coordenadora do Curso de Psicologia, Coordenadora Pedagógica e responsável pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade Metropolitana de Blumenau FAMEBLU/UNIASSELVI - SC (2006-2012). Coordenadora do Núcleo de Apoio Discente e Docente e Coordenadora Pedagógica do Complexo Educacional FMU/FIAM-FAAM - SP (2015-2017), membro da Comissão Própria de Avaliação e Editora da Revista Compartilhe Docência. Coordenadora da Formação docente e projetos de apoio ao discente na Universidade Positivo (2017-2018) e Head de formação docente e apoio ao discente na Unicesumar (2018-2020).Tem experiência na área de Gestão do Ensino Superior, com ênfase em processos pedagógicos atuando principalmente nos seguintes temas: educação do ensino superior, apoio psicopedagógico e educação a distância. Autora do livro: 100 ideias inspiradoras para suas aulas.
karina.tomelin@pucpr.br
Katia Ethienne Esteves dos Santos
Doutorado
Pós doutora em Educação PUCPR, Doutora em Educação - Tema Educação Híbrida e Mestre em Educação - Tema Educação a Distância, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia e Estudos Sociais pela Universidade Santo André e especialização em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atuou como Coordenadora de Ensino - EAD na Universidade Positivo e como Coordenadora Pedagógica na área de Desenvolvimento, EAD e Pesquisa - Positivo Informática Tecnologia Educacional. Educadora há mais de 41 anos, tem experiência na área de Educação Básica, Educação Digital, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, educação a distância, educação digital e educação 5.0. Membro dos Grupos de Pesquisa - PRAPETEC- Prática Pedagógica na Educação Presencial e a Distância: Metodologias e Recursos Inovadores de Aprendizagem da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores (PUCPR) e Vozes, empoderamento, inclusão e direitos humanos (CNPQ) e do grupo Inovação Acadêmica (CNPQ). Participante da comissão científica EDUCERE e Humanitas. Realiza orientação dos estudantes cursos de Graduação TCC, PIBIC e PICEAD - PUCPR. Atua como professora nos cursos de Pós-Graduação lato sensu. Foi desenvolvedora de materiais de EAD para a UNESCO. Atua como Consultora Educacional da KMK - Consultoria e Treinamento ministrando palestras, Workshop, delineando percursos didáticos de aprendizagem, criando cursos online, entre outras atividades. Atua como Coordenadora do curso de Pedagogia EAD da PUCPR.
katia.esteves@pucpr.br
Leonardo Goncalves Rodrigues da Silva
Doutorado
leonardo.goncalves@pucpr.br
Letícia Rodrigues
Doutorado
Formada em Design Gráfico pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014), Mestre (2017) e Doutora (2021) em Tecnologia e Sociedade, Área de Concentração: Tecnologia e Sociedade, Linha de Pesquisa: Mediações e Culturas, pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Design Gráfico. Seus interesses de pesquisa têm ênfase no Design, na aprendizagem pela prática, Game Studies, desenvolvimento de jogos e game design, e nos Estudos de Gênero, Estudos Feministas e Estudos Culturais, especialmente com atenção para questões da mídia, cultura pop e suas relações sociais. Seu trabalho de mestrado foi a estruturação da coleção digital de recursos educacionais abertos "Gênero e Jogos". Sua pesquisa de doutorado trabalhou com a intersecção entre epistemologias feministas de ciência e tecnologia, aprendizagem e desenvolvimento de jogos.Atua profissionalmente como pesquisadora, designer gráfica e designer de experiências educacionais. Realiza também consultorias e oficinas sobre representatividade e diversidade nas mídias. Desenvolve e participa desde 2013 de projetos de jogos independentes digitais e analógicos e organiza com outras/os/es voluntárias/os/es o Grupo de Estudos em Gênero e Games.
l.rodrigues24@pucpr.br
Liliam Maria Born
Doutorado
Possui graduação em Licenciatura em Ciências Habilitação Plena em Química e Bacharelado em Química pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1980); especialização em Didática do Ensino Superior pela PUCPR (1994) e em Currículo e Prática Educativa pela PUCRJ (1998) e Mestrado Em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná com tema relacionado à Educação Ambiental e o pensamento complexo de Edgar Morin com apoio em Enrique Leff e nos apelos de Papa Francisco contidos na Carta Encíclica Laudato Si'. Fez doutoramento intercalar na Universidade de Lisboa. Membro do Grupo de Pesquisa PEFOP - Paradigmas Educacionais e Formação de professores (PUCPR) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação (UFPR). Certificada pela PUCRJ em Gestão Estratégica em Sustentabilidade. Atua como professora adjunto II - Centro Universitário Santa Cruz (UNISANTACRUZ). Atua como professora da POSONLINE da PUCPR, no curso de Gestão e Docência. Desenvolveu atividade de Professora na Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) assim como webtutoria. Atua na produção de materiais didáticos para a Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, complexidade, currículo de ciências,educação ambiental, projetos interdisciplinares, transdisciplinaridade, paradigmas da educação, pesquisa e metodologia científica. Atua como consultora em ESG com ênfase no socioambiental.
liliam.born@pucpr.br
Luciane Hilú
Pós doutorado
luciane.hilu@pucpr.br
Lucymara Carpim
Doutorado
Pós-Doutoranda em Educação, pela PUC do Paraná. Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores em diferentes níveis e contextos. Especialista em: Didática do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Marketing e Gestão Empresarial pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Economia do Trabalho pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Gerenciamento Ambiental na Indústria pela Universidade Federal do Paraná e Especialista em Gestão Educacional pelo Senac e Gestão e Planejamento Estratégico - Uninter. Graduada em Letras pela Universidade Tuiuti do Paraná e em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter. experiências em Educação presencial e online, com ênfase em: Planejamento, Processos Avaliativos, Tecnologias Educacionais, Metodologia da Pesquisa Científica, Prática Pedagógica, desenvolvimento de projetos pedagógicos, Percurso Formativo (Itinerários Formativos e Avaliação por competências). Professora da Unicuritiba, curso de Pedagogia Experiência em gestão educacional como gestora de educação do Senac do Paraná e Coordenação Pedagógica no Senai do Paraná, atuando em duas Universidades Corporativas como gerente de Educação: UNIHAB (Universidade da Habitação) E UNIVEB (Universidade de Vendas do Brasil) Docente convidada para cursos de pós-graduação na: PUC, POSITIVO, OPET, FALEC e FACET, FACIÊNCIA, FACULDADE DA INDÚSTRIA. Tem experiências na elaboração de cursos e tutoria em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Atua nas disciplinas de Currículo, Concepções Pedagógicas e Didática, Avaliação, Planejamento, Filosofia da educação, e nas disciplinas de gestão: Comunicação, Gestão e Conflitos, Cultura Organizacional, Inovação e Criatividade e Estratégias, Tecnologias, Mídias, Ética, Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Desenvolve projetos de educação corporativa e docência nos temas: Novas tecnologias na Educação, Gestão de Conflitos, Liderança, Feedback, Atendimento e relacionamento com clientes, gestão de equipes, Satisfação e Fidelização.
lucymara.carpim@pucpr.br
Marcus Vinicius Brudzinski
Mestrado
marcus.brudzinski@pucpr.br
Maria Paula Mansur Mäder
Doutorado
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, na linha de pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná; possui especialização em Leitura de Múltiplas Linguagens; graduação em Letras Português e também em Comunicação Social - Relações Públicas, todas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Interessa-se por pesquisas nas áreas de Educação: regime de colaboração, arranjos de desenvolvimento da educação, colaboração intermunicipal; paradigmas da complexidade, tecnologias na educação, formação de docentes para o ensino superior, ensino de comunicação; e nas áreas de comunicação, semiótica e linguagem publicitária. Possui experiência de mais de 10 anos em gestão/coordenação de cursos de graduação, elaboração de projeto pedagógico de curso e institucional, elaboração de matriz curricular. Docente há mais de 20 anos em disciplinas como Redação Publicitária, Redação em Relações Públicas, Comunicação Empresarial/Organizacional, Oficina de Texto, Semiótica, Promoção de Vendas/Marketing Promocional, Planejamento de Comunicação e Orientação de TCC. Desde 2007 é membro do Basis/Inep como avaliadora para autorização e reconhecimento de cursos na área de Comunicação Social e de Letras, e também avaliadora de cursos do Guia do Estudante Editora Abril.
mader.maria@pucpr.br
Mateus Filipe de Lima Pelanda
Mestrado
Recentemente (maio de 2023), defendi minha dissertação de mestrado, no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, na linha de Mediações e Culturas, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (MC, PPGTE-UTFPR, início 2020). Sou formado no curso de bacharelado em Design pela mesma instituição. Em 2018 terminei o curso de desenvolvedor na Apple Developer Academy pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, além de ter concluído o curso de Técnico em Contabilidade, pelo Instituto Federal do Paraná (2011) e de Design de Interiores, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - PR (2014). Interrompi o curso graduação em Física na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2012) e também interrompi o curso de Engenharia Civil na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2014-2017).
pelanda.mateus@pucpr.br
Rafael Augusto Camargo
Doutorado
rafael.camargo@pucpr.br
Renan Colombo
Doutorado
renan.colombo@pucpr.br
Suyanne Tolentino de Souza
Doutorado
suyanne.souza@pucpr.br
Waleska Chagas Sieczkowski Pacheco
Doutorado
Doutora em Design pelo PPGDesign-UFPR (2022) com a pesquisa voltada para o Design/Educação de crianças - pesquisando os diferentes artefatos que podem ser utilizados pelos usuários como um facilitador de aprendizagem. Mestre em Design pelo PPGDesign-UFPR (2015) com dissertação intitulada: Legibilidade de fontes tipográficas em meios digitais: um estudo com crianças em fase de alfabetização. Especialista em Embalagem: Projeto e Produção pela mesma instituição (2011). Graduada em Tecnologia em Artes Gráficas pela UTFPR (2006). Atua na área docente desde de 2009, tendo atuado na UTFPR nos cursos de Tecnologia em Design Gráfico e Bacharelado em Design entre 2009-2011 e 2016-2017, e entre 2011 e 2015 atuou como professora da Escola Gráfica do SENAI-CIC e desde o início de 2019 ministra aulas no curso de Tecnologia em Design Gráfico da Unicuritiba. É professora da pós-graduação em Design Educacional na PUC-PR. Pesquisadora do grupo de pesquisa "Design Instrucional" - CNPq/UFPR - e coordenadora do grupo de pesquisa "O Design como Artefato para Educação" - CNPq/Unicuritba. Desde início de 2017, participa do grupo de estudos Pró-EdaDe (Educação através do Design), com foco na disseminação do Design como ferramenta para auxiliar na formação e aquisição do conhecimento, desde o ensino infantil até níveis de graduação e pós-graduação. Atuou também na área de consultoria e assessoria para projetos de design e produção gráfica para empresas, desenvolvendo materiais gráficos e cursos personalizados. Interessa-se por temas relacionados a design/educação, produção gráfica, projeto gráfico e de embalagens e tipografia.
walesla.sieczkowski@pucpr.br
Disciplinas
O que você irá aprender.