Câmpus Londrina - 20 set 2019

PUCPR de Londrina leva o conceito de Bioética para cidades da região

Arapongas é a próxima cidade a receber o curso de extensão que aborda sobre o impacto das ações do homem em escala global, conceitos de ética e responsabilidade ambiental

A Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) do câmpus de Londrina oferta o curso de Extensão Introdução à Bioética para as cidades de Santa Fé e Arapongas. No primeiro contato com a ciência os estudantes são apresentados ao conceito de bioética, origens, desenvolvimento e perspectivas. A proposta é oferecer instrumental teórico para conhecer as diversas perspectivas bioéticas contemporâneas e analisar criticamente casos concretos à luz da bioética laica e religiosa.

“Em todas as situações, em todos os momentos, o conhecimento de bioética inspira reflexão e mudança. Por exemplo, as discussões sobre os incêndios na Amazônia, responsabilidades, consequências, trata-se de uma temática também no campo da bioética porque é algo que  atinge todos nós, no presente e no futuro. Aliás atinge a nossa espécie e todas as outras”, enfatiza o coordenador do curso Lino Batista de Oliveira.

A bioética é uma ciência que propõe uma reflexão sobre a ética aplicada às questões da vida em geral, alerta para a urgência de uma atitude mais responsável sobre os desejos da humanidade e o custo de atendê-los, sobretudo em relação ao custo para o planeta como um todo: comunidades, animais, plantas e recursos naturais. Outra vertente, a bioética da área da Saúde, enfoca temas como longevidade, cuidados paliativos e humanização da relação médico-paciente.

A cidade de Santa Fé foi a primeira a receber o curso com carga horária especial de 12 horas. A segunda turma está programada para Arapongas entre os dias 23 e 26 de setembro. O conteúdo tem como público-alvo professores da rede pública e privada, por sua vocação multiplicadora, mas também é aberto a toda a comunidade.

Curso de Extensão Introdução à Bioética
Data: de 23 a 26 de setembro
Local: Centro Comunitário de Arapongas (Praça Doutor Júlio Junqueira)
Taxa: R$ 30,00