Câmpus Toledo

Câmpus Toledo - 08 out 2021

PUCPR e SEBRAE promovem hackathon voltado a inovação para o agronegócio com premiação em dinheiro

Hackathon Start Farm é uma iniciativa da PUCPR Toledo e do SEBRAE e busca soluções para cooperativas agroindustriais da região Oeste do Paraná

pucpr_start-farm_card_03

O celeiro agrícola do Oeste do Paraná impressiona não apenas pelos altos índices de produtividade no campo, mas também por seu potencial humano. Levando isso em consideração, o câmpus Toledo da PUCPR, referência em formação profissional e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) promovem o Hackathon Start Farm, uma jornada empreendedora voltada ao agronegócio. As inscrições estão abertas até 21 de outubro.

No evento, os participantes terão a oportunidade de propor soluções para demandas reais propostas por cooperativas, em um trabalho multidisciplinar e multi-institucional. As atividades terão início em 23 de outubro e terminam no dia 13 de novembro.

“Durante esse período, os inscritos terão contato com mentores das empresas C.Vale, Copacol e Primato. A cooperativa de crédito Sicoob também está apoiando este evento. Os estudantes contarão também com mentoria de professores da PUCPR Toledo,  da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Toledo, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Toledo e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e SEBRAE”, explica Renato Tratch, professor de Agronomia da PUCPR e um dos organizadores do evento.

Na abertura do Start Farm, em 23 de outubro, haverá a apresentação dos problemas pelas cooperativas e a formação das equipes de trabalho. Já nos dias 30 de outubro e 06 de novembro serão realizadas oficinas sobre como desenvolver propostas inovadoras para os desafios. O encerramento do hackathon está marcado para 13 de novembro, quando as equipes serão avaliadas por uma banca que vai selecionar as ideias mais inovadoras.

“Trata-se de uma grande oportunidade para estudantes desenvolverem suas habilidades empreendedoras, além de ser uma vitrine de novos talentos. As melhores soluções inovadoras serão premiadas em dinheiro, sem contar a possibilidade de geração de negócios promissores para o grupo vencedor junto às empresas participantes da jornada”, reforça o professor do curso de agronomia da PUCPR em Toledo e um dos organizadores do evento, Edson Kaefer.

A equipe que conquistar o primeiro lugar receberá R$ 1 mil, enquanto o segundo lugar será premiado com R$ 400,00 e o terceiro vai ganhar R$ 300,00, além de 20 horas de consultoria do SEBRAE para as equipes vencedoras. As inscrições devem ser realizas no link https://pucpr.app/startfarm.

Serviço:

Hackathon Start Farm – PUCPR Toledo