Agronomia - 27 abr 2017

Estudantes de Ciências Biológicas do câmpus Toledo falam sobre resíduos sólidos

Encontro integra o programa Bio na Escola, no qual estudantes e egressos falam sobre temas relacionados ao curso

Pelo entusiasmo de Jeferon Pontile era possível medir o tamanho da satisfação dos demais estudantes do curso de Ciências Biológicas da PUCPR Câmpus Toledo ao compartilharem seus conhecimentos com estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco – Premen sobre a necessidade de se repensar as atitudes quanto ao destino dos resíduos sólidos.

Jeferson é egresso de 2015 e destacou que esta oportunidade em dividir o que aprendeu ao longo do curso de Biologia foi “ótima porque pudemos ter uma conversa descontraída, mas bastante séria sobre a necessidade de se repensar a questão ambiental no futuro”.

Através de palestras ao longo da semana, os estudantes e egressos da PUCPR alertaram sobre como a sociedade precisa reutilizar, reciclar e reaproveitar a fim de evitar o colapso ambiental. Segundo a professora Francielle Fiorentin, estes encontros integram o projeto Bio na Escola, criado para aprimorar a parte de extensão dentro da universidade.

Como funciona

Francielle explica que os estudantes ou egressos vão até a escola e oferecem palestras. O curso tem um portifólio de todas as palestras, aulas práticas e até teatro á disposição da escola ou da comunidade em geral. Quando o tema é definido “nós preparamos nossos alunos, nossos egressos que vão até a escola falar sobre este tema de interesse geral”.

Além de auxiliar na formação de uma sociedade melhor, o projeto busca “levar à comunidade em geral o conhecimento que os nossos estudantes têm, o que o curso pode oferecer, onde um biólogo pode atuar e ainda o que a PUCPR oferece. Que o curso de Biologia da PUCPR tem um diferencial em relação aos outros cursos da região”, destaca a professora.

Visão diferenciada

Francielle Fiorentin lembra também que o Bio na Escola é uma forma de despertar no estudante a necessidade do empreendedorismo, uma das preocupações dentro da PUCPR. “A ideia é formar profissionais com formação acadêmica, que isso é essencial, mas que sejam empreendedores”, aponta ela, completando ser esta uma necessidade de adequar ao que o mercado oferece hoje. “É indicar uma visão maior do que eles (estudantes) vão fazer depois dessa formação”, finaliza a professora.

Troca de conhecimento

Na visão da vice-diretora do Premen, Elci Machado dos Santos, esta parceria com a PUCPR, através do curso de Ciências Biológicas, é fundamental porque permite um contato mais direto com o conhecimento científico do ensino superior. “Assim os estudantes percebem que estes assuntos estão sendo trabalhados e da necessidade de dar continuidade aos estudos e não parar no ensino médio”, reforça.

Elci cita que este projeto vem sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, através do Núcleo Regional de Educação, todas as escolas devem desenvolver projetos na área de gestão dos resíduos sólidos. “Precisamos começar pela escola, porque aí eles serão disseminadores desta ideia em casa”, ressalta.