Câmpus Maringá - 31 ago 2018

Câmpus Maringá realiza o I Simpósio de Direitos Humanos Infantojuvenis

Evento integra comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Nos últimos dias 22 e 23 de agosto, o Núcleo de Direitos Humanos da PUCPR Câmpus Maringá, realizou o I Simpósio de Diretos Humanos Infantojuvenis. O evento faz parte das comemorações dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Idealizado pelas professoras Josiane Pilau Bornia e Kenza Borges Sengik, o encontro contou com a presença de diferentes convidados ligados ao tema. O defensor público Bruno Muller falou sobre “A interseção da política de drogas com a persecução na infância” e partilhou suas vivências na Defensoria.

Já jurista Kenza Borges Sengik trouxe à tona a “Violência Sexual Infantojuvenil”. Com 34 anos de experiência no Tribunal de Justiça, a psicóloga Elza Satiko Shudo Prado falou sobre “A escuta especializada nos casos de Violência Sexual Infantojuvenil”.

“A violência sexual de crianças e adolescentes ainda é um tema preocupante no mundo todo. Infelizmente, os números de casos só aumentam. É preciso estudar, refletir e enfrentar essa realidade, com sensibilidade, respeito, cuidado e responsabilidade”, reflete a professora Kenza.

“A implementação integral do Estatuto da Criança e do Adolescente representa um desafio para a sociedade e para o sistema de justiça. O Estado brasileiro, na prática, desmantela a proposta pedagógica e educativa das medidas socioeducativas. A discussão sobre esse tema é imprescindível para assegurarmos a efetividade dos direitos fundamentais da criança e do adolescente”, afirma professora Josiane.

O evento contou ainda com a presença de aproximadamente cem acadêmicos e a contribuição do Centro Acadêmico Alaércio Cardoso, do Curso de Direito do Câmpus.