Câmpus Londrina - 01 ago 2019

Curso de Medicina de Harvard pode ser feito no Câmpus Londrina da PUCPR

Com foco em pesquisa, aulas promovem interação e participação ativa

Estudantes de Medicina da PUCPR Londrina podem fazer um curso de aperfeiçoamento de Harvard diretamente em uma das salas de aula da Universidade. Por meio de uma parceria entre as instituições, a formação Principles and Practice of Clinical Research”, com duração de uma ano, é ministrada em inglês para acadêmicos e profissionais da Saúde. O grupo de Londrina assiste aulas em tempo real junto com estudantes regulares dos Estados Unidos e colegas de outros 20 países.

sala-de-aula-com-estudantes-vendo-video-do-curso-de-harvard
Mesmo a distância, participação nas aulas é ativa

O curso integra o processo de internacionalização do curso de Medicina e do Câmpus. Para o coordenador adjunto da graduação em Medicina, professor Paulo Bignardi, essa é uma oportunidade para estudantes e professores da área expandirem seus conhecimentos em pesquisa clínica, foco do conteúdo ensinado.

Durante as aulas, o sistema de educação a distância permite que todos troquem ideias e conhecimento em tempo real. Além disso, metodologias ativas, que unem prática e teoria na interpretação de pesquisas e artigos, fazem com que estudantes participem de trabalhos colaborativos, leituras e discussões de projetos de pesquisa em andamento.

Em 2018, quando o médico e professor Alcindo Cerci Neto fez o curso, percebeu imediatamente a transformação no exercício profissional e o potencial da pesquisa para aprimorar sua experiência clínica. “O conhecimento científico é indivisível da formação profissional de saúde, especialmente quando nós voltamos à medicina personalizada e de precisão associada a uma intensa produção científica internacional”, afirma.

A inscrição pode ser feita diretamente no site oficial do curso.

Conheça e inscreva-se para o curso de Harvard

COMO FUNCIONA
O curso é sobre metodologias e a produção de artigos é o campo de aprendizagem. Por isso, os estudantes procedem com leituras e análises de quatro a oito artigos, discutidos em seus aspectos metodológicos. O trabalho de conclusão de curso é a produção de um protocolo de pesquisa clínica nos moldes internacionais, ou seja, a aplicação do conhecimento metodológico na prática da pesquisa mundial.

DIFERENCIAL
O curso é certificado pela Universidade de Harvard como aperfeiçoamento, mas tem ampla carga horária como uma especialização e torna-se um diferencial internacional no currículo. Os estudantes produzem protocolos de pesquisa completos com intensa troca de saberes entre diversos profissionais do mundo e trabalho colaborativo científico. Eles também podem retornar após a graduação como assistentes de ensino nos EUA, têm pontuação extra ou crédito teórico em programas de pós-graduação americanos e europeus.

PALAVRA DE QUEM FAZ
“A sala de Harvard na PUCPR Londrina me permitiu fazer um curso que queria há anos, conservando em paralelo a rotina médica e a docência. Além de formar pesquisadores, o curso nos torna mais críticos em relação à Ciência e ao exercício profissional. Em termos de aprendizado você questiona o que a indústria farmacêutica mostra, os dados, passa até mesmo a reavaliar condutas. É uma vivência que garante um melhor atendimento ao paciente”. Clodoaldo Zago Campos, oncologista e professor universitário.