https://www.pucpr.br/campus-maringa

Grupos de Pesquisa

A PUCPR – Câmpus Maringá possui três grupos de pesquisa. Nestes grupos os professores pesquisadores se reúnem com seus orientandos e membros da comunidade interna e externa para estudos e discussões em torno dos objetos de pesquisa. Confira a lista com os grupos e seus respectivos coordenadores:

Pesquisa Humanitas

Reúne professores do curso de Filosofia. O grupo foi criado em 2013 e possui duas linhas de pesquisa:

Problemas metafísicos e epistemologia na História da Filosofia
Essa linha de pesquisa se dedica a investigar problemas fundamentais relacionados ao campo da metafísica. Além disso, procura discutir sobre as questões mais importantes no que diz respeito ao problema do conhecimento na História da Filosofia.

Ética, Política, Educação e Direitos Humanos
Essa linha de pesquisa se propõe a pesquisar e discutir sobre os problemas mais relevantes relacionados à Ética, à Política, à Educação e sua relação com os Direitos Humanos.
A coordenação deste grupo de pesquisa está sob a responsabilidade do Prof. Dr. José Aparecido Pereira – e-mail: aparecido.pereira@pucpr.br.

Pesquisa em Personalidade, Cidadania, Justiça e Desenvolvimento Sustentável no Âmbito Jurídico

Reúne professores do curso de Direito. O grupo foi criado em 2013 e possui quatro linhas de pesquisa:

Cidadania
Analisar a participação dos jovens nos movimentos sociais visando incentivar os acadêmicos a seguirem pelo caminho da pesquisa científica (lato e stricto sensu), fortalecer o vínculo dos jovens pesquisadores com a Instituição, os princípios éticos da pesquisa científica e a busca por uma melhor interação entre pesquisas (em graduação e pós-graduação).

Desenvolvimento sustentável
Analisar a tutela jurídica do ambiente na legislação pátria na busca por conciliar desenvolvimento econômico e social com o ambiente, visando incentivar os acadêmicos no caminho da pesquisa científica (lato e stricto sensu).

Justiça
Estudar a abrangência e a precedência da Justiça como elemento essencial para a manutenção e consolidação do Estado Democrático de Direito. Visando o incentivo para que os acadêmicos continuem no caminho para a pesquisa científica (lato e stricto sensu).

Personalidade
O grande desafio do Século XXI está na conciliação dos direitos conquistados no século passado e sua adequação ao ritmo de vida e sociedade atuais. Por isso, a abrangência dos temas relacionados aos Diretos de Personalidade crescem em espécie e interesse pelas comunidades, tanto científica quanto geral.
A coordenação deste grupo de pesquisa está sob a responsabilidade dos professores Dr. Paulo Veroneze – e-mail: pprrvv@gmail.com – e Ms. Almir Santos Reis Júnior –  e-mail: almir.reis@pucpr.br.

Pesquisa em Estudos Interdisciplinares das Organizações Cooperativas

O grupo foi criado em 2013 e entre seus pesquisadores estão os professores do curso de Administração. Este grupo possui duas linhas de pesquisa:

Desenvolvimento gerencial, econômico, político e ambiental das organizações cooperativas agroindustriais
Tem por objetivo o estudo das organizações cooperativas agroindustriais das áreas de gestão, estratégia, finanças, marketing, gestão de pessoas, produção e logística.

Avaliação de Empresas e Gestão Baseada em Valor
O objetivo é identificar e quantificar os ativos patrimoniais de empresas cooperativas.
A coordenação deste grupo de pesquisa está sob a responsabilidade do Prof. Dr. José de Jesus Previdelli – e-mail: jose.previdelli@pucpr.br.