Câmpus Londrina - 26 nov 2018

Professoras de Ciências Contábeis realizam palestra sobre educação fiscal e cidadania

Estudantes de escola estadual puderam entender mais sobre impostos e consumo

As professoras Alesandra Belisario Reale Costa e Elenice Cacia Bittencourt Teixeira, do curso de Ciências Contábeis da PUCPR Câmpus Londrina, realizaram no dia 23 de outubro uma palestra sobre Educação Fiscal e Cidadania para cerca de 90 estudantes do Ensino Fundamental da Escola Érico Veríssimo.

Foram dados exemplos práticos de impostos que os cidadãos pagam sobre produtos e o que diferencia suas alíquotas, ou seja, porque em alguns casos um produto tem mais imposto do que o outro. Também foi tratada a importância de pedir nota fiscal quando se comprar, já que este imposto vai suprir a máquina pública para contribuir com escolas, segurança e saúde, por exemplo.

Segundo a professora Elenice, o objetivo da palestra foi orientar e conscientizar os estudantes sobre o devido emprego dos impostos arrecadados pelo governo, como monitorar e cobrar dos nossos governantes o uso correto e eficiente desdes recursos. A professora Alessandra, da área de Gestão Tributária, complementa afirmando que esses estudantes serão os adultos de amanhã, e que a educação fiscal visa mostrar o papel do cidadão perante sua cidade e seu país.