https://www.pucpr.br/campus-maringa

III Feira de Ciências Júnior

A III Feira de Ciências Júnior da PUCPR – Câmpus Maringá apresenta ideias criativas para jovens estudantes. As exposições possibilitam a transferência de conhecimentos básicos das diversas áreas do conhecimento e desta forma, estimulam o desenvolvimento científico e tecnológico, o trabalho em equipe, a criatividade, a resolução de problemas e a inovação.

Pensado para alunos dos ensinos fundamental, médio e técnico do município de Maringá e Região Metropolitana, no estado do Paraná, o evento possibilita a formação de jovens pesquisadores. A Feira é um evento anual que visa incentivar as pesquisas voltadas para desafios contemporâneos, além de auxiliar na divulgação da Ciência. Desta forma, os vínculos entre a Universidade, a Escola e a comunidade em geral são fortalecidos por meio da produção científica dos estudantes.

A difusão de conhecimentos científicos torna possível a discussão e problematização de questões presentes no interior de todas as áreas do conhecimento científico. Além disso, traz informações relevantes para o desenvolvimento sociocultural e ético, abrindo perspectivas de novos estudos e pesquisas.

Inscrições

A participação na III Feira de Ciências Júnior da PUCPR – Câmpus Maringá é aberta a todos os estudantes do ensino fundamental II, médio e
técnico de instituições públicas e privadas de Maringá e Região Metropolitana. A inscrição deverá ser realizada pelo e-mail [email protected] e serão aceitos trabalhos de todas as áreas do conhecimento.

confira o edital

Programação

01 de Outubro 02 de Outubro
8h às 9h
Abertura | Apresentação cultural Mesa-redonda: óticas femininas: o poder transformador da pesquisa
9h30 às 11h30
Exposição de trabalhos da Feira Exposição de trabalhos da Feira
14h às 16h
Exposição de trabalhos da Feira Exposição de trabalhos da Feira
16h15 às 17h30
Mesa-redonda: diálogo com jovens pesquisadores Premiação

Categoria ensino médio e técnico 1º ano

O melhor trabalho será premiado com bolsas de Iniciação Científica Júnior (dos projetos existentes no Câmpus Maringá), com duração de 12 meses, para cada estudante. Os três melhores trabalhos serão premiados com: 1 troféu para cada equipe e escola; certificado de premiação para todos os estudantes e professores. Os demais participantes desta categoria receberão certificado de participação.

Categoria ensino médio e técnico

Os três melhores trabalhos serão premiados com: 1 troféu para cada equipe e escola; certificado de premiação para todos os estudantes e professores. Os demais participantes desta categoria receberão certificado de participação.

Categoria ensino fundamental II

Os três melhores trabalhos serão premiados com: 1 troféu para cada equipe e escola; certificado de premiação para todos os estudantes e professores. Os demais participantes desta categoria receberão uma medalha de honra ao mérito e certificado de participação.

Mostra Paralela

O melhor trabalho, em cada categoria, será premiado com: 1 troféu para a equipe e escola; certificado de premiação para todos os estudantes e professores. Os demais participantes receberão certificado de participação.

Como e quando ficarei sabendo se fui selecionado?

Os projetos selecionados para serem expostos na 3ª Feira de Ciências J3nior serão divulgados até o dia 06 de setembro, no site da Feira de Ciências.

Quais são as categorias apresentadas na 3ª Feira de Ciências Júnior PUCPR?

Ensino médio e técnico 1º ano: nesta categoria poderão concorrer apenas estudantes matriculados no 1º ano do ensino médio.

Ensino médio e técnico: para os estudantes do ensino médio independente do ano de estudo.

Ensino fundamental II: para os estudantes do 6° ao 9° anos.

Mostra Paralela: participação de projetos de escolas do ensino fundamental II, médio ou técnico de outros municípios.

Quais são os prêmios oferecidos pela 3ª Feira de Ciências Júnior da PUCPR?

I – Categoria ensino médio e técnico 1° ano: O melhor trabalho será premiado com bolsas de Iniciação Científica Júnior (dos projetos existentes no Câmpus Maringá), com duração de 12 meses, para cada estudante. Os três melhores trabalhos serão premiados com: 1 troféu para cada equipe e escola; certificado de premiação para todos os estudantes e professores. Os demais participantes desta categoria receberão certificado de participação.

II – Categoria ensino médio e técnico: Os três melhores trabalhos serão premiados com: 1 troféu para cada equipe e escola; certificado de premiação para todos os estudantes e professores. Os demais participantes desta categoria receberão certificado de participação.

III – Categoria ensino fundamental II: Os três melhores trabalhos serão premiados com: 1 troféu para cada equipe e escola; certificado de premiação para todos os estudantes e professores. Os demais participantes desta categoria receberão uma medalha de honra ao mérito e certificado de participação.

IV – Mostra Paralela: O melhor trabalho, em cada categoria, ser· premiado com: 1 troféu para a equipe e escola; certificado de premiação para todos os estudantes e professores. Os demais participantes receberão certificado de participaç3o.

Que tipo de escola pode participar da Feira?

Todas as escolas de Maringá podem participar da Feira.

Como são avaliados os projetos durante a exposição?

Os projetos expostos na 3ª. Feira de Ciências Júnior da PUCPR e na Mostra Paralela de Ciências Júnior da PUCPR serão avaliados por 3 professores, ao longo dos 3 dias de evento.

Confira um pouco da Feira dos anos anteriores

AnteriorPróximo

Quer mais informações sobre a 3º Feira de Ciências?