Câmpus Londrina - 27 jul 2018

Curso de Ciências Contábeis Câmpus Londrina promove XII Semana de Contabilidade e Auditoria

Evento ocorreu de 05 a 08 de junho

Promovida e coordenada pelo curso de Ciências Contábeis da PUCPR Câmpus Londrina com apoio do Centro Acadêmico Demétrius Davi Borges, foi realizado de 05 a 08 de junho a XII Semana de Contabilidade e Auditoria. O evento contou com palestras, debates e painéis que trataram assuntos atuais nas áreas de contabilidade e auditoria. O público foi composto em sua maior parte por acadêmicos de Ciências Contábeis e profissionais da área.

No primeiro dia, Marcos Roberto Garcia, psicólogo, coordenador e professor do curso de Psicologia da PUCPR, e Gislayne de Souza Carvalho, psicóloga e docente da Universidade, conduziram a apresentação do painel “Projeção de Carreiras: desafios e conquistas”. A palestra teve a presença dos egressos Paulo Sérgio Almeida dos Santos, professor assistente da UFMT e doutorando em contabilidade pela UNB, Jaqueline Lebbos Favoreto, analista de controle do Tribunal de Contas do Estado do Paraná em Curitiba e Fransuellen Klava, supervisora contábil TMF Group em Dubai. Os formandos falaram sobre suas histórias após o curso, percursos acadêmicos e atuações profissionais.

No dia 06, os professores Luiz Alberto Pereira Ribeiro, do curso de Direito da PUCPR, e a Alessandra Costa, de Ciências Contábeis, debateram sobre Reforma Trabalhista: riscos operacionais e financeiros. Ribeiro expôs aos estudantes as principais alterações da lei trabalhista e Alessandra completou com algumas dúvidas da sua rotina enquanto profissional contábil.

Já na data seguinte, o gerente de auditoria da PWC Pedro Pelegrineli Fasolin falou de auditoria contábil e compliance, esclarecendo suas diferenças e abordando o papel do contador. Por fim, em 08/06,  acadêmicos viajaram para Foz do Iguaçu onde realizaram visita técnica da Receita Federal. No período da manhã visitaram o depósito de produtos apreendidos e o setor de deslacração de mercadorias e veículos, tiveram uma grande aula sobre o papel da Receita Federal na aduana brasileira, tiveram o privilégio de ver os cães que atuam na aduana contra om descaminho e o contrabando e por fim acompanhar os descartes de produtos contrabandeados como óculos e bebidas alcoólicas.  No período da tarde, visitaram o Porto Seco de Foz do Iguaçu, onde puderam acompanhar a rotina da empresa Multilog, e visitaram a Ponta Internacional da Amizade – PIA.