Câmpus Londrina - 10 nov 2017

Câmpus Londrina realiza lançamento regional de nova metodologia de ensino

Foram lançados dois cursos de graduação presencial e oferta de descontos especiais a diplomados

Nesta sexta-feira (10), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Câmpus Londrina anunciou para lideranças locais a nova proposta pedagógica da Universidade e o lançamento de dois cursos de graduação. Na ocasião, a diretora do Câmpus, Nádina Aparecida Moreno, também falou de outras novidades para 2018, como as políticas especiais de descontos para diplomados e lançamento de dois novos cursos presenciais.

O vice-reitor da PUCPR, Vidal Martins, explica que a sociedade e o mercado de trabalho têm passado por mudanças rápidas e complexas, e a velocidade desses avanços exige uma adaptação a novas realidades em curtos espaços de tempo. “Mas, será que a forma como educamos hoje prepara as pessoas para isso?”, questiona. A resposta, segundo ele, é não. Martins aponta que a característica predominante no ensino hoje é a “conteudista”, ou seja, a transmissão de informações aos estudantes em aulas expositivas, o professor fala e o aluno escuta e anota. É por isso que, há pelo menos três anos, a PUCPR trabalha na formulação de uma proposta pedagógica mais adequada à realidade presente.

O vice-reitor da PUCPR, prof. Vidal Martins; o reitor Waldemiro Gremski e a diretora do Câmpus Londrina Nádina Moreno

O modelo de ensino escolhido, inspirado em universidades de vanguarda, debatido e elaborado por um grupo de estudos especializado e multiprofissional, é a abordagem por competências, com metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação que desenvolvem o saber-agir. O vice-reitor da PUCPR esclarece que a metodologia mais comum de ensino trabalha apenas três níveis básicos dos processos cognitivos: a lembrança ou memorização; a compreensão; e a aplicação. Utilizando um exemplo da área de exatas, significa, respectivamente, decorar uma fórmula matemática, entender e identificar os elementos dessa fórmula e, por último, conseguir aplicá-la em uma situação conhecida.

A nova proposta da PUCPR é estimular entre os estudantes três níveis mais elevados, que são as capacidades de análise, avaliação e criação. De acordo com Martins, a primeira, ainda no exemplo matemático, requer do estudante não só saber aplicar a fórmula, mas interpretar e desenvolver um raciocínio para resolver o problema. A segunda é ponderar vantagens e desvantagens, avaliar os riscos e decidir o melhor caminho ou solução para a questão. E a última é quando todo o conhecimento e experiências são utilizados para propor um novo jeito de resolver o desafio.

Em resumo, o vice-reitor completa que o modelo de ensino por competências exige uma aprendizagem mais ativa, com o aluno como protagonista do próprio aprendizado. É por isso que a estrutura curricular de todos os cursos oferecidos pela PUCPR foi reformulada. “Em vez de definirmos as matérias com base nos conteúdos dos livros, primeiro elencamos as competências que desejamos que os estudantes desenvolvam”, conta.

Cerca de R$ 36 milhões serão investidos entre 2017 e 2018 em todos os Câmpus da Instituição na formação de professores, reconfiguração dos espaços físicos, com salas de aulas mais cooperativas, ambientes de coworking, adoção de tecnologias avançadas, como um software de ambiente virtual de aprendizagem, por exemplo. Mais informações sobre a nova metodologia clique aqui

Novos cursos em Londrina

A diretora do Câmpus da PUCPR em Londrina, Nádina Aparecida Moreno, diz que as mudanças nas matrizes curriculares a partir de 2018 implicaram numa redução da carga horária dos cursos e também do valor das mensalidades. Uma das novidades para o próximo ano é para egressos da PUCPR que desejarem fazer outro curso e terão bolsa de 30%. Diplomados também poderão concorrer a uma vaga remanescente por meio da análise curricular e ainda contar com um desconto de 20% no valor do curso. A tradicional disponibilização de vagas remanescentes para alunos que obtiveram mais de 450 pontos e não zeraram na redação do Enem também está disponível a partir dessa semana.

Estudantes de outras instituições que quiserem transferir os estudos para a PUCPR terão o benefício de 30% de desconto nas mensalidades de um semestre. A diretora do Câmpus informa ainda que, em 2018, Londrina contará com dois novos cursos presenciais: Administração para Graduados e Ciências Contábeis para Graduados, que podem ser concluídos em dois anos. O curso de Psicologia passará a ter turmas no período noturno. Outra novidade são as graduações online. Ao todo, serão 10 novos cursos com duração de dois a três anos, e parcelas mensais de R$ 320. Também há cursos novos de extensão e especialização.