Agronomia - 26 mar 2019

Estudantes de Agronomia têm dia de campo em parceria com a empresa Adama

A Adama – empresa agroquímica presente em 120 países – promoveu no dia 14/03/19 um dia de aula de campo para os estudantes do Curso de Agronomia da PUCPR – Câmpus Toledo. Durante o dia foram tratados os seguintes assuntos: Inovações tecnológicas, Herbicidas (uso de pré-emergentes no controle plantas daninhas de difícil controle), Controle de capim amargoso, Fungicidas, Eficiência de formulações líquidas na aplicação de controle de ferrugem na soja, Rotação de ingredientes ativos no controle de doenças da soja, Bioestimulantes vegetais e Manejos de lagartas de difícil controle na soja.

Seguindo o padrão dos dias de campo, foram realizadas estações onde os estudantes puderam interagir com profissionais da empresa, sendo possível questionar as estratégias utilizadas e aprimorar o conhecimento adquirido nas aulas práticas e teóricas da universidade. No total, participaram cerca de 70 estudantes previamente inscritos.

Esta ação faz parte da estratégia do curso de Agronomia da PUCPR – Câmpus Toledo, de trabalhar o processo de aprendizagem no formato “Hands on” com a utilização intensa da área da Fazenda Experimental tanto nas aulas práticas, quanto nas parcerias com outras empresas.

A avaliação das prototipações feitas até o momento, foram positivas, devendo ser ampliadas para 2020, com ampliação da disponibilização de vagas, integração das disciplinas com as empresas parceiras, ampliação do número de estágios, sempre focando no processo de ensino e aprendizagem com visão de futuro, que potencializa a empregabilidade dos egressos do curso.

*Renato Tratch – Prof. Do curso de agronomia em Toledo.