Câmpus Londrina - 28 mar 2018

Ambulatório acadêmico da PUCPR Câmpus Londrina atendeu mais de 8 mil pacientes em 2017

O ambulatório da PUCPR Câmpus Londrina está se tornando uma referência no atendimento clínico da Região Oeste de Londrina, conta com 23 especialidades médicas, entre elas, Pediatria, Endocrinologia, Cardiologia, Gastroenterologia, Hematologia, Cirurgia Vascular, Ginecologia geral, Neurologia, Otorrinolaringologia e outras. Em 2016, foram realizados 1.765 atendimentos no local. Em 2017, esse número passou para 8.311 atendimentos, a maioria consultas clínicas. Esse número poderia ainda ser maior se os pacientes não faltassem. Em 2017 foram 22% de pacientes ausentes.

A Pediatria é uma das especialidades que se destacam no atendimento do ambulatório acadêmico, com 1.300 consultas e procedimentos no ano passado. Para a coordenadora do curso de Medicina da PUCPR Câmpus Londrina, Evelin Massae Ogatta Muraguchi, “o ambulatório tem três finalidades: atender a população e melhorar a saúde local; é cenário de aprendizado para os estudantes e residentes conveniados e também foca na pesquisa clínica e acadêmica. A equipe chefiada pela Rossana Rezende e pela enfermeira Uiara Moraes organiza as atividades de modo a acolher os pacientes e atender suas necessidades, ao mesmo tempo que reforça o aprendizado ético e médico de todos os estudantes. Os atendimentos são supervisionados diretamente por professores e preceptores da PUCPR Câmpus Londrina. E ainda um dos diferenciais do ambulatório é o atendimento pós-consulta do farmacêutico clínico Maurício Shunsuke Okano”, comenta a coordenadora.

Em 2017 foi incorporado ao ambulatório o aparelho de Cardiotocografia, que avalia o bem estar do feito durante a gestação e é especialmente importante nas últimas semanas de gestação e no trabalho de parto. Em 2018, estão sendo adquiridos aparelhos de Espirometria, Nasofibroscopio e de Ultrassonografia  para melhoria nos atendimentos nos ambulatórios de pneumologia, otorrinolaringologia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia vascular, cardiologia e clínica médica.

O ambulatório acadêmico da PUCPR Câmpus Londrina foi inaugurado no dia 30/06/2016. O local é utilizado pelos estudantes de Medicina para realização de estágios e atendimento à população.  Lembrando que o paciente que vem do SUS é indicado pelo Cismepar e Secretaria de Saúde, não podendo marcar consulta diretamente no ambulatório.  O local funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e fica na Rua Jockey Club, 485.