Agronomia - 22 jan 2019

PUCPR oferece pós-graduação em tecnologias para produção e comercialização de milho e soja

Tendo o agronegócio como força motora do Paraná, o curso de especialização é oferecido no Câmpus de Toledo da Universidade, uma das áreas mais fortes na produção de grãos no estado

A safra 2018/2019 de soja e de milho deve crescer no Paraná, conforme o Departamento de Economia Rural (Deral), ligado à Secretaria de Agricultura. Dados de agosto de 2018 mostram que a área plantada de soja no Paraná deve crescer somente 0,17%, atingindo 5,449 milhões de hectares. O milho verão – a primeira safra – deve avançar 6%, alcançando 352.167 hectares.

A previsão da colheita é de 19.596 milhões de toneladas de soja – aumento de 3% frente ao ciclo anterior –, sustentado no crescimento de 2% na produtividade. Quanto ao milho, a projeção de produção é de uma crescente de 11%, devido tanto ao aumento da área de plantio quanto ao maior rendimento.

Em 2017, a agropecuária do estado, de maneira geral, teve o melhor desempenho dos últimos quatro anos. Com uma safra recorde de grãos, e um apoio da pecuária, o Produto Interno Bruno (PIB) do setor cresceu 11,5%. Sozinho, o setor adicionou R$ 35,9 bilhões à economia paranaense, de acordo com o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes).

Sendo o Paraná um dos estados com maior potencial e vocação para o agronegócio do país, o Câmpus Toledo da PUCPR, que foi criado em 2003, agora oferece o curso de pós-graduação em Soja e Milho: Tecnologias para Produção e Comercialização. Voltado a profissionais e pesquisadores de ciências agrárias, florestais e biológicas, a formação é direcionada tanto para recém-formados quanto para pessoas com experiência comprovada e atuação no campo.

Apesar de o setor apresentar bons resultados nos últimos anos e ser uma das forças motoras do estado, há a possibilidade de crescer ainda mais, especialmente com o aumento do uso da tecnologia nas lavouras e com a presença de profissionais capacitados para atuar no segmento. Esses dois fatores contribuem para uma produtividade cada vez maior da área de plantio.

Entre os principais temas abordados no curso, encontram-se o manejo e o controle de pragas, doenças e plantas daninhas, nutrição de plantas e manejo da fertilidade do solo, conservação do solo e água, tecnologia de produção de sementes e análise de dados voltados tanto para a soja quanto para o milho. O propósito é capacitar profissionais para atuarem em uma agricultura moderna e sustentável.

O Câmpus Toledo da PUCPR conta com infraestrutura completa: salas de aula equipadas, biblioteca, auditório, estacionamentos, laboratórios didáticos e de pesquisa. Além do curso voltado às duas culturas, há outras pós-graduações relacionadas ao agronegócio, tais como: Cirurgia em Animais de Companhia, Direito Corporativo e do Agronegócio, Gestão da Qualidade para Alimentos, Manufatura Enxuta Aplicada à Agroindústria, Nutrição de Bovinos Leiteiros e de Corte e Empreendedorismo e Gestão de Negócios.