Câmpus Londrina - 22 ago 2019

PUCPR Londrina recebe a chefe de Tributação do Banco Interamericano de Desenvolvimento

Mônica Calijuri trouxe um pouco da experiência dela à frente do BID

O curso de Direito da PUCPR Câmpus Londrina recebeu a chefe do setor de Tributação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) Mônica Calijuri nesta quarta-feira, 21, para um painel com os estudantes do 8º ao 10º período.
Representante do BID visita PUCPR Câmpus LondrinaA convidada trouxe um pouco da experiência dela à frente do BID, do Fundo Monetário Internacional (FMI) e falou sobre mudanças legislativas pelas quais o Brasil ainda terá de passar para ingressar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
A carga tributária deve ser planejada para que o Estado possa promover crescimento sem onerar demais o cidadão, por outro lado, deve ser suficiente para possibilitar a oferta de serviços públicos. A Guatemala, por exemplo tem a carga tributária mais baixa que a média da América Latina, por outro lado, o Estado empobrecido não oferece retorno algum para a população.

“Esse encontro com  uma representante do BID demonstrou, de forma concreta, o quão importante é o Direito Tributário para o desenvolvimento de um país”, avaliou a professora de Direito Raquel Motta.