Câmpus Toledo

Câmpus Toledo - 23 ago 2021

PUCPR Toledo promove campanha de doação e arrecada mais de uma tonelada de alimentos

Doações foram entregues a 16 entidades assistenciais de Toledo e região

Com muitas famílias sofrendo os impactos da pandemia de Covid-19, uma iniciativa da PUCPR Câmpus Toledo buscou incentivar a solidariedade em tempos de crise. No primeiro semestre deste ano, 16 instituições de Toledo e região receberam alimentos arrecadados por acadêmicos e professores da Universidade – foram mais de 700 litros de leite e 600 kg de alimentos, além de uma grande quantidade de produtos de higiene pessoal. Dentre as instituições contempladas estão o Hospital Bom Jesus, a Associação Promocional e Assistencial APA – Lar dos Idosos, o Projeto Equoterapia de Toledo, o Hospital do Câncer de Cascavel e o Lar Belém.

A ação foi coordenada pela equipe da Área de Identidade e Missão Institucional, com parceria do Projeto Comunitário da Universidade. Todas as atividades que envolveram os acadêmicos foram realizadas de forma online, como trabalhos voluntários em instituições que possuem projetos sociais com crianças e idosos, além da arrecadação de doações.

A PUCPR sempre se preocupou com a formação voltada para a responsabilidade social e, apesar dos desafios impostos pela pandemia, a Universidade conseguiu adaptar as ações e promover o bem.  “A prática da solidariedade, além de beneficiar a comunidade, está fundamentada na intenção de formar cidadãos comprometidos com a sociedade e com o fortalecimento de uma cultura de solidariedade no ambiente universitário”, revela Alcione Feix, da Área de Identidade e Missão da PUCPR.

SAIBA MAIS | Ouça o podcast sobre a formação humana e “Gente Boa” da PUCPR

Os estudantes também se preocuparam com o alimento da alma. Eles arrecadaram livros infantojuvenis, promoveram lives de integração e produziram material audiovisual sobre temas diversos para atender as instituições parceiras na propagação do conteúdo do interesse do público atendido por cada uma delas.

Débora Luiza Stiipp, acadêmica do curso de Direito da PUCPR Toledo, ajudou na arrecadação de alimentos e materiais de higiene. “O Hospital Bom Jesus também atende os moradores da minha cidade, Ouro Verde do Oeste, que fica a 18 quilômetros de Toledo. Eu logo abracei a ideia, conversei com comerciantes e moradores da cidade e a receptividade foi excelente. Várias pessoas me contaram que tinha o desejo de ajudar o hospital, mas não sabiam como. Eu não tenho palavras para expressar o quanto foi gratificante e quero levar a prática da caridade para a minha vida”, afirma a futura advogada.