Câmpus Maringá - 24 set 2018

Professor de Psicologia participa do I Encontro da Rede de Articulação: Psicologia, Povos Indígenas, Quilombolas, de Terreiro, Tradicionais e em luta por Território em Guararema (SP)

O I Encontro da Rede de Articulação: Psicologia, Povos Indígenas, Quilombolas, de Terreiro, Tradicionais e em luta por território (I ERA) foi realizado dos dias 07 e 09 de setembro na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF), em Guararema (SP), próximo à cidade de São Paulo. A proposta do encontro foi uma imersão, possibilitando trocas de experiências entre os diversos grupos étnicos e movimentos sociais.

A liderança indígena Claudemir da Silva, representante do povo Xetá participou da construção do processo coletivo de uma nova psicologia voltada aos povos indígenas e de comunidades tradicionais. Durante todo o evento foi destacada a importância do ensino/pesquisa/extensão junto aos povos para promoção de medidas mais humanitárias dada o histórico de 518 anos de intensa pilhagem e exploração.

Na ocasião como pesquisador e docente da PUCPR, o Prof. Paulo Caldas Ribeiro Ramon apresentou o trabalho, “ A luta do povo Xetá e o personagem Umuaraminha” em que ilustra a representação ideológica do personagem Umuaraminha que faz uma menção direta aos Xetás que habitavam a região da Serra dos Dourados, problematizando situações como preconceito, discriminação e invisibilidade histórica intencional que tem intuito claro de manter o processo de pilhagem territorial imposto nas décadas de 1940-1960.