Câmpus Maringá - 11 dez 2019

PUCPR Maringá oferta pós em Enfermagem Obstétrica com foco na humanização do parto

Especialização é inédita na região e forma profissionais orientados para o respeito às escolhas, assistência plena à saúde física e emocional da mulher

Placa PUCPR Campus MaringaCom o objetivo de ampliar a oferta de profissionais com formação adequada para dar suporte à gestantes, a PUCPR Maringá oferta a primeira pós-graduação em Enfermagem Obstétrica com abordagem humanizada na região. A especialização atende às Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal do Ministério da Saúde. Publicadas em 2017, elas recomendam o apoio físico e emocional à mulher no parto normal.

O curso conta com proposta intensa de atividades práticas por meio de simulações e casos clínicos que preparam o profissional para as fases de pré-parto, monitora o feto, o parto, o pós-parto e o recém-nascido nas primeiras horas de vida, com destaque para a experiência dos estudantes nas práticas em Centro de Parto Humanizado.

Coordenadora do curso, a professora Ana Cleide Victor, afirma que o diferencial dessa abordagem está no cuidado, formação e empatia que mobilizam toda a equipe para prestar um atendimento individualizado. “O emocional da mulher em trabalho de parto comanda boa parte do processo, por isso é tão importante oferecer esse acolhimento, saber ouvi-la e respeitar as vontades dela, sua privacidade”, diz. “Você precisa dispor de uma equipe bem preparada para oferecer esse amparo e que seja capaz de utilizar todas as técnicas e para oferecer segurança à saúde da mulher e do bebê”, conclui.

Respeito aos direitos da mulher, acolhimento, promoção da saúde, educação, aconselhamento e assistência durante a gestação, parto e pós-parto foram as prioridades no desenvolvimento da formação.