Notícias - 21 jun 2018

Curso de Psicologia organiza semana de conscientização do autismo na PUCPR Londrina

Com tema “Reconheça e saiba lidar com o diferente”, evento reúne estudantes, profissionais e instituições

A primeira semana de conscientização do autismo, que aconteceu em abril no Câmpus Londrina da PUCPR, reuniu estudantes de psicologia, profissionais da área, pais de autistas e organizações ligadas ao autismo para debater e aprender sobre o tema.

Aberto à população de Londrina e a acadêmicos de todas as universidades da cidade, o evento buscou abordar os fatores que levaram à criação do Dia da conscientização mundial do autismo, celebrado em 2 de abril. Com a interação e exemplos trazidos por outras instituições, foi possível promover a consciência sobre a importância em se falar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A programação se iniciou com uma mesa multidisciplinar que contou com a presença de uma médica psiquiátrica. A especialista falou sobre sintomas e tratamentos do autismo. Além disso, um advogado e pai de autista esclareceu os direitos dessa parcela da população e comentou acerca das expectativas e dúvidas no dia a dia de uma criança com o transtorno.

Entre as entidades que participaram, estão o Grupo Contingência, o Centro Ocupacional de Londrina (COL) e Baobá – Vivência pelo brincar. Seus representantes compartilharam as experiências interventivas com crianças que possuem autismo.