Câmpus Toledo - 13 set 2019

PUCPR Toledo promove atividades especiais para o Setembro Amarelo

Palestras, rodas de conversa e exibições audiovisuais estão na programação da Universidade durante o mês de prevenção ao suicídio

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o Brasil é o país que apresenta o maior número de casos de depressão na América Latina – cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem com a doença. A fim de discutir as questões que permeiam o tema, a Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) Câmpus Toledo promove uma série de ações especiais durante o mês de setembro para acadêmicos e a comunidade.

“Algumas situações inspiram cuidados, como momentos de crise (perda de emprego, de relacionamento, de ente querido, por exemplo), uso de álcool e outras drogas, oscilações de humor frequentes, doenças dolorosas e incapacitantes, além de doenças mentais. Por isso, é fundamental buscar ajuda e estar preparado para auxiliar amigos e familiares que se encontram nestas circunstâncias”, explica a professora do curso de Psicologia da PUCPR Vanessa Detoni.

Para tanto, durante o mês de valorização da vida, a PUCPR apresenta uma programação especial no Câmpus Toledo com foco na promoção da saúde mental. Dentre as atividades, palestras, rodas de conversa, espetáculos culturais e exibições audiovisuais que acontecem ao longo de todo mês de setembro para os estudantes.

Para a comunidade

No dia 27 de setembro, a PUCPR promove o Fórum de Juventudes, evento aberto ao público que visa fomentar discussões que permeiam a realidade dos jovens e aborda o tema ‘Por que escolher a vida mesmo diante do sofrimento?’. “Nesta edição, apresentamos uma temática relacionada à campanha Setembro Amarelo, de prevenção e combate ao suicídio. Por meio desse Fórum, buscamos refletir sobre o sentido de viver e fortalecer o interesse pela vida”, enfatiza Vanessa.

Serviço:

Setembro Amarelo  – PUCPR Câmpus Toledo

Fórum de Juventudes

Data: 27 de setembro
Horário:  19h15 no auditório da PUCPR
Contribuição social: um litro de leite longa vida
Inscriçõeshttp://bit.ly/setembroamarelopucprtoledo